quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

NATAL GRANDE CELEBRAÇÃO DAS BÊNÇÃOS DE DEUS PARA A HUMANIDADE



Texto: Isaías 9.1-7

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

Introdução: O maior evento que o mundo já pôde presenciar foi a o nascimento de Jesus Cristo o Infinito-Deus homem entre nós.
     O nascimento de Cristo significa o eterno nascendo pelo mortal; O Santo estendendo a Sua mão para resgatar os impuros; esta é a prova do amor de Deus por cada um de nós. O mundo tem maquiado o nascimento de Cristo com papai noel, árvores e presentes. Tudo isto porque não conhece o real significado do natal.
      O natal cristão significa a benção de Deus ofertada ao mundo através do nascimento de Seu Filho, Cristo Jesus. Ele é a esperança de paz para quem vive em guerra, para o coração aflito. Natal é alegria pelo presente de Deus, em ter enviado, em ter Jesus vindo ao mundo, em resgate de pecadores.

I.           A BENÇÃO DO NASCIMENTO DE CRISTO (V. 1)

A)  O profeta Isaías nos mostra a benção de Deus através do que viria a ser o nascimento de um menino. Eles diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu...” (v. 6). Esse menino é o Cristo, o salvador do mundo.

1.   Na profecia de Isaías, o nascimento daquela criança abençoaria a região da antiga Naftali e Zebulom – Galiléia, localizada ao norte da palestina.

2.   Seria naquela região que Jesus exerceria a maior parte do seu ministério.

3.   A benção de Deus sobre aquela região implicaria numa alegria como nunca se houve antes.

4.   O profeta Isaías compara a alegria daqueles que seriam abençoados pelo nascimento de Jesus com a alegria dos ceifeiros na ceifa e dos vencedores diante dos despojos do inimigo (v. 3).

5.   Precisamos nos alegrar intensamente. Pois o nascimento de Cristo é a celebração das bênçãos do Senhor sobre o Seu povo. 

Você sabe quais as bênçãos que o nascimento de Cristo trouxe sobre nós? As bênçãos que o nascimento do Filho de Deus proporcionou as nossas vidas?

II.        O NATAL DE CRISTO NOS PERMITIU VER A LUZ DA SALVAÇÃO (v. 2)

A)   A vinda de Jesus ao mundo deu esperança aos que viviam no vale da “sombra da morte” (v.2).

1.   Os homens hoje podem ver o amor e o desejo de Deus em salvar os que estão nas trevas do pecado Jo 3:16.

2.   A presença dEle no mundo foi semelhante à luz nas trevas. Todos os que estavam em trevas viram a luz de Deus nos Seu filho.

“Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” Jo 8:12

3.   O natal não pode ter outro objetivo em nossas vidas, senão celebrarmos a Deus pela salvação que ele nos deu...

4.   Se Jesus não tivesse nascido, o nosso culto não teria razão, nossos corações estariam sem esperança para o futuro e teríamos continuado em inimizade com o Criador.

B)   Deus se compadeceu do no nosso triste estado condenados ao inferno, quando vivíamos sob o domínio do pecado, agora para quem recebe o presente de Deus não há condenação Rm 8:1.

1.   Todavia, o inexplicável amor de Deus nos enviou o Seu Filho para nos redimir.

2.   Por isso, o natal precisa ser celebrado, pois Deus em sua misericórdia nos abençoou com a salvação através do seu filho.

III.     O NATAL DE CRISTO AUMENTOU A NOSSA ALEGRIA (v.3,4)

A)    A benção que Deus tinha para a terra de Naftali e Zebulom aumentaria a alegria do povo daquela região.

1.   Pois para um povo que vivia sob “o cetro do seu opressor” (v. 3), a libertação era chegada.

2.   O menino que iria nascer libertaria o povo do domínio daqueles que lhe queriam o mal.

3.   O nascimento de Cristo tirou o semblante de tristeza e pôs um semblante de alegria naqueles que viviam debaixo da opressão Lc 4:19.

4.   Através do que Jesus realizou nossa alma alcançou a liberdade do Espírito (Jo 10:9).

5.   Agora, não temos o que temer, pois a justiça de Deus derramada na vida de Cristo, nos fez livres de toda e qualquer opressão (Jo 8.32 -  E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.)

6.   Por isso, temos a nossa alegria aumentada.

IV.       O NATAL DE CRISTO NOS DEU A PAZ DE DEUS (v. 5)

A)  Duas figuras representam a guerra nas palavras de Isaías: “a bota” e “as vestes” do guerreiro (v.5).

1.   Deus prometera que elas seriam queimadas. Não teriam mais utilidade para aqueles que estariam no Seu Reino. Pois os seus servos viveriam na paz de Deus.

2.  De modo que o inimigo não teria mais como oprimir os servos do Senhor – “Deus guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca” 1 Jo 5:18.

3.   O menino que nasceriam seria chamado “príncipe da paz” (v. 6).

B)  Ele viria ao mundo para dar a paz aos corações aflitos dos pecadores Jo 14:27.

1.   Ele foi o embaixador do Pai que rasgou o dossiê da nossa acusação, dando-nos paz com o nosso Criador Col 1:12,13; 2:14.

2.   O mundo não sabe o que é paz, porque não sabe perdoar. O perdão quebra toda inimizade. Ele faz cessar as armas. Deus nos deu o seu perdão para que tenhamos paz com Ele.

3.  Através de Cristo mudamos a nossa posição de inimizade com Deus (Rm 5.1) Tendo pois sido justificados pela fé...

4.   Passamos para a posição de filho de Deus. Por isso, o natal nos abençoou com a paz de Deus.

V.          O NATAL DE CRISTO NOS FEZ SERVOS DO SEU REINO (vv. 6,7)

A)  Segundo a profecia de Isaías, o nascimento do menino daria ao mundo um governador sábio em seus decretos, e justo em seus juízos (v. 6).

1.   Aqueles que estão vivos estariam debaixo do governo do Senhor. E pela fé podem ser feitos servos do Deus eterno. 

2.   O natal de Cristo nos fez servos do Deus cujo coração transborda de amor.

3.   O natal nos conduz a uma reavaliação de como temos servido Aquele que nos salvou. Precisamos nos doar melhor ao serviço do reino.

4.   Fomos salvos para glorificar a Deus através do nosso serviço

Conclusão: Enfim, o nascimento de Cristo nos deu as maiores bênçãos que podíamos receber.
     NEle a luz de Deus resplandeceu para nós, de modo que a nossa alegria transbordou diante da paz que recebemos. Tudo isso para nos fazer servos dEle. 

     Portanto, celebremos as bênçãos do Natal de Cristo, não com uma festa passageira, mas com uma gratidão que não cessa por toda a vida. Amém!