segunda-feira, 28 de abril de 2014

CRISTO JESUS: A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA



Texto: Colossenses 1:27,28

 27 A quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;

28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

Introdução: A Bíblia inteira nos chama atenção para o fato de que somente em Deus podemos ter esperança.
Ø  Você tem esperança?
Ø  Qual é a sua esperança?
Ø  Em quem está a sua esperança?
    O mundo de hoje procura de alguma forma ter esperança em alguma coisa.
    Li em algum lugar que “Certo professor de uma Universidade Federal, homem culto e de grande conceito na sociedade; uma certa vez confessou chorando que se sentia como alguém que vai escorregando-se por uma parede lisa sem ter no que se agarrar, por que ele não tinha esperança”.
    O texto lido diz que Cristo Jesus é a nossa única e gloriosa esperança.

I.   CRISTO JESUS É A ESPERANÇA PARA O DESILUDIDO – Mc 5:25-34

A)  O texto apresenta-nos uma mulher sofredora.

1.   Pobre mulher padecia de uma hemorragia havia doze anos.
2.   Gastou tudo com médicos, com remédios, todavia a sua enfermidade cada dia se tornava mais grave, ia de mal a pior Mc 5:26
3.   Aqui está a história de uma pessoa desiludida de tudo e de todos, até que um belo dia; e que dia feliz aquele, quando ela enferma como estava tocou em Jesus e foi gloriosamente curada Mc 5:27-29.

B)  Prezado amigo, quem sabe você é uma pessoa desiludida!

1.   Você pode está desiludido com muitas coisas, nesta noite esteja certo de que Jesus Cristo é a única e viva esperança.
2.   A mulher gastou todo o seu dinheiro inutilmente; este quadro se torna semelhante, aquelas pessoas que procuram o alívio do pecado por meio de “boas ações” e de “obediência a ritos religiosos”, em vez de unicamente confiar em Cristo Jesus.
3.   Jesus perguntou: “Quem me tocou?” Por que Ele queria que ela transferisse a fé em Suas vestes para a confiança depositada somente em Sua pessoa, porque Ele é a única esperança.

4.   Quando depositamos a nossa esperança em Deus, ainda que tudo falhar, Deus está bem perto a nós para estender-nos a Sua mão forte, poderosa, salvadora e amiga, porque Ele é a nossa esperança

5.   “Eu, porém, olharei para o senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” Mq 7:7

II.CRISTO JESUS É A ESPERANÇA PARA O CANSADO – Jó 3:20

A)  Vivemos o século da sofisticação, da tecnologia... todavia o ser humano está cansado...
1.   Muitas pessoas, devido não ter esperança, afirmam estarem cansados da própria vida.

2.   As clínicas especializadas, os tratamentos mais sofisticados, o excessivo uso de tranqüilizantes; todo este esforço da medicina, tem sido no sentido de oferecer ao ser humano um pouco de alívio, de descanso.

3.   Todavia, as pessoas continuam tensas, cansadas, frustradas e deprimidas.

B)  Alguém definiu o homem cansado do nosso século assim:

1.   “O aflito é o cansado, cabisbaixo, que leva às costas um saco só de penas, julgando que ele está cheio de chumbos”.
2.   Este é o retrato das pessoas do nosso tempo; mas a Bíblia diz que Jesus é a esperança para o cansado Mt 11:28.

III.     JESUS É A ESPERANÇA PARA AQUELES QUE SE SENTEM A MARGEM DA VIDA – Mc 5:1-20

A)  O exemplo do endemoninhado gadareno:

1.   Pobre homem, atormentado, morava no sepulcro, nos despenhadeiros, nem as correntes podiam deter Mc 5:3,4.
2.   Não tinha paz, andava de dia e de noite, gritando e se ferindo nas pedras... Mc 5:5.
3.   Este homem estava a margem de tudo e de todos, era uma pessoa desintegrada da sociedade.

4.   Mas,  a esperança nasceu, a Bíblia diz que certo dia Jesus o encontrou e o libertou dos grilhões de Satanás, Jesus mudou a vida deste homem Mc 5:12,13.

5.   Ouve uma transformação de vida pelo poder do Senhor, o gadareno foi encontrado pelo povo da cidade, bem trajado e assentado em perfeito juízo v. 15

a)   Agora um homem feliz, completo. Porquê?
b)   Porque Jesus é a esperança para aquele vive a margem da vida!

v  A Bíblia diz que: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do Diabo” 1 Jo 3:8
v  “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte estavam por toda vida sujeitos a servidão” Hb 2:14,15
v  “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber a remissão dos pecados” Col 1:13

  1. Jesus é a única esperança para a vida eterna At 4:12; 1 Tm 2:3-5.

Conclusão: Pense seriamente nestas palavras:
    Cristo Jesus, a nossa esperança! Quem é  sua esperança?
    O salmista disse: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor.” Sl 27:14

    Faça agora mesmo a mais importante decisão da sua vida: aceite Cristo Jesus como a sua única esperança.

A ARMADURA DE DEUS PARA O COMBATE ESPIRITUAL



Texto: Efésios 6:10-20

Introdução: No campo espiritual há uma verdadeira guerra entre os salvos, e Satanás e seus anjos. Nesta luta o salvo precisa crescer e ir vencendo. A maneira de vencermos é nos revestirmos de toda armadura de DeusNo texto lido podemos tomar posse de sete armas para combater o mal.

No combate espiritual: Você está vencendo? Ou você está sendo vencido?

LEMBRE-SE: Jesus disse que nós não somos apenas vencedores, mas,que somos “MAIS DO QUE VENCEDORES”. Romanos 8:37 diz: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”.

Explicação: “Armadura é a parte de armamento que protege o corpo contra os ataques”.

I.           CAPACETE (Segurança da Salvação) – v. 17; (Jo 6:47; 10:27-29; 1 Jo 5:13)

  1. No sentido natural, capacete é a arma defensiva da cabeça.
  2. O nosso capacete na guerra espiritual é a “salvação”, com a segurança e certeza de que estamos de posse da salvação; é possível vencer Satanás.

II.        COURAÇA (Justiça) – v. 14; (PV 15:9)

  1. Esta é a armadura de proteção que cobre o peito e as costas dos soldados na peleja.
  2. A nossa couraça é a justiça de Cristo, imputada, ou melhor, atribuída a nós. I Jo. 2:29
  3. Agora precisamos ter justiça pessoal e retidão de vida na nossa convivência. I Tm 6:11.
III.     Escudo (fé) – v. 16; Prov. 2:7

1.   Parte da armadura que protege o corpo do guerreiro.
2.   Às vezes o escudo é no formato de um prato usado na mão esquerda, para desviar as flechas, pedras e até balas do inimigo.
3.   No Brasil o escudo é comum na polícia de choque...
4.   Na batalha espiritual a fé, é o nosso escudo do salvo para desviar as setas e dardos inflamados do maligno... Sal. 18:2
5.   O crente precisa crer em Deus na morte expiatória de Cristo na ressurreição, no poder do sangue e na Palavra de Deus que é toda inspirada pelo Espírito Santo.

IV.       Espada (Palavra de Deus/Bíblia) – v. 17; Prov. 30:05;II Tm 2:15

  1. Arma penetrante e também cortante com uma lâmina comprida.
  2. Para nós a nossa espada Palavra de Deus como a Bíblia mesmo diz A Palavra é Deus é viva....Heb. 4:12
  3. Um homem cheio da Bíblia, que vive a Bíblia, que sabe manejar a Bíblia, que crer realmente na Bíblia é uma fortaleza contra o Diabo. Prov. 1:33

V.          Botas para os pés (Dirigir nossos pés para pregar a Cristo pregação do Evangelho) – v 15.
                 
  1. Bota é um calçado de canos altos que protege os pés.
  2. O salmista diz que a Bíblia é Lâmpada que protege os pés. Sal. 119:105
  3. Os nossos pés para precisam estar preparados na preparação do evangelho da paz. Precisamos conhecer o evangelho... Mat. 28:19-20
  4. Dirigir os nossos pés para pregar a Cristo sabiamente e ganhar almas. Atos 1:8

VI.       Cinta (verdade) – v. 14

  1. A peça do vestuário usada para cingir a cintura. Na armadura de guerra, ela é usada para pendurar as armas dos soldados.
  2. Nossa sinta é a verdade, a bíblia diz que o salvo já tem a verdade que é Cristo. JO. 14:6; 8:32
  3. Agora a cada dia só precisa amá-lo e conhecê-lo melhor. Ef. 4:13.. O pleno conhecimento da verdade.
  4. Temos conosco o Espírito da verdade, temos a palavra de Deus que é a verdade e precisamos conhecê-la bem. JO. 14:17
  5. Agora precisamos deixar essa verdade como arma de vitória operar em nossa vida. I Jo. 3:18,19
  6. Quando a verdade é pensada, falada e vivida em nossa vida, possuímos uma arma de combate e de verdade para combater o mal.
  7. Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!V.13
   
VII.    Oração - V. 18
    
  1. Orar é dialogar face a face com Deus.
  2. Um homem tem mais poder quando está de joelho em oração do que quando está atrás dum poderoso canhão. I Pd. 4:7; Tg 5:16
  3. Uma nação tem mais poder quando se une em oração sincera a Deus do que quando seus recursos se reduzem a armas de guerras. Pr. 15:18


Conclusão: Na batalha espiritual, não precisamos de armas mortíferas para lutar, nem tampouco de academia para aprender destrezas. Mas precisamos, sobretudo, vestir-nos de toda a armadura de Deus para vencer e ficar firme diante do combate espiritual.

A IGREJA QUE JESUS CRISTO ESTABELECEU - A DOUTRINA DA IGREJA ECLESIOLOGIA




Texto: Mateus 16:18; 18:17; 18:15-22; Lucas 6:12-16

     Eclesiologia é a Doutrina ou Estudo da Igreja em sua constituição, leis (estatuto) e atividades.

       No grego Cristo usou a Palavra Ekklesia (ecclesia). A palavra “ecclesia” significa “um grupo chamado fora”.  

      Na língua Portuguesa a palavra “igreja” significa: “conjunto de fiéis que professam a mesma fé, formando um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo, grupo de Pessoas que tem as mesmas aspirações, as mesmas idéias, a mesma doutrina”. 


I.              A IMPORTÂNCIA DA IGREJA AOS OLHOS DE DEUS E DO HOMEM


A. Cristo é o fundador, organizador, e cabeça da Sua igreja.

1.    Jesus Cristo se identificou positivamente com a igreja At. 9:1-5.
2.    Ele entregou Sua vida por amor à igreja Ef. 5:25.
3.    O apóstolo Paulo se sacrificou no empenho de edificar a igreja 2 Tm. 2:9,10; 2 Cor. 11:2 e 23-28.
4.    Paulo depois de convertido, declarou sua maior culpa, ou seu maior pecado,  que foi o de perseguir a igreja 1 Cor. 15:9.
5.    O plano de Deus nesta época com Sua Igreja é o aperfeiçoamento dos santos At. 15:16-17; Ef. 4:12.
B. A igreja tem ordem e autoridade
1.    Deus enviou João, o Batista, o precursor, para preparar o material que Jesus usaria para organizar a Sua igreja - Malaquias 4:5 (Mateus 11:13,14); João 1:6, 19-34.
2.    Deus enviou Jesus, Seu Escolhido, a João Batista para que fosse batizado por ele, mostrando assim o começo do ministério de Jesus e, logo, o fim do ministério de João - Mateus 3:13-17; João 3:27-36.
3.    Jesus começou a Sua igreja - Mateus 16:18 (Ele o Fundador), Efésios 1:22 (Ele o Cabeça); Efésios 1:23 (a igreja é Seu corpo); Efésios 4:15 (Propósito); Colossenses 1:18 (Princípio, Primogênito e Preeminente). 
4.    Jesus autorizou a Sua igreja - Mateus 28:19,20
C. A Sua igreja continuará até a consumação dos séculos - Mateus 16:18; 28:20 
  1. Um resumo de Mateus 16:18,19 1. Cristo começou a sua igreja - "edificarei a minha igreja".
  2. A igreja que Cristo começou tem Ele mesmo como o fundador - "sobre esta pedra" que refere a Ele mesmo.
  3. A igreja que Cristo começou e autorizou é de um único tipo - "a minha igreja" é dEle.
  4. A igreja que Cristo começou continuará até o fim - "as portas do inferno não prevalecerão contra ela”; e em Mateus 28:20,  ela permanecerá "até a consumação dos séculos".
  5. A igreja que Cristo começou tem a Sua autoridade - "te darei as chaves do reino dos céus" Mat. 16:19; Mat. 28:18, 19, "É-me-dado todo o poder ... portanto ide ..."; 20, "eis que estou convosco"; Mateus 18:20, "em meu nome".
  6. A igreja que Cristo começou tem doutrinas específicas - Mateus 28:19,20, "ide, fazei discípulos, batizando-os ... ensinando-os todas as coisas que eu vos tenho mandado"
II. DEFINIÇÃO E EXPLICAÇÃO DA PALAVRA IGREJA 

A)   Em português e inglês a palavra “Igreja” que vem do Grego ekklésia como já foi mencionado:

      A palavra “ekklésia” (“igreja”), aparece 115 vezes no Novo Testamento, 36 destas vezes no plural. Ela tem somente um significado – “um grupo de pessoas (companhia de povo) chamados para fora de suas casas para um propósito específico”.  Quando usamos as palavras: congregação, assembléia ou igreja. O significado é o mesmo.

      Em Mateus 16.18, o Senhor Jesus não mudou a definição da palavra “ekklésia”,  mas simplesmente distinguiu uma assembleia especial entre todas as assembleias já existentes para fazer dela particular e peculiar usando o pronome “Minha”.  Por isso, a igreja do Novo Testamento é uma “assembleia de negócios do Senhor”. Cristo disse: “Edificarei a minha igreja”. São muitos tipos de igrejas (congregação ou assembléia no mundo), mas Cristo está falando sobre a igreja dEle.

Veja certas igrejas e os seus fundadores:
       Igreja:                                       Local de Fundação:       Fundador:                    Ano:
 Igreja Batista
 Lucas 6:12-16
 Por Jesus Cristo
 31 a.D.
 Igreja Católica
 Roma
 1º Papa, Bonifácio
 606 a.D.
 Igreja Luterana
 Alemanha
 Martin Lutero
 1530 a.D.
 Igreja Presbiteriana
 Suíça
 João Calvino
 1535 a.D.
 Igreja Anglicana
 Inglaterra
 Rei Henrique VIII
 1534 a.D.
 Igreja Congregacional
 Inglaterra
 Roberto Browne
 1580 a.D.
 Igreja Metodista
 Inglaterra
 João Wesley
 1722 a.D.
 Igreja dos Cristãos
 EUA
 Alexandre Campbell
 1827 a.D.
 Igreja Mórmon
 Nova York
 Joseph Smith Jr.
 1830 a.D.
 Igreja Adventista
 EUA
 William Miller
 1843 a.D.
Testemunha de Jeová
Pittsfield, Massachutss   
  EUA
 Charles Taze Russell
 1884 a.D.
 Igreja Pentecostal
 Topeka Kansas EUA
 Charles F. Parham
 1900 a.D.
 Congregação Cristã - Brasil
 Brasil
 Louis Francescon
 1910 a.D.
 Igreja Assembléia de Deus
 Pará
 Gunnar Vingren e Daniel Berg
 1909 a.D.
Igreja Quadrangular
(Igreja do Avivamento Contínuo)
EUA
Aimee Semple McPherson
1918 a.D.
Igreja Brasil para Cristo
Brasil
Manoel Melo
1950 a.D.
Igreja Nazarena
Los Angeles
S.R. Breese
1885 a.D.
Igreja Ciência Cristã
Boston
Mary Baker Eddy
1879 a.D.
Seicho-no-iê
Japão
Masaharu Tanigushi
1930 a.D.
Igreja Deus é Amor
São Paulo
David Martins Miranda
1962 a.D.
Igreja Universal do Reino de Deus
Rio de Janeiro
Edir Macedo
1977 a.D.
Igreja Internacional da graça de Deus
Duque de Caxias Rio de Janeiro
R. R. Soares (Romildo Ribeiro Soares)
1980 a.D.
Comunidade Sara Nossa Terra
Brasília
Robson Rodovalho
1979 a.D.
Igreja Renascer em Cristo
São paulo
Estevam e Sonia Hernandes
1986 a.D.
Comunidade Cristã Paz e Vida
São Paulo
Os irmãos Pagliarin: Rodney, Juanribe, Misael e Hideraldo
1996 a.D.

Se a igreja tem um fundador humano não pode ser de Jesus Cristo.
A Igreja é uma instituição do Novo Testamento

       Procure Mateus 16:18. Aqui é a primeira vez que encontramos a palavra igreja na Bíblia. O nome certo da palavra igreja é congregação ou assembléia, mas, por conveniência vamos usar a palavra igreja.JESUS CRISTO FUNDOU A IGREJA - Leia I Coríntios 12.28 com Lucas 6.12-16.
A resposta bíblica é esta:
  1.  Com o material preparado por João, o Batista, Jesus organizou e fundou a igreja dEle durante o Seu ministério pessoal aqui na terra. Os Apóstolos foram batizados por João, o Batista Atos 1:21,22, Lucas 6:12,13.
  2. João, o Batista.
a.    Do livro de Malaquias a Mateus durou 400 anos de silêncio – Depois Deus enviou um pregador Lc. 3:2.
b.    Deus chamou João e deu a ele o título – O BATISTA.
c.    João pregou uma nova mensagem e um novo batismo, ambos aprovados por Jesus Cristo Mt. 3:1-12.
d.    João preparou o ministério de Cristo Mt. 3:1-3.
e.    João foi o primeiro pregador cristão da era do Novo Testamento e foi o primeiro Batista.
f.     Ele ganhava e batizava muitos convertidos. Os quais foram guiados pelo Espírito Santo a crer no evangelho que ele pregava e aceitar o seu batismo. Assim, os convertidos se tornaram tão Batistas quanto João.
g.    Não há versículo na Bíblia que chama, os Batistas, mas também não há necessidade de um nome distinto. O que nós precisamos é o nome que o próprio Cristo aprovou e nada seria melhor do que este nome: O Batista!
h.    O nome Batista aparece 15 vezes no Novo Testamento e sempre com honra.
i.      Desde que o convertido aceita o nome da denominação (igreja) em que ele foi batizado, logicamente, os convertidos de João, aceitaram seu Cristo, seus princípios, suas doutrinas, se tornaram Batistas.
j.      Então, o primeiro pregador era Batista. O único batismo legítimo era Batista.

Olhe em João 1:42 -  O nome Pedro significa: _Cefas que quer dizer _Pedrinha ou pequena pedra.   Note que o nome completo de Pedro é Simão Bar-Jonas (Filho deJonas). Em I Pedro 2:4,6-8. Pedro identificou Jesus como a pedra fundamental da Igreja.  

  1. OS FATOS SOBRE MATEUS 16:18 – PEDRO NÃO É A FIGURA PRINCIPAL AQUI. A FIGURA PRINCIPAL, COMO SEMPRE É CRISTO.

Ø  Ele está dizendo uma coisa bem significante: “Edificarei a minha igreja...” A ênfase é sobre “minha”. Ele está falando sobre a igreja dEle. Fundada sobre Ele mesmo como a Pedra Angular 1 Pd 2:5-8.
a.    Quando dizem que ele foi o primeiro papa da igreja é papo furado. A igreja de Cristo não tem papas nem diaconisas, a igreja de Cristo tem pastores e diáconos.
b.    PEDRO NUNCA FOI PAPA – Ele nunca esteve em Roma, ele era casado, a Bíblia fala da cura da sogra dele quando Jesus chegou na casa de Pedro, a qual estava com febre Mt. 8:14,15.
c.    A Palavra de Deus não ensina que Pedro foi o primeiro Papa. Ela também não ensina que Pedro tinha autoridade sobre os outros apóstolos. A Palavra de Deus nem sequer conta-nos que Pedro foi a Roma. O Senhor Jesus Cristo não deu a Pedro autoridade sobre os outros apóstolos nem sobre a Igreja.
d.    Em Mateus 20:25-27, o Senhor Jesus está corrigindo os discípulos por procurarem posições de honra e poder sobre os outros. "Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo".
e.    Quem presidiu a única conferência das igrejas primitivas em Jerusalém, em Atos 15:13-21? Não foi Pedro. Foi Tiago! Pedro não falou primeiro, nem reivindicou o direito da direção e nem deliberou o veredicto final. Em Atos 8:14, encontramos Pedro, juntamente com João, sendo enviado pelos apóstolos a Samaria para cuidar de alguns assuntos. Pedro não está enviando aqui. Ele está sendo enviado. Essa é certamente uma indicação de que Pedro não era superior aos outros apóstolos.
f.     Pedro foi repreendido e corrigido pelo apóstolo Paulo em Gálatas 2:11-21, portanto Pedro obviamente não era superior a Paulo, como o Catolicismo reivindica. Pedro não teve primazia sobre Paulo.
g.    Nesse assunto é importante que descubramos exatamente o que Pedro reivindicou para si? Quando nos voltamos ao Novo Testamento, constatamos que Pedro nunca reivindicou supremacia sobre a Igreja ou sobre os outros apóstolos. Pedro nunca reivindicou ser o Papa. Em I Pedro 5:1, reivindicou ser presbítero entre presbíteros. Chama a si mesmo de presbítero, não Papa. "Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles...".
h.    No versículo 3, Pedro continua instruindo aos pastores a não terem domínio sobre as igrejas. "Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus...". E, em I Pedro 2:25, Pedro diz que Cristo é Pastor e Bispo das almas, não ele mesmo, nem algum Papa! "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas".

i.      Numa ocasião em que as pessoas tentaram prostrar-se em adoração a Pedro, ele recusou tal adoração. Atos 10:25-26 diz, "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem". Essa é uma atitude contrária a dos Papas, que se sentam sobre o trono em suas coroações e são adorados pelos Cardeais ajoelhados, e que beijam suas mãos direitas e seus pés.

j.      Paulo escreveu sua epístola aos Romanos (56-58) enviando saudações a 26 pessoas mas o nome do “Papa Pedro” sequer é mencionado. Porventura deixaria Paulo de mencionar Pedro, caso estivesse este em Roma e ai fosse bispo? Outrossim, Paulo ao enviar as “cartas do cativeiro”, escritas em Roma envia saudações citando nominalmente 11 irmãos. Se Pedro estivesse em Roma teria Paulo omitido seu nome em todas as quatro cartas? Claro que não! 

4.    Fatos importantes concernentes a igreja

A.   Uma é Local e Visível. Cristo fundou um só tipo de igreja, além de ser Batista; ela é Local e Visível.

1.    O povo não pode ajuntar e ainda ficar espalhado pelo mundo inteiro.  Em todas as vezes que a palavra igreja é usada no sentido “genérico”, ou falando sobre uma igreja sem nomear, em 15 destas ocorrências tem uma ligação com locais geográficos. Pelo contexto podemos ver que é uma igreja local em cada caso.

  1. Na maioria das ocorrências dos casos e usos, tem um nome de local diretamente ligado com a palavra. Note os nomes das cidades e locais usados com estas seguintes referências:             Romanos 16:1 igreja local de Cencreia;            I Coríntios 1: 2  igreja local de Coríntio I Coríntios 16:1, 9  igreja local da Galileia; Colossenses 4:16 igreja local  de Laodiceia; I Tessalonicenses 1:1 Tessalonicenses; I Pedro 5:13  Babilônia;  Apocalipse 2:1, 8 Êfeso e Esmira; Apocalipse 2:18 Tiatira ;  Apocalipse 3:1, 7  Sardes; Filadélfia

  1. A Igreja tem que ser visível.

O povo não pode se ajuntar se não tiver uma igreja visível.  Muitas pessoas gostam de falar sobre a igreja invisível e isso permite que as pessoas não estejam ligadas com as doutrinas, mas pulando de igreja em igreja, misturando doutrinas.   O pior é que não tem lealdade e não cumpre os requerimentos de se unir como membro ao corpo de Cristo. Mas as igrejas no tempo do Novo Testamento foram todas igrejas visíveis aos olhos humanos. Olhe em Filipenses 1:27 e I Tessalonicenses 2:17 e 3:6. O apóstolo Paulo estava querendo visitar e ver as igrejas.

Portanto igreja significa: Um particular corpo de reunião cristã num lugar de adoração –isto é, uma igreja local.

III. IGREJA - DEFINIÇÃO DO NOSSO USO

É um corpo de crentes salvos e biblicamente batizados, cuja única missão, não é reformar o mundo, mas pregar e ensinar o evangelho as pessoas.

A.   Simbolismo da igreja:
1.    A igreja é o corpo de Cristo Col. Ef. 2:22,23; 2:18.
2.    Cristo é a cabeça Col. 1:18; 2:19.
3.    Como cabeça Cristo é o diretor e guardador da igreja Ef 5:23.
4.    O centro de sua unidade e a causa de seu crescimento Ef 4:15: Col 2:19.
5.    O cuidado dos membros, uns para com os outros 1 Cor. 12:22-27; Rm 12:4,5; Ef 4:14-16.

B.   A Igreja é o Templo de Deus:
Cristo é a pedra fundamental desse templo, e os apóstolos e profetas são o fundamento – Ef. 2:20-21; 1 Cor. 3:9-17; 1 Tm. 3:16; 1 Pd 2:4-8.

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL

C.   Seus membros:
1.    Convertidos – Jo 3:3, 5,16; At 2:41,47; 1 Cor. 1:2.
2.    Batizados – Mc 16:15,16; At 2:41; 8:12; Rm 6:1-4.

D.   Os oficiais da igreja:
1.       Os oficiais da igreja são bispos (pastores) e diáconos Fp.1:1. Bispo é também chamado presbítero e pastor.
E.   O que era necessário para exercer o apostolado?
·         Ser batizados por João, o Batista
·         Eram chamados por Cristo para uma missão especial.
·         O desígnio do ofício de “apóstolo” era ser “testemunha” da vida, morte, ressurreição, doutrinas e milagres de Cristo; compare Mt 10; At 1:21-22, 26; 22:15.
·         Realizar milagres 2 Cor 12:12.
·         Ser reconhecido por outro apóstolo.
Este ofício não deveria ser passado a outros, e por isso é impossível se qualificar para este ofício hoje.

       Sua Duração. O ofício de apóstolo foi temporário, pois seu trabalho estava limitado ao período de estruturação da igreja. O fundamento se faz necessário somente uma vez, e dali em diante, nós construímos sobre ele, pois não colocamos repetida e interminavelmente um fundamento. Não há lugar para apóstolos em nossos dias, pois o fundamento já foi há muito tempo completado. O cristianismo bíblico tem sido edificado sobre este fundamento por mais de 2000 anos.

IV.          A FUNÇÃO DA IGREJA LOCAL

A igreja local tem certos direitos, deveres e privilégios de direção.

A.   O regulamento de seus próprios membros:
1.    Sua recepção At. 9:26.
2.   Sua disciplina Mt 18:17; Rm 16:17; Gl. ¨6:1; 1 Tes. 5:14; 2 Tes. 3:6,14,15. É dever da igreaja  olhar pelos seus membros.
3.    Sua educação Ef. 4:11-16; 1 Cor. 12:14; Col. 3:12-17. É dever da igreja treinar seus membros.
B.   A eleição de seus oficiais e seus servos:
Textos que mostram isto At. 6:1-6; 15:22; At. 14:23; Tt. 1:5. Os apóstolos trabalhando com a igreja.
C.   A manutenção do culto e as ordenanças: Atos 1:13,14; 2:1,42,46,47; 11:26; 13:1-3; ! Cor. 14:23.
D.   A direção de Seus próprios afazeres: Cada igreja cuida de seus próprios interesses e afazeres 1 Cor 14:40. Todas as referências às igreja provam que são democráticas.

V.           AS ORDENANÇAS DA IGREJA LOCAL

A.   A etimologia latina da palavra significa “por em ordem” ou “estabelecer em ordem”. Ordenança significa estabelecer ordem. As ordenanças do Senhor para a igreja são duas: o “Batismo” e a “Ceia do Senhor”.

B.   O propósito das ordenanças:
São atos simbólicos que os cristãos tem que observar ou fazer com regularidade diante das grandes verdades das Escrituras:
  1. São manifestações externa de uma ocorrência interna.
  2. São guardadas em obediência à ordem de Cristo.
  3. São cerimônias cristãs, marcado o povo como seguidores de Cristo. 
C.   O cumprimento das ordenanças: É dever e privilégio da igreja local observá-los.
A ordem de cumprir as ordenanças foi dada a igreja – somente a igreja organizada pode cumprir.

D.   Relação da igreja com a sociedade:

  1. O governo civil Mt 25:15-22: Jesus mostrou que o cristão como cidadão deve realizar os seus deveres. A Bíblia ensina que devemos obedecer às autoridades civis como um dever cristão – Rm 13:1; 1 pd. 2:13-14.

  1. A Igreja local é uma Instituição Independente  Cada igreja Batista que segue o Novo Testamento é uma igreja Independente.
  2. Em Atos 15, os homens da igreja de Antioquia chegaram a Jerusalém para considerar o negócio de grande importância doutrinária. Alguns chamam esta reunião uma reunião ecumênica.  Tinham duas igrejas envolvidas no assunto, uma de Jerusalém e uma de Antioquia.  Depois de resolver o assunto, o Espírito Santo liderou os anciãos da igreja para selar o assunto.  Versículos 28-29.  O negócio foi resolvido.  A igreja de Jerusalém não tinha autoridade sobre a igreja de Antioquia.  Ela não assumiu autoridade sobre a igreja de Antioquia e nem empurrou-a. A conclusão deles foi escrita numa carta: “Não podem perturbar os outros”.  Não foi um mandamento para os outros, em uma definição de vida do crente, mas uma sugestão de evitar certas práticas.  Versículo 19-20
  3. Tal ação está longe do sistema hierárquico dos homens, onde a  congregação dentro de um determinado grupo doutrinário está controlada e ditada pelos “altos teólogos e sábios” ou “autoridades controladoras”.
  4. Igrejas estão separadas e devem ser separadas das autoridades estaduais.
  5.  A palavra de Deus ensina total separação entre as coisas espirituais e as coisas seculares. Mateus 22:21b
  6. Crentes devem ser obedientes às leis nacionais e devem ser  cidadãos exemplares.  Romanos 13:1-7
    1. Um crente deve somente desobedecer uma lei civil no caso  que a lei mandar um crente desobedecer a Palavra de Deus.  Atos 5:29.
    2. Os líderes dos Estados não deveriam envolver-se com o estabelecimento ou apoio de qualquer grupo religioso, exceto para oferecer segurança e proteção.  

  1. Igrejas Batistas podem biblicamente cooperar com as outras igrejas Batistas e devem.   Independência não é isolamento.
    1. Porém tal ajuda e cooperação é totalmente voluntária, e não deve violar a soberana independência e autonomia de cada igreja.
    2. Igrejas dentro do tempo do Novo Testamento trabalharam uma com a outra  para apoiar missões.  I Coríntios 16.1-3; Atos 11:22-26; II Coríntios 8 e 9.
    3. No Novo Testamento, as igrejas cooperaram na obra de assistência social.  Atos 11:27-30 e Romanos 15:25-26  Tal ajuda foi uma dádiva e não um empréstimo.
    4. Elas podem ter achado que as igrejas locais estavam cooperando nas suas próprias regiões e foram comunicativas uma com as outras.
·         Gálatas 1:2 – As igrejas de Galácia.
·         I Coríntios 16:19 – As igrejas  da Ásia.
·         Gálatas 1:22 – As igrejas  de Judéia .
·         Pode notar também Colossenses 4:16 onde três igrejas estão compartilhando as Escrituras (a mesma carta) uma com a outra.

Jesus Cristo fundou um só tipo de igreja: Local, Visível e Batista.

A igreja não deve ser separada  da humanidade, mas sim ser uma luz no meio dela Jo. 17:14-16; Fp. 2:14; Mt 5:14-16; 1 Cor. 7:29-31; Ef. 6:1. É dever da igreja alcançar o mundo por meio do evangelho; por meio individual e pela igreja como uma forma única – At 13:1-3; 14:26-27; Mc. 16:15.



Dr. George Lewis