sábado, 14 de janeiro de 2012

QUANDO JESUS ESTÁ EM CASA




Texto:  Marcos 2:1-5

Introdução: Lar é uma palavra que soa bem aos nossos ouvidos. Como é gostoso um lar onde Deus reina! Ao estudarmos a Bíblia Sagrada, aprendemos que Deus desde o inicio sempre teve preferência por se manifestar em “casas” em ambientes familiares. Em “casa” e  “ao redor das famílias” foi o palco onde desenvolve a maior parte do ministério de Jesus. Em Jerusalém a igreja conforme atos dos apóstolos se reunia no templo e de “casa em casa” (Atos 2:46). Paulo saúda a igreja que se reúne na casa de Priscila e Áquila (Rom. 16:3-5)

O texto que lemos nos mostra claramente que diferença faz “Quando Jesus está em nossa casa.”

I.           O NOSSO LAR É UM LUGAR DE AFLUÊNCIA – v.2

A)  “…e logo correu a notícia que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali…”

1.   A notícia de que Jesus estava naquela casa atraiu muitas pessoas, pois embora Jesus estivesse no inicio de seu ministério muitos já sabiam que Jesus tinha poder para fazer.
2.   Quando Jesus está presente o ambiente é de fé, confiança e alegria.
3.   As pessoas gostam de estarem em lugares assim. A casa estava cheia, e Jesus anunciou a Palavra v.1,2.

II.        O NOSSO LAR É UM LUGAR DE ESPONTANEIDADE, CRIATIVIDADE E AJUDA MUTUA – V.4

A)  E , não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.”

1.   Diante do obstáculo eles não recuaram. Foram perseverantes, criativos e unidos na busca de uma estratégia para alcançar seus objetivos.
2.   A presença de Jesus nos motiva a transpor obstáculos e superar nossos limites para não somente resolver nossos problemas, mas também para abençoar a vida de outros.
3.   ”Tudo posso naquele que me fortalece” Fp. 4:13.

III.     O NOSSO LAR É UM LUGAR DE CURA DAS CICATRIZES EMOCIONAIS, ESPIRITUAIS, FÍSICAS E MORAIS – v. 5

A)  Quantas feridas causadas pelos ressentimentos, palavras, ofensas...

1.   ” Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico : Filho, os teus pecados estão perdoados.”
2.   Embora esperassem apenas a cura física ele recebeu muito mais, recebeu a cura espiritual. A salvação da alma.
3.   Jesus não quer somente melhorar a vida das pessoas, ele quer salva-las integralmente. “Corpo e alma”.
4.   Não podemos nos esquecer que a nossa missão é compartilhar Jesus como Salvador para as pessoas.
5.   Nesse sentido nossa missão se assemelha ao que fizeram aqueles quatro homens levando o paralítico até Jesus.
6.   Precisamos levar as pessoas para Cristo.

IV.       O NOSSO LAR É O LUGAR DOS SONHOS, DE ALIMENTAR ESPERANÇAS REAIS QUANTO AO FUTURO, DO ENCORAJAMENTO AMOROSO E SINCERO – V. 12

A)  Provavelmente aquele paralítico não tivesse muitas esperanças quanto ao futuro.

1.   Numa visão meramente humana suas chances de mudanças eram nulas. Ele era paralítico, incapaz, inativo...
2.   No entanto ao encontrar-se com Jesus suas esperanças renasceram.
3.   As palavras de Jesus curaram sua vida. Ele agora poderia sonhar novamente.
4.   As palavras de Jesus o encorajaram a se “levantar” e o leito que era o símbolo das suas limitações e frustrações agora torna-se símbolo da sua vitória, para testemunho do que Jesus fizera e para glória de Deus.
5.   O lar onde Jesus está é “repleto de sonhos” e não “cemitério de esperanças”. A VITORIA DO SENHOR REINA SOBRE NOSSAS VIDAS!

Conclusão:

A semelhança do que ocorreu naquela casa conforme registra Marcos, NÓS TAMBÉM PODEMOS EM NOSSAS CASAS EXPERIMENTAR A MARAVILHOSA DIFERENÇA QUE FAZ COM A PRESENÇA DE JESUS.

Que mudança Jesus tem realizado em tua casa? Em tua vida? Quer experimentar a gloriosa mudança do Senhor em sua vida? Aceite a Jesus pela fé!

Quantos gostariam nesta oportunidade de dar um passo de fé recebendo Jesus em seus corações?

CURANDO AS FERIDAS DA ALMA





Texto: Salmo 138:1-11; 142:7

“ Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão pois me fizeste bem” Salmo 142:7

Feridas na alma são aquelas que doem mesmo quando não vemos mais o machucado; quando o que causou a ferida não está mais presente e, portanto, no silêncio da noite elas voltam e incomodam. Às vezes impedem o sono. E doem... dói o peito, doem os olhos, dói o coração...

São aquelas causadas na infância por abusos, desamor, indiferença, incompreensão. Ou causadas pela perda irreparável de alguém que era essencial na vida da gente. Ou pela mágoa causada por traições de pessoas nas quais depositávamos toda a nossa confiança.

Todos os anos possíveis gastos em terapia podem até amenizar o sentimento doloroso, mas não apagar. O tempo também não apaga. Mesmo se a memória procura mil facetas de "esquecer", há sempre aquele dia em um fato ou qualquer outra coisa pode trazer tudo à tona. Somente Jesus poder sarar as cicatrizes e feridas!

A filosofia de Platão, 428 a. C, teve uma grande influência no mundo ocidental. Em um dos seus tratados filosóficos, dizia que a alma humana é prisioneira do corpo e por isso deve buscar a libertação como de um cárcere. Essa libertação, durante a vida terrena, começa e progride, segundo a filosofia, que é a separação espiritual da alma do corpo, e se realiza com a morte, separando-se, então, na realidade, a alma do corpo.

Diferentemente da filosofia platônica, a alma, segundo a filosofia de Jesus Cristo, está aprisionada em seus mais perversos sentimentos: de culpa, angústia, tristeza, mágoa, medo, amargura, ódio, revolta, solidão e dor.

“ Porque estou aflito e necessitado, e, dentro de mim, sinto ferido o coração.” Salmo 109:22

I.            A ALMA FERIDA

A)   A alma está ferida. Mortalmente ferida, e cambaleia desnorteada, sem rumo.

1.   Esses sentimentos mortíferos são verdadeiros verdugos, atormentadores, que dilaceram as forças e destroem a perspectiva de vida, relativizando a morte, tornando-a uma alternativa suave.
2.   A alma aprisionada deseja como escape de suas dores e frustrações a busca de uma liberdade nem que seja efêmera, passageira. Para tanto, ela se envereda pela noite e se consolida nas orgias, bebedices, drogas e prostituição.
3.   A alma Frustrada e perdida, derrama suas lágrimas de desolação com aquele que também precisa de socorro, e se encontra na mesma situação de aprisionamento.
4.   São os peregrinos da madrugada, que fazem da noite seu dia, e do dia sua noite. A noite é desejada, pois traz a falsa sensação de segurança, escape das frustrações e refúgio das transgressões.
a-   São quatro os sentimentos que mais perturbam a alma humana, deixando-a frustrada, dividida, equivocada em seus múltiplos comportamentos e ações: 

1.   Tristeza, que destrói a alegria, a esperança e a paz. 
2.   Angústia, que adoece a alma, mina a força e a disposição para o trabalho. 
3.   Medo, é um gigante que paralisa a coragem e a força, trazendo um profundo sentimento de inabilidade, incompetência e derrota. 

4.   Sentimento de culpa, é um verdugo, que atormenta a consciência, destruindo as emoções, frustrando os sonhos de perdão, restituição e vitória.

“Pois o inimigo me tem perseguido a alma, tem arrojado por terra minha vida; tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram a muito. Por isso dentro em mim esmorece o meu espírito, e o coração se vê turbado.” Salmo 143:3,4

O salmista Davi, no salmo 38, disseca o quadro dramático de uma alma perturbada e assaltada por sentimentos antagônicos que lhe perturbam trazendo-lhe diversas conseqüências avassaladoras:

1.   Sensação de estar sendo punido por Deus. “Não me repreendas, Senhor, na tua ira, nem me castigues no teu furor, cravam-se em mim as tuas setas, e a tua mão recai sobre mim.”Vs 1-2. 
2.   Sentimento de culpa. “Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação, não há saúde nos ossos por causa do meu pecado. Pois se elevam acima de minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados excedem as minhas forças.” Vs 3-4. 
3.   Ferida no corpo. “Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura… Ardem os lombos e não há parte sã na minha carne.”Vs 5,7 
4.   Ferida na  Ferida na Alma, Abatimento. “Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo.” Vs 6 
5.   Aflição. “Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração.” Vs 8 
6.   Ansiedade.“Na tua presença estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.” Vs 9 
7.   Coração acelerado. “Bate-me excitado o coração, falta-me ás forças…” Vs 10.
8.   Olhos sem brilho, sem esperança. “…e a luz dos meus olhos essa mesma já não está comigo” Vs 10.
9.   Abandono de parentes e amigos. “Os meus amigos e companheiros afastam de minha praga; os meus parentes ficam longe.”Vs 11

II.         VENCENDO OS GIGANTES QUE DILACERAM A ALMA – Sal. 142:1-7

Como vencer os gigantes que dilaceram a alma, aprisionando-a em sentimentos perturbadores e destruidores?

A)   No salmo 142, o salmista nos ensina como vencer esses gigantes. A oração é de uma sinceridade sem igual.

1.   Salmo nos ensina que é preciso buscar a Deus. O salmista derramou perante Deus suas queixas, suas dores, suas frustrações. Então, chora, clama e pede socorro.
2.   Como precisamos pedir socorro de Deus!

III.        JESUS PODE SARAR AS FERIDAS DA ALMA

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Jo. 8:36
Somente em Jesus Cristo Está a Verdadeira Liberdade e Felicidade da Alma.

A)   Como pássaro que canta ao amanhecer, livre, pulando de galho em galho, assim a nossa alma anseia por liberdade.

1.     A nossa alma foi criada para desfrutar da felicidade, do amor e da valorização.

2.     O SENHOR CURA AS NOSSAS FERIDAS. “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas”. (Salmo 147.3).

3.   “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tes. 5.23).

4.   (II Coríntios 5.1-2): 1“PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu”.

5.     “A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado”. (Isaías 61.3).

 “ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade…” Gl. 5:13a

6.   A nossa alma anseia por Deus, por que nele está a verdadeira liberdade, para amar e ser amado, para distribuir alegria por onde passar.

“ Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mas do que os guardas pelo romper da manhã, mais do que os guardas pelo romper da manhã ” Salmo 130:5,6

Conclusão: Quando rompe a manhã e o sol prenuncia a sua chegada, a nossa alma anela por Deus.

Deus dizes ao seu coração com uma voz doce e suave (Sua Palavra); lhe despertando com cânticos espirituais: “Busca a minha presença, pois na minha presença há vitória, na minha presença há libertação, na minha presença, há plenitude de alegria”.

Muitas vezes, você tem desejando ficar um pouco na cama, desanimado, abatido e prostrado, a voz de Deus fala ao teu coração, não vacile, nem desanime a tua alma prestes a vacilar, clama: ‘busca o teu Criador, e amado das nossas almas, só Ele te satisfaz’. 

Chegando à presença santa do Senhor Jesus Cristo, através de louvores e adorações, assim você pode ser inundado pelo amor de Deus e a sua alma  saciada pela Sua presença.

Entrega tua vida ao Senhor, Ele quer mudar tua situação, tirar a aflição da tua alma, tristeza, medo, angústia, sentimento de culpa. Ele quer salvar você!

 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” (I Pedro 2.24) 

A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPÓSTA





Texto:  Hebreus 12:1-3

    INTRODUÇÃO: Em nossa vida temos muitos projetos, sonhos, metas a serem atingidos, sonhamos com um futuro a ser explorado.
    Na caminhada com Cristo, a vida cristã não é estática, ela é dinâmica.
    No caminho para o céu não encontramos placas como pontos de partidas. Mas temos a Bíblia  um guia esplêndido que nos mostra a direção para o caminho da eternidade com Deus.
    Esta carreira:
Ø  Começa com o novo nascimento.
Ø  Exige toda a nossa força.
Ø  Está voltada para um alvo maravilhoso: “a cidade celestial” Hb 11:10,14,16.
Ø  Nesta corrida o atleta não deve distrair com nada.

   Deixar para trás o velho Egito, e prosseguir na direção da Jerusalém celestial.

I. A CAPACITAÇÃO PARA A CORRIDA – v. 1.

A)   Para ser capacitado e iniciar esta corrida importante na vida, alguns passos são fundamentais:

1.    Deixar o embaraço da vida.
2.    Deixar os fardos que impedem o prosseguir.
3.    Deixar todo o peso.
4.    Não se preocupar com as multidões de testemunhas.

Ilustração: Certo árabe tinha muitos escravos e agia pela corrupção moral, também possuía um tesouro adquirido ilicitamente. Na mesma terra existia um cristão notável pela sua piedade. O árabe foi procurá-lo pedindo para lhe ensinasse o caminho do céu. O cristão disse ao árabe que colocasse três pedras no ombro e o acompanhasse na subida do rochedo escarpado.
    O árabe deu uns passos e disse: “Não posso, está muito pesado”. “Então deixe cair uma das pedras”, disse o cristão. Tendo caminhado alguns metros, disse o árabe: “Estou cansado e sinto que o peso é demais.” “Então deixe cair mais uma pedra”, disse o cristão. Tendo caminhado mais outros metros, disse o árabe: “ Não posso mais, sinto-me cansado e esmagado”. “Então atire ao solo a última pedra”.
     Agora o árabe pode caminhar, livremente. E disse o cristão ao árabe: ”Para entrares no céu precisa tirar dos teus ombros três fardos”: 1. Dispensa os árabes que roubam dos quais és o chefe. 2. Põe os teus escravos em liberdade. 3. Restitui os tesouros mal adquiridos. Seria mais fácil chegar ao topo do monte com as três pedras do que ao céu com os teus pecados.


B) O pecado nos rodeia.

1.    O atleta cristão, para ser bem sucedido na sua carreira, precisa desembaraçar-se.
a.   O que tem impedido a sua caminhada com Cristo?
b.   A nuvem de testemunhas?
c.   Os fardos da vida?
d.   O peso da consciência?
e.   As amizades?

2.    Para seguir esta caminhada, como estão os seus pés? Livres ou enroscados nas malhas do pecado?
3.    Meu apelo a você nesta noite é que você seja um atleta livre, desimpedido, solto e desembaraçado para seguir a Jesus.

II. CORRER COM PERSEVERANÇAS – v. 1, 3.

A) Servir a Cristo exige perseverança.

  1. Cerca de três milhões de pessoas saíram do Egito Êx 12:37,41.
  2. Destas pessoas somente duas pessoas chegaram à terra prometida (Josué e Calebe) Nm 14:30.
  3. Todos os demais foram sepultados no deserto.
  4. Os perseverantes serão coroados 2 Tm 4:7,8.
  5. Três palavras no texto nos chamam a atenção: “Combati, completei, a coroa me está guardada".
  6. A perseverança é uma das principais características do atleta cristão.
  7. O premio, o galardão, a recompensa estão reservados para aqueles que perseverando chegam ao fim.

II.   A DIREÇÃO DO NOSSO OLHAR NESTA CARREIRA – v. 2.

A)   Não olhar para traz como fez a mulher de Ló Gn 19:26.

1.    Quem assume o compromisso de seguir a Cristo e fazer a Sua vontade não deve olhar para trás. “Quem lança mão do arado não pode olhar para trás” Lc 9:62.

B)  Nossos olhos precisam está postos na esperança do Senhor.

a.     Porque Ele nos sustenta, nos ampara, nos guarda;
b.     Porque Ele cuida de cada um de nós e nos levanta do pó;
c.     Porque Ele nos orienta, nos conduz;
d.     Porque Ele supre as nossas necessidades;
e.     Porque Ele cura as nossas enfermidades;
f.      Porque dEle vem a nossa fé;
g.     Porque Ele é o nosso alvo. “Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo JesusFl. 3:14.

Ilustração: Existe a história de um prisioneiro condenado à morte, que teve a oportunidade e percorrer uma longa avenida, onde milhares de pessoas contemplavam-no levando uma taça cheia de água, se porventura dela caísse uma gota ele morreria. Em caso contrário viveria. Tendo vencido aquele longo trecho sem deixar cair uma gota d’água se quer, alguém lhe perguntou qual era o segredo, ele respondeu: “Durante o tempo todo preocupei-me em olhar só para a taça”.
 
Ø  Aquele homem não se preocupou com as nuvens de testemunhas a sua volta...

1.    Prezados amigos, à margem do caminho para o céu você vai encontrar uma nuvem de testemunhas.
2.    Amigos que o encorajam e inspiram, mas também vai encontrar muitos que vai tentar desencorajar, criticar.
3.    Para quem você está olhando? Para os homens? Para os obstáculos da vida ou para Deus?

C)   Quando Pedro caminhou sobre as águas do mar da Galiléia olhando para Jesus, tudo corria bem...

1.    Quando Pedro desviou os seus olhos do Mestre e observou a força do vento, começou a afundar-se no mar. Mt 14:29,30.
2.    Hoje você precisa ter um alvo definido:
a.     Olhar para Jesus...
b.     Aceitar a salvação de Deus que se manifestou para salvar todos os homens. Tt 2:11.
c.      Nosso alvo deve ser a glória futura. Tt 2:13,14.

   CONCLUSÃO: Hoje você precisa decidir uma carreira com Deus na direção da eternidade de glória ao lar celestial. E você que iniciou esta carreira gloriosa, precisa ser um atleta desembaraçado. Persevere, não fique em meio a jornada, vá até o fim. Desvie os seus olhos dos vendavais da vida, olhe firmemente para Jesus o autor e consumador da fé.

O PODER DO EVANGELHO NA FORMAÇÃO DA IGREJA DE FILIPOS





Texto: Atos 16:10-34

A plantação da igreja de Filipos mostra três coisas importantes:
a) A igreja nasceu com oração pregação e compromisso sacrificial com a obra de Deus.
a) A plantação da igreja é uma obra de Deus. É Deus quem abre o coração, liberta o cativo e abre as portas da prisão e as recâmaras da alma.
c) A plantação da igreja acontece em meio a batalha espiritual. É um confronto direto ás forças ocultas das trevas.

       A primeira igreja estabelecida na Europa, na colônia romana de Filipos, revela-nos o poder do evangelho em alcançar pessoas diferentes, de contextos sociais diferentes, com experiências religiosas diferentes, dando a elas uma nova vida em Cristo.

Destacamos alguns pontos aqui: Esta é, a realidade da Europa hoje, e por extensão, em muitos outros países nos demais continentes.

A realidade da igreja é letárgica, apática, fraca, sua vida, em alguns casos, impactua, seu testemunho não convence nem ela mesma.  Algo está errado, e alguma coisa precisa ser feita com urgência.

Nenhum líder por menos informado que seja, pode afirmar sinceramente que não percebe essa mudança negativa, em maior ou menor grau, em sua comunidade.

É fácil perceber quando necessitamos de um avivamento.
ü  quando 5% dos membros já não professaram a fé em Cristo;
ü  quando 10% dos cristãos, membros de nossas igrejas, já mais vão aos cultos;
ü  quando 40% jamais  fazem qualquer tipo de oferta;
ü  quando 50% jamais vão á Escola Bíblica Dominical;
ü  quando 60% vão a escola Dominical esporadicamente;
ü  quando 70% nunca ofertam para projetos missionários;
ü  quando 80% nunca participaram das reuniões de oração em suas igrejas;
ü  quando 90% jamais realizaram um único culto doméstico
ü  ou quando 95%  nunca trouxeram uma alma aos pés de Cristo.

1.   O EVANGELHO CHEA ATE AS PESSOAS PELA GRAÇA DE DEUS

          Atos 16:10-34 fala sobre a conversão de três pessoas totalmente diferentes uma das outras em Filipos, um verdadeiro retrato da eficácia do evangelho em transformar vidas.

Em primeiro lugar, a conversão de Lídia (Atos 16:13,14).

Não apenas Lídia é convertida, mas toda a sua casa (Atos 6:5). Não apenas sua família é batizada, mas a sua casa se transforma na sede da primeira igreja da Europa (Atos 16:40).

Em segundo lugar, a libertação da jovem possessa (16:16-18).
Ela era possuída por um espírito de pitonisa e adivinhação. Era  escrava tanto do diabo como dos homens. É Deus também quem toma iniciativa na sua libertação  conversão.

Em terceiro lugar, a conversão do carcereiro (Atos 16:27-34).
Três milagres aconteceram na conversão desse oficial romano:
1) Milagre físico- Terremoto;
2) Milagre moral- Todos nós aqui;
3) Milgre Espiritual.

- Deus mudou a vida dele. A  conversão do carcereiro desembocou na salvação de toda família (Atos 16:33).

O evangelho começa não apenas alcançando pessoas, mas famílias inteiras.

2.   O EVANGELHO VEM A TODO TIPO DE PESSOAS

Destacamos aqui alguns pontos importantes: Deus  Sente o que ninguém sente

– Observe o texto de Mateus  11:16 e 17, “Mas, a quem assemelharei esta geração? É  semelhante aos meninos que se assentem nas praças, e clamam aos seus companheiros. E dizem: tocamo-vos lamentações, e não chorastes”.

Jesus adverte a sua geração, afirmando que se tornaram insensíveis aos dramas, sofrimentos e o clamor dos outros! Imagine o sentimento de Deus quando perde uma vida, o seu é assim também?

Em primeiro lugar Deus salva na cidade de Filipos três raças diferentes.

Ø  Lídia era asiática, da cidade de Tiatiria; (v. 11-15)
Ø  A jovem escrava grega; (v. 16-24)
Ø  O carcereiro era  cidadão romano. (v. 25-34)

Em segundo lugar Deus salva pessoas de nacionalidade e sociedade diferentes.

Na igreja de Filipos temos não apenas três diferentes nacionalidades, mas também três bem diferentes na sociedade:
1)   Lídia era empresária bem sucedida, uma mercadora, comerciante de púrpura, uma das mercadorias mais caras do mundo antigo;
2)   A jovem possessa era uma escrava ante a lei não era uma pessoa, mas uma ferramenta viva;
3)   O carcereiro era um membro da classe média romana que se ocupava dos serviços civis.

Nessas três pessoas estavam representados a classe alta, a classe média e a classe baixa da sociedade de Filipos.

Em terceiro cugar Deus salva na cidade de Filipos pessoas de culturas religiosas diferentes.

1)   Lidia era prosélita, uma gentia que vivia a cultura religiosa piedosa dos judeus;

2)   A jovem escrava vivia no misticismo mas tosco, comprometida com os demônios, possessa;

3)   Carcereiro acreditava que César era seu Senhor. A salvação alcança todos os tipos de pessoas.

Deus salva pessoas de luares diferentes, raças diferentes, de culturas diferentes e religiões diferentes. Pobres, e ricos, religiosos e místicos, ateus e possessos podem ser alcançados com o evangelho. Jesus é o único salvador.

3.   O EVANGELHO VEM A NÓS COM DIFERENTES EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS

Destacamos três pontos importantes: Deus  ouve o que ninguém ouve – atente ao que o profeta diz: “Depois disso ouvi a voz do Senhor“ Is 6:8.

Quantos cristãos não ouvem mais a voz de Deus chamando perguntando, ordenando?

Que possamos fazer como Samuel, que disse: “Fala Senhor que o teu servo ouve” (1 Sam 3:1-10). Como Jeremias, que desceu a casa do oleiro para ouvir a voz de Deus (Jr 18:1-6).

Em primeiro lugar, Lídia já era uma mulher piedosa (v. 14). O evangelho a alcança de forma calma e serena. Enquanto ela estava numa reunião de oração e ouviu a palavra e Deus, Deus abriu seu coração.

Em segundo lugar, a Jovem escrava era prisioneira de Satanás (v. 16-18).

O evangelho alcançou enquanto ela estava nas garras do diabo. Ela era um capacho nas mãos dos demônios.

Ela era explorada por demônios e pelos homens... Foi uma experiência dramática, bombástica. O diabo estava escravizando aquela jovem. Ele é assassino, ladrão, venenoso como uma serpente, traiçoeiro como uma víbora, feroz como um leão, perigoso como um dragão.

O diabo é o pai da mentira. Ele é estelionatário: promete liberdade e escraviza. Promete prazer e dá desgosto. Promete vida e paga com a morte.

O diabo veio roubar, matar e destruir. Ele é sujo, é cruel. Ele escraviza pessoas. Ele destrói famílias. Ele aterroriza e atormenta as suas vítimas.

Exemplos na Bíblia:
·         Ele atacou Jó e arruinou com os seus bens, com os seus filhos, com a sua saúde.
·         Ele atacou Davi e colocou orgulho em seu coração para recensear o povo e Israel.
·         Ele atacou Judas Iscariotes com ganância.
·         Ele atacou Ananias e Safira com avareza.
·         Ele atacou o Gadareno com loucura.
·         O diabo possuiu essa jovem, dando-lhe a clarividência, espírito de adivinhação.

Ela adivinhava pelo poder dos demônios. O diabo falava pela boca dela. As coisas do diabo parecem funcionar.

A moça adivinhava mesmo, os donos ganhavam dinheiro com ela. Muita gente teve lucro com o misticismo daquela escrava.

O diabo enriquece, mas rouba a alma. Ele oferece prazeres, mas destrói a pessoa depois. Paulo não aceitou o testemunho dos demônios nem conversou com os demônios. Hoje os demônios falam e têm até o microfone nas igrejas.

Paulo libertou aquela escrava do poder demoníaco. O diabo mantém muitas pessoas no cativeiro hoje também. Mas quando o evangelho chega, os cativos são libertos.

Em terceiro lugar, o carcereiro era adepto da religião do estado.(v. 23-31). O evangelho alcançou no meio de um terremoto, à beira do suicídio.

Deus nos salva de formas diferentes. Por isso não podemos transformar a nossa experiência em modelos para os outros.

Embora todas essas três pessoas tiveram experiências genuínas, cada uma delas teve uma experiência distinta. Todas elas se arrependeram. Todas elas foram transformadas.

4.   O EVANGELHO É PODEROSO PARA SALVAR AQUELES QUE SE ARREPENDEM

Aceita o desafio – Não tem jeito, quem vê, sente e ouve, como Deus, aceita o desafio, não importando onde, como ou quando! Porque sabe que é em qualquer lugar, nas ruas, nos transportes, nas escolas, nos trabalhos, etc.

É só dizer Jesus te ama! E o tempo é agora, já! E não venha com desculpas, dizendo que não pode, que não é capaz, porque Deus não está preocupado com pessoas capazes, Ele é o EU SOU, o pão para o faminto, água para o sedento, ávida para o que está morrendo, a cura para o que está doente!

Jesus salvou uma mulher e um homem de classe média. Uma mulher piedosa e um homem carrasco. Um freqüentadora de reunião de oração e um carrasco que açoitava os prisioneiros.

I.           EM PRIMEIRO LUGAR, VEJAMOS A CONVERSÃO DE LÍDIA (At 16:13-15).

A conversão dessa comerciante de Tiatira nos ensina três coisas.

1.   Ela era temente a Deus, uma mulher de oração, mas não era convertida. Isto ensina que: Não basta freqüentar a igreja, ler a Bíblia e orar. É preciso nascer de novo.

2.   Deus abriu o coração de Lídia. Ela ouviu. Ela atendeu. A parte de Deus é abrir seu coração. A sua parte é ouvir e atender!

3.   A conversão de Lídia aconteceu num lugar favorável. Ela buscava Deus. O carcereiro não procurava. Ela estava orando; o carcereiro estava a beira do suicídio.

II.        EM SEGUNDO LUGAR, VEJAMOS A CONVERSÃO DO CARCEREIRO (At 16:25-34).

A conversão desse funcionário público de Roma nos mostra algumas coisas importantes:

1.   Primeiro, há pessoas que só são convertidas depois de um terremoto. Só depois de um abalo sísmico. Há aqueles que não ouvem a voz suave. Não buscam uma reunião de oração.Não procuram ouvir a Palavra de Deus.

a)   Para estes Deus produz um terremoto, um acidente, uma enfermidade, algo radical!

2.   O mesmo Deus que abriu o coração de Lídia, abriu as portas da prisão. O carcereiro à beira do suicídio reconhece quatro coisas:

1)   O carcereiro à beira do suicídio reconhece: Que está perdido – “Que farei para ser salvo?” (At 16:30).

a-   Não há esperança para você a menos que reconheça que está perdido. Sem Cristo você cambaleia sobre um abismo de trevas eternas.

b-   Se você não se converter sua vida é vã, sua fé é vã, sua religião é vã, e sua esperança é falsa.

2)   O carcereiro à beira do suicídio reconhece: Que é preciso crer no Senhor Jesus – “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16:31).

a-   Não há outro caminho. Não basta ser religioso. Não é suficiente ter pais crentes.
b-   Não importa também quão longe você esteja. Se você crer serás salvo.

3)   O carcereiro à beira do suicídio reconhece: Que é preciso obediência – “Crê no SENHOR Jesus” (At 16:31a).

a)   Se Jesus não é o dono da sua vida, Ele ainda não é o seu salvador.  Ele não nos salva no pecado, mas do pecado.

4)   O carcereiro à beira do suicídio reconhece: Que é preciso dar prova de transformação (At 16:32-34).

a)   Conversão implica em mudança de vida.  Esse homem rude deixa de ser carrasco para ser hospitaleiro.

b)   Deixa de açoitar para lavar os vergões de Paulo. Deixa de agir com crueldade para agir com urbanidade.

Conclusão: Se você crer nas Escrituras, e obedecer ao que Cristo lhe manda fazer, sua vida pode ser transformada.

Que Deus nos encha de intrepidez, sabedoria, e poder do Espírito Santo para assumirmos nossa parte no grande desafio de anunciar Seu Evangelho Poderoso e Restaurador das vidas sem esperança.