terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

UM PRECIOSO TESOURO EM VASOS DE BARRO


Texto: II Coríntios 4:7

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte”.

INTRODUÇÃO:  O Apóstolo nos mostra duas coisas opostas entre si, o tesouro e o vaso de barro! Deus deposita o SeuTesouro em Vasos de Barro.  O tesouro é a Palavra de Deus, o evangelho; nós somos vasos de barro. Muitas vezes somos vasos quebrado. Assim a Palavra de Deus opera em cada um de nós a ação transformadora pela grandeza do Espírito Santo.

       O vaso de barro serve apenas como ilustrações de como nós, limitados pela nossa humanidade podemos ser usados para o engrandecimento do Reino de Deus.

       O próprio Apóstolo Paulo fala sobre a sua limitação e fragilidade humana, quando escreveu a segunda carta aos Coríntios. Ele fala do seu espinho na carne... (Quando eu sou fraco e que sou forte).

 E em primeiro lugar veremos:
 
I.           A GRANDIOSIDADE DO TESOURO DO EVANGELHO - V. 7a

A)   O tesouro é o evangelho de Cristo, a luz que brilha nas trevas e leva os pecadores à salvação (V. 5-6).

1.    O tesouro não é o vaso, mas o que ele contém, é o que se armazena no vaso. O evangelho tão precioso e de grande valor guardado num recipiente comum e inferior.

2.    Não há nada que tenha maior valor nesse mundo do que a mensagem salvífica do Evangelho de Cristo.

3.    Ela é tão alta, tão elevada, que até os anjos gostariam de serem portadores da honra de proclamá-la (1 Pd. 1:12).

B)  O Evangelho transforma vidas, salva pessoas, tira pecadores do inferno, manifesta a Graça de Deus, coloca pecadores redimidos e justificados por Cristo no céu...

1.   O Evangelho levanta os caídos, restaura os quebrados, refaz os destruídos... Alcançou a minha vida, já alcançou a sua vida também?
 
2.   Mais do que o milagre da cura, ou qualquer outro milagre, o Evangelho traz o milagre da salvação!

3.   Esse é o tesouro que o Apóstolo Paulo carregava em seu interior. Um homem que outrora fora assassino dos cristãos, agora salvo por Cristo, um vaso desprezado por muitos, mas escolhido por Deus.

II.        A FRAGILIDADE DO VASO DE BARRO - V. 7 a:

A)     Primeiramente Deus revela o material do qual somos feito: “Vaso de barro”com toda sua fragilidade.

1.    Há um contraste tremendo entre os dois ( o vaso de barro e o tesouro).

2.    Como vasos, nós estamos na inteira dependência do Senhor, o vaso às vezes está quebrado, precisa de reparos.

3.    O evangelho é como um diamante precioso que cintila intensamente em todas as suas

4.    Havia um costume no mundo antigo de depositar tesouros em vasos de barro, vasos simples, de baixo valor e beleza para que não chamassem a atenção do tesouro para si.

5.    Nós somos esses vasos de barro. A nossa natureza humana fraca, incluindo o nosso corpo físico, mas não limitada a ele. Isso está em grande contraste com a glória do Evangelho.

6.    Essa é a maneira de Deus de trabalhar por intermédio daqueles que são fracos ou desprezíveis aos olhos humanos. Para que toda a glória seja dEle!

7.    Mesmo sendo tão limitados Deus ainda nos usa. Ele faz isso para provar o seu poder. Mesmo você sendo tão frágil, limitado, Ele te ama e quer te salvar.

III.     A EXCELÊNCIA DO PODER QUE MANTÉM O TESOURO NOS VASOS FRÁGEIS - V.7 c

A)  O poder incomparável, que transforma vidas, é o poder de Deus é o poder impactante do Seu evangelho.

1.   Dos versos 8-10 nos mostra como o Senhor sustenta seus vasos diante das adversidades (vamos v. 8-10).

2.   Muitos homens e mulheres foram levantados por Deus desde a fundação do mundo para cumprir o propósito do Evangelho de Cristo chegar a nós e ser propagado a toda as pessoas.

3.   Muitos sofreram, foram martirizados, já descansam na Glória do Pai, e o Evangelho continua firme, independente da vida de cada um deles.

4.   Como isso? Pelo milagre da ação divina sustentando seus vasos.

Conclusão: Quero concluir contando a história de Horatio Gates Spafford escritor do hino 398 Cantor Cristão, era um advogado, professor de jurisprudência médica e diretor de um Seminário em Chicago. Em 1871, ele perdeu todos os seus bens em trágico incêndio. Em novembro 1873, ele, sua esposa e suas quatro filhas planejaram uma viagem para a Europa. Mas problemas de negócios forçaram-no a adiar sua partida, indo à frente, sua esposa e as filhas. O navio em que estavam colidiu com outro e veio a naufragar no Oceano Atlântico, morrendo as quatro filhas. A esposa foi resgatada e enviou uma mensagem ao marido dizendo o seguinte: “Salva, mas sozinha”. Quando Horatio foi ao encontro da esposa, pediu ao comandante do navio que o avisasse quando estivessem próximo do local do naufrágio. Chegando ali, ele escreveu um poema, cujo título é: "Está tudo em paz ... tudo firme com a minha alma”. Em português, nós conhecemos esse poema com o mesmo nome do navio que naufragou: "Ville du Havre", uma expressão francesa, cuja tradução para a nossa língua é “Sou feliz”. Em 1.881, a família Spafford, mudou-se para Jerusalém onde fundou um lar para crianças abandonadas.

 (Horatio Gates Spafford morreu em 1888 em Jerusalém)

Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Débora, Davi, Dorcas, Isaías, Jeremias, Amós, Daniel, João o Batista, Pedro, Tiago, Paulo... eram vasos de barro, eu e você somos todos vasos de barro... Mas dentro de cada um deles, e de nós o que há de valor é o tesouro da mensagem do Evangelho de Cristo.

É O TESOURO QUE FAZ TODA A DIFERENÇA EM NÓS.

Nós somos vasos de barro e o Senhor quer nos usar para a Sua glória.

Você quer isso para sua vida? Se o quiser, abra agora o seu coração, confesse suas limitações ao Senhor e se coloque à disposição do Eterno para que o milagre de levar o tesouro do Senhor se cumpra sobre sua vida.

 A Palavra de Deus é o tesouro que preenche nossas vidas, nosso testemunho, nossa maneira de andar e viver na presença do Senhor.

A Palavra tem o poder de salvar e restaurar vasos como nós.

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.