sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

UM SONHO CONQUISTADO NA PERSEVERANÇA

Texto: Salmo 126:1-6

“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe” (Sal 126:4).
 
Introdução: Este é um salmo predileto do povo cristão, é um salmo que fala sobre restauração, de alegria de júbilo. E a Palavra de Deus nos convida a vivermos assim, alegres. Por exemplo: “Alegrai-vos sempre no Senhor e outra vez vos digo, alegrai-vos”.
     Esse desafio de prevalecer alegre em toda e qualquer situação, é um desejo de Deus para nós, a Escritura é clara: Deus deseja que os Seus filhos vivam alegres.
     Quem compôs este salmo expressou muito bem o sentimento do povo de Deus, depois que a nação de Israel foi liberta do cativeiro babilônico.  Ele começa falando da restauração do cativeiro, uma referência a libertação.
     O Neguebe é uma região desértica, que fica no sul da Palestina, abaixo da linha das cidades de Belém e Hebrom.
     Durante a estação chuvosa da região, especialmente na fase quando caem as chuvas torrenciais ou chuvas serôdias, as águas escorrem pelos montes até atingirem o deserto do Neguebe.
     As águas abundantes formam vários riachos que regam a área seca e, em poucos dias, o lugar que era feio, solitário e sem vida ganha outro aspecto. Os campos tornam-se úmidos e floridos, cobertos pela vegetação.
      A VIDA DO LUGAR É RESTAURADA – v. 4. Os animais retornam e a paisagem torna-se bela.
      Com essa figura na mente, em meio ao louvor e gratidão a Deus, o salmista resolve ORAR intensamente pela continuidade da obra de restauração do Senhor.

I.           UMA VIVA MARCA DA RESTAURAÇÃO   (v. 1-4).

A)  O povo tinha retornado da Babilônia feliz por conta da libertação do cativeiro, mas perplexo diante da terra devastada que encontraram.
a)   Os muros estavam derribados, assim como as casas e o templo e, por isso, não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo  (Ed 3.12-13).
b)   O salmista inspirado pelo Espirito de Deus escreve o Salmo nesta situação:
1.   Ele olha pra trás, vê a restauração, vê como Deus mudou a vida do Seu povo, libertou o Seu povo, ele relembra o sentimento que eles tiveram naquele dia, a alegria que sentiram quando chegou a notícia de que eles podiam voltar a sua terra.
2.   Ele olha pra situação presente, as dificuldades, os inimigos em volta sem querer que eles reconstrua Jerusalém de volta, muitos se levantavam contra eles para impedir de levantar os muros. Então, ele ora para que Deus termine a restauração e ao mesmo tempo o salmista olha para frente, para o futuro quando Deus há de trazer a restauração completa para o Seu povo.

Choro e riso. Uma mistura nesses versos. Riso pelo retorno (nossa boca se encheu de riso), mas choro pela destruição (quem sai chorando). Choro enquanto semeia e alegria na colheita.
  • O mesmo povo restaurado precisa ter perseverança para continuar semeando para a  conquista. Podemos perceber nesse versículo três grandes marcas da perseverança.

B)  Assim como o semeador semeia com lágrimas e colhe cantando alegremente, Israel realizou o ideal da restauração.
1.   Enquanto chora as perdas e revezes, não paralisa, nem fica intimidado, ou desanimado.
2.   Mesmo enquanto chora, mantem-se andando, firme na caminhada, virando a página, mantendo os passos, seguindo a vida.

C)  Encontramos aqui, um padrão, e procedimento de como nós podemos atender a ordem de Deus de vivermos contentes em todo lugar.

Este Salmo 126 fala de Restauração. Ele descreve três períodos na vida do povo de Israel.
1)  O passado (v. 1-3) – Temos uma história de salvação a contar, um passado de glória a agradecer; Veja o que Deus já nos deu e fez em nós, por Cristo.
2)  O presente (v. 4) – Temos um desafio presente a enfrentar, um presente de crise, lutas;
3)  O futuro (v. 5,6) – Temos um investimento futuro a fazer: um futuro de investimento e promessa do Deus eterno, que não falha.

II.        OS LUGARES SECOS DE HOJE PODEM SER FONTES ABUNDANTES DE VIDA AMANHÃ (V. 4)

A) Um passado de glória não é garantia de um presente glorioso.
1.   Eles estão alegres pelas vitórias do ontem, mas ao olharem para o presente, a vida está como um deserto. Ainda precisa lançar a semente, e as vezes há lágrimas.

2.   As vitórias do ontem não são suficientes para hoje.
a)   Temos que andar com Deus hoje.
b)   Temos que ser cheios do Espírito Santo hoje.
c)   Temos que evangelizar hoje.
d)   Temos que investir na família hoje.
e)   Não podemos apenas celebrar as vitórias do passado.

 3.   O mesmo Deus que agiu no passado, é o Deus que age no presente.
a)   O mesmo Deus que restaurou no passado é o Deus que restaura no presente.
b)   O mesmo Deus que tirou o seu povo dos grilhões da escravidão e o restaurou à sua terra, é o mesmo que pode mudar a nossa sorte.

III.     AS MARAVILHA QUE DEU FEZ ONTEM DEVEM NOS INSPIRAR A BUSCAR A DEUS COM MAIS INTENSIDADE HOJE (V.1-3

A)  A INTERVENÇÃO DE DEUS É MAIOR QUE A NOSSA EXPECTATIVA (V.1)
a)   O povo tinha perdido a liberdade, a Pátria, o templo, a família, o culto, as festas. O cerco, a fome, a espada, o opróbrio, a escravidão assolava. 

1.   A intervenção de Deus produz alegria indizível (v. 2).
2.   Setenta anos (70) de escravidão havia chegado ao fim – agora estavam voltando para casa – a bênção era grande demais que enquanto arrumava para regressar parecia que estavam sonhando.

B) A MARCA DO ALEGRIA NA COLHEITA  (v. 5,6).
  •     Em geral a semente é pequena, mas muito poderosa, pois contém todo o DNA de sua espécie.

1.   Na vida, pequenas atitudes são sementes para o que colheremos no futuro.
2.   Semeamos com trabalho, com palavras e com atitudes. Boas sementes, bons frutos. Más sementes, abrolhos e espinhos.
3.   Boas ou más, depois de lançadas no terreno do coração, sementes criam raízes e tornam-se difíceis de se arrancar.
4.   Às vezes, uma única semente poderá produzir inúmeras colheitas. Outras vezes, somente uma colheita.
5.   Por isso, é preciso discernir o tipo da semente para cada estação da vida e estar disposto ao plantio uma ou diversas vezes.
6.   Um sorriso, uma oração, uma palavra doce, um abraço, um momento de silêncio, um olhar compassivo. Como diz a Palavra: Aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e colherão uma seara de bondade (Tg 3.18).

7.   Em Cristo somos convidados a semear tudo de bom da Palavra a semente que uma vez plantada em terra apropriada germina, para produzir fruto para a vida eterna (salvação) (Mateus 13.3-23).

CONCLUSÃO: O povo que persevera tem a marca da alegria da colheita (voltará com júbilo, trazendo os seus feixes).
    “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas” (Ecl 11:6); 
    “O que semeia justiça terá recompensa verdadeira, terá um galardão certo”  (Pv 11:18). 
    A boa notícia no reino de Deus é que não colhemos somente do que semeamos. Colhemos as semeaduras de pessoas que nos influenciaram, abençoaram, intercederam por nós. Melhor ainda: colhemos da semeadura da graça de Cristo sobre nossa vida.
     Perseverança é andar, mesmo enquanto chora, semear em todo tempo e colher com alegria os feixes do que se semeou. Somente assim nossos sonhos serão conquistados.

SUPERANDO EM MEIO AS DIFICULDADES

Texto: II Reis 4.1-7

1 Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.
2 Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3 Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4 Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.


Introdução: O milagre aconteceu. O quadro que vemos agora é marcado pela realidade de uma família que, mesmo diante dos problemas e dificuldades não deixou de acreditar na Palavra do Senhor.
     Vemos uma mãe juntamente com seus filhos aos Pés de Deus, com o coração no Altar de Deus e esperando a Resposta de Deus.
     Nos dias em que vivemos muitos crentes estão vivendo distantes do Senhor sem experimentarem a grande bênção de serem íntimos dEle.
     Ficamos a imaginar a espetacular cena vivida por essa mulher e seus filhos. De forma sobrenatural os vasos começam a ser enchidos com azeite.
     Essa maravilhosa história nos mostra de forma clara que para Deus não há impossíveis.
     Esta viúva era uma serva de Deus; ela pôde experimentar o poder sobrenatural de Deus realizando um grande milagre em sua vida.
      Aprouve ao Senhor responder a ela na hora em que ela se prostrou diante dEle. Foi nesse momento que o grande milagre aconteceu.
      E com esta grande maravilha sendo manifestada na vida desta mulher uma grande revolução de bênçãos veio também sobre a vida dela.

I.           O MILAGRE TROUXE ALEGRIAV. 2-3

A)  Imagino a grande alegria estampada no rosto dela e de seus filhos!
1.   A alegria de saber que a derrota, a tristeza, as decepções, tudo de ruim vivido até aquele momento já havia se passado,
2.   E agora, um novo dia estava raiando em sua família, pois Deus havia respondido ao seu clamor.
3.   O que Deus realizou na vida desta mulher, pode ser realizado ainda hoje na vida de seus servos.

B)  Deus quer restaurar a alegria daqueles que estão passando por momentos difíceis!
1.  Ele quer mudar a história daqueles que estão enfrentando grandes lutas.
2. Talvez esta seja a sua realidade! Talvez você até pense que para o seu problema não há mais solução.
3. Contudo, assim como o Senhor restaurou a alegria daquela mulher Ele quer também restaurar a sua!
 4.   Basta você confiar, basta você acreditar, basta você ter Fé e esperar que com toda a certeza Ele trará uma resposta de bênçãos para a sua vida; o Senhor trará alegrias ao seu coração. Você crer?

II.        O MILAGRE TROUXE PAZ À VIDA DAQUELA FAMÍLIA – V. 3-4
 
A)  Uma família que estava vivendo um grande desespero. Eles estavam sem paz. (No fundo do poço...).
1.   Eles não sabiam o que fazer! A partir desse grandioso milagre a paz voltou a reinar naquela casa.
2.   Há um texto na palavra de Deus em João 16.33 que nos diz: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”.
3.   Aquela mulher pôde contar com a presença de Deus em sua vida realizando um grande milagre e trazendo paz ao seu coração.

B)  Louvado seja o nome do Senhor Jesus, pois o crente tem a certeza da presença de Cristo em sua vida!
1.   Jesus é a nossa Paz! Ele opera milagres, Ele opera maravilhas na vida de quem acredita nEle.
2.   O crente pode contar com a presença constante de Cristo em seu viver, trazendo vitórias e paz ao seu coração.
3.   Não desanime, não perca as esperanças; saiba que mesmo em meio a grandes conflitos e problemas, Jesus que é a Paz daqueles que nEle confiam pode com toda a certeza mudar qualquer situação.
4.   Ele quer mudar a sua história e trazer paz à sua vida.  

III.     O MILAGRE TROUXE A RESTAURAÇÃO DOS SONHOS DAQUELA MULHER – V. 5-7
 
A)  Os sonhos haviam morrido e as esperanças de dias melhores por certo haviam desaparecido com a morte do marido.

1.   Contudo, através da Fé desta mulher, o maravilhoso milagre aconteceu! Com esta grandiosa bênção veio também o restaurar dos sonhos.
2.   Agora eles podiam voltar a sonhar com dias melhores, com a vitória da quitação da dívida.
3.   Agora o sonho era uma realidade! A bênção completa havia chegado àquela família.
4.   Não são poucas as pessoas que um dia tiveram sonhos, que um dia acreditaram que os sonhos se tornariam realidades e que diante dos problemas e dificuldades tiveram seus sonhos frustrados e derrotados.

B)  Estão vivendo sem perspectiva de dias melhores; estão sem razão para viver.

1.   Eu costumo dizer, que o sonho nos mantém vivos. Se uma pessoa para de sonhar ela fatalmente para também de viver!
2.   Quando sonhamos temos a esperança de ver os sonhos se realizando.
3.   Temos a esperança de avançarmos e atingirmos nossos propósitos.
4.   No livro de Jeremias 29.11 temos uma grande verdade expressa de Deus para as nossas vidas acerca dos sonhos. “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.

5.   Este maravilhoso texto traz verdades grandiosas de Deus a nosso respeito:  
 
  • Deus está pensando algo a respeito de nossas vidas. 
a.   O texto nos afirma que Deus pensa alguma coisa para as nossas vidas! Ele nos diz que tem pensamentos de paz e não de mal a nosso respeito. Entendemos com isto que o nosso Soberano Deus quer o melhor para as nossas vidas.

b.   Em João 10.10 Jesus nos afirma que veio trazer para os seus Filhos uma vida Abundante. É desejo de Deus que tenhamos uma vida plena, abençoada; um viver de vitórias aqui na terra e por fim a herança eterna nos céus.  
 
  • Deus espera que estejamos envolvidos neste grandioso projeto de bênçãos. 
a.   É preciso estar com o coração aberto e desejando a vitória. Nesse grandioso projeto de bênçãos que Deus tem para as nossas vidas, Ele conta com a nossa participação.
b.   Precisamos querer mudanças para nós mesmos! Melhorar nossa vida!
c.   Precisamos também acreditar que o milagre vai acontecer e seremos abençoados. A Palavra está dizendo: “para vos dar o fim que esperais”
 
Conclusão: Não importa a dimensão do seu problema o Senhor quer realizar uma grande obra em sua vida.
      Da mesma forma como Ele alegrou o coração daquela mulher Ele quer alegrar o seu. Ele quer trazer paz à sua vida e família.  
      Ele restaurou os sonhos daquela mulher quando multiplicou o azeite; Ele quer restaurar os seus sonhos. Ele quer te dar uma razão nova para viver. Creia, e a bênção acontecerá.