sexta-feira, 8 de maio de 2026

ARCA DE NOÉ: QUANDO O CORAÇÃO HUMANO SE AFASTA DE DEUS

 

Texto: Gênesis 6:5-8

  5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.  7 E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

INTRODUÇÃO: Nos dias de Noé, a humanidade havia se afastado completamente de Deus e mergulhado profundamente em um abismo de corrupção e violência. A Bíblia descreve que “a maldade do homem se havia multiplicado sobre a terra” e que os pensamentos do coração humano eram continuamente maus”. Era uma geração marcada pela decadência moral, pela indiferença espiritual e pela completa rejeição da vontade de Deus.

Era uma geração marcada pela violência, corrupção, imoralidade e total desprezo pela vontade do Senhor. As pessoas viviam como se Deus não existisse, seguindo apenas seus próprios desejos e ignorando completamente os avisos divinos.

Se olharmos ao nosso redor hoje, percebemos um cenário assustadoramente semelhante, a realidade dos nossos dias não diferente. Vivemos em uma sociedade que questiona a verdade, banaliza o pecado e despreza os valores eternos. O que antes era considerado errado agora é celebrado como certo; o que antes era sagrado agora é desprezado. A humanidade caminha cada vez mais distante da presença de Deus, mergulhada em egoísmo, violência, imoralidade e incredulidade.

A humanidade caminha cada vez mais distante da presença de Deus, mergulhada em egoísmo, violência cresce assustadoramente, imoralidade e incredulidade campeiam. A violência cresce, o amor ao próximo esfria, a família é atacada, a fé é ridicularizada e muitos vivem apenas para satisfazer seus próprios interesses, sem temor ao Senhor.

Além disso, vemos uma geração distraída, ocupada com prazeres, redes sociais, entretenimento e conquistas materiais, mas cada vez mais distante da presença de Deus. Assim como nos dias de Noé, muitos não percebem que estão vivendo em um tempo de alerta espiritual. Jesus mesmo afirmou que a Sua volta seria semelhante aos dias de Noé: Pessoas vivendo normalmente, despreocupadas, até que o juízo chegasse de repente.

Como nos dias de Noé, muitos vivem hoje de forma despreocupada, sem perceber que o tempo é de alerta espiritual. Jesus alertou dizendo: “Tenham cuidado para acontecer que o vosso  coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço; porque há de vir sobre todos os que habitam na face de toda a terra.” (Lc 21:34-35) Ele disse ainda que os dias seriam semelhantes (Mt 24:37-39).

Mas há uma verdade poderosa neste texto: antes do juízo que vira, hoje Deus oferece graça. Antes do dilúvio, houve um pregador da justiça (2ª Pd 2:5), houve tempo para arrependimento e houve uma arca preparada como caminho de salvação. E no meio daquela geração corrompida, Noé decidiu não se contaminar. Enquanto o mundo se afastava de Deus, Noé escolheu andar com Deus.

A história de Noé nos ensina que, mesmo em tempos difíceis, é possível viver em fidelidade. Deus ainda procura homens e mulheres que não se dobrem ao sistema deste mundo, mas que permaneçam firmes e obedientes à Sua Palavra. Assim como Noé, você também pode encontrar favor em Deus hoje, se decidir andar em integridade e não se conformar com os padrões desta geração. Algumas perguntas desafiadoras:

·       Se a porta da graça se fechasse hoje, onde estaria a sua alma?

·       Se Cristo voltasse hoje, você estaria preparado para encontrá-Lo?

·       Se você ainda não é um salvo: Até quando você permanecerá fora da arca da salvação?

·       O que ainda impede você de entregar sua vida totalmente a Deus?

·       Você está pronto para trocar o caminho do pecado pela vida em Cristo?

·       Quando o juízo vier, você estará protegido pela graça de Cristo?

·       Seu coração está preparado para o dia do encontro com Deus?

·       O que falta para você dizer “sim” ao chamado de Jesus?

·       Hoje, qual será a sua decisão diante do convite da graça?

 VOLTE-SE PARA DEUS ENQUANTO HÁ TEMPO

 Para encontrar o favor diante de Deus

 I.                 ESCOLHA ANDAR COM ELE EM MEIO À CORRUPÇÃO (Gn 6:9)

 Noé foi descrito como justo e íntegro em uma geração corrompida. Ele não se deixou contaminar pelo ambiente ao seu redor, mas manteve sua comunhão com Deus. A Bíblia destaca que ele andava com Deus em um período onde a "maldade do homem se multiplicara" (Gn 6:5). O oposto aqui é vital: enquanto a humanidade caminhava para longe de Deus, Noé ajustava seu passo ao Criador.

1)    O Desafio do Ambiente: Muitas vezes culpamos nossa cultura, nosso trabalho ou nossa família por nossa falta de espiritualidade. Noé prova que a santidade não é fruto do isolamento, mas da distinção.

2)    O Ensinamento aqui é claro: Integridade não é ausência de tentação, mas firmeza de uma escolha consciente. Não é viver sem lutas, é decidir permanecer fiel mesmo quando tudo ao redor convida à queda. Mesmo cercados por injustiça, imoralidade e relativismo como Noé, podemos escolher andar com Deus. A integridade não depende do ambiente, mas da decisão pessoal de permanecer fiel.

3)    Aplicação Prática: Andar com Deus exige intencionalidade. No meio de uma geração relativista, sua bússola moral deve ser a comunhão diária, e não a opinião da maioria.

Para encontrar o favor diante de Deus

 II.  OBEDEÇA À SUA PALAVRA MESMO QUANDO ELA PARECE INCOMPREENSÍVEL (Gn 6:13-14, 22)

 Deus deu a Noé instruções específicas sobre algo que nunca havia ocorrido: um dilúvio, Noé nunca tinha visto chuva (Gn 2:5-6). Construir um navio gigante longe do mar parecia loucura para seus contemporâneos. A obediência de Noé foi detalhada ("Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou").

1)    A Lógica da Fé: A fé frequentemente opera em uma dimensão que a lógica humana ainda não alcançou. Se Noé tivesse esperado "entender" os fenômenos do dilúvio, ele nunca teria pegado nas ferramentas.

2)    A Lição que essa verdade nos Ensina: A obediência parcial é uma forma de desobediência (1 Sm 15:22-23). O favor de Deus repousa sobre aqueles que confiam na Sua soberania acima da própria lógica.

3)    Exortação Prática: Quando a Palavra de Deus te chama para abandonar um pecado, restaurar um relacionamento, ser generoso, manter a pureza em situações "impossíveis", permanecer fiel em meio às tentações ou confiar em Deus mesmo sem entender o processo, a pergunta não deve ser “será que consigo?”, mas “quando devo começar a obedecer?”. E a resposta é: agora.

 Para encontrar o favor diante de Deus

 III.             PERSEVERANÇA EXIGE CONSTÂNCIA DIÁRIA (Gn 7:5)

 “E fez Noé conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenara” (Gn 7:5).

 A arca não foi construída de uma vez. Foi resultado de trabalho contínuo, disciplina e perseverança. Grandes promessas são alcançadas por meio de pequenas obediências diárias.

 Estima-se que Noé levou décadas (alguns estudiosos sugerem até 120 anos) para concluir a arca. Ele enfrentou o desgaste físico, o escárnio público e o silêncio de Deus por longos períodos enquanto trabalhava.

1)    Mantenha se Fiel a Prova do Tempo: O favor de Deus não é um prêmio de consolação para quem desiste no meio do caminho. A perseverança de Noé transformou madeira e betume em um veículo de salvação.

2)    A fidelidade é provada na constância do dever diário. Muitas promessas de Deus levam tempo para se concretizar. Se você recebeu uma direção de Deus, não abandone o projeto só porque o "céu ainda está azul". Continue batendo os pregos na arca; a chuva virá.


IV.            CONFIE NA PROTEÇÃO E PROVISÃO DO SENHOR (Gn 7:16b)

 Um detalhe poderoso no texto é que "o Senhor fechou a porta". Noé construiu a arca, mas Deus selou a segurança. Durante os meses flutuando no caos, Noé e sua família não estavam à deriva;  eles estavam sob o governo de Quem se lembrou deles (Gn 8:1).

1)    O Limite do Esforço Humano: Há um ponto onde nosso esforço termina e a providência divina assume. Noé não podia controlar as águas, mas confiava em Quem as criou.

2)    Segurança não é a ausência de tempestades, mas a presença de Deus dentro do barco. Descanse na soberania de Deus. Ele sabe quando fechar portas para te livrar e quando soprar o vento para que as águas baixem e você pise em terra firme novamente.


V.              VIVA UMA VIDA DE GRATIDÃO E COMPROMISSO COM ELE (Gn 8:18,20-21a)

 A primeira atitude de Noé ao sair da arca não foi construir uma casa para si, mas levantar um altar ao Senhor. Ele reconheceu que a sobrevivência de sua família não foi sorte, mas foi a graça de Deus.

1)    O Altar da Resposta: O sacrifício de Noé foi um cheiro suave para Deus. O favor que recebemos de Deus deve sempre retornar a Ele em forma de gratidão pública e sacrifício voluntário.

2)    O propósito do livramento é a adoração. Deus nos salva para que possamos servi-Lo com integridade. Não seja um cristão que só busca a Deus na "arca" (crise). Quando o sol voltar a brilhar, que sua primeira atitude seja de gratidão e renovação de compromisso. Onde está o seu altar hoje?

 CONCLUSÃO: Assim como nos dias de Noé, muitos ouviram o chamado, mas permaneceram fora da arca. O juízo veio, e apenas aqueles que entraram foram salvos. Hoje, Deus ainda oferece graça antes que venha o juízo final.

Se o seu coração tem se afastado d’Ele, saiba que a porta da graça continua aberta esperando seu retorno. Cristo é a verdadeira arca, e somente n’Ele há salvação. Não permaneça fora — entre pela fé, receba o perdão e a vida eterna que Deus oferece. O juízo virá, mas a graça está diante de você agora.

Não espere mais... decida agora onde você está. Se você se distanciou, se afastou do Senhor Jesus... Hoje pode ser o dia da sua reconciliação com Deus e do recomeço da sua vida em Cristo. Abra o seu coração enquanto a porta ainda está aberta, porque amanhã pode ser tarde demais. Entre hoje pela fé.

 

terça-feira, 8 de julho de 2025

A FÉ QUE VENCE O MEDO E A DÚVIDA

 



Texto principal: Mateus 14:22–33

 

28 E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.  29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.  30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.  31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento”

 

Introdução

A dúvida e o medo são, sem dúvida, algumas das armas mais potentes que o inimigo usa para minar a fé do crente. Eles se infiltram nos momentos de incerteza, nas tempestades da vida e quando as respostas às orações parecem demorar. O medo nos faz questionar a presença de Deus, enquanto a dúvida nos leva a questionar Suas promessas. Contudo, Deus não nos chamou para viver reféns do medo; Ele nos convida a caminhar pela fé.

 

A história de Pedro andando sobre as águas é um exemplo vívido do que acontece quando a fé se depara com o medo. Pedro teve fé suficiente para sair do barco, mas no momento em que focou no vento e nas ondas, o medo engoliu sua fé, e ele começou a afundar. Mesmo assim, Jesus estendeu a mão e o salvou, mostrando-nos que, mesmo quando nossa fé vacila, o amor d'Ele jamais falha.

 

A mensagem de hoje é um convite divino para fortalecermos nossa fé, silenciarmos a voz do medo e superarmos toda dúvida por meio do poder da Palavra e do Espírito de Deus.

 

1. A Fé Começa Com Um Foco Firme em Jesus (Mateus 14:28-30)

A verdadeira fé está firmemente ancorada na pessoa de Jesus Cristo. Quando fixamos nossos olhos n'Ele, recebemos a força para fazer o impossível.

  • A fé é fortalecida pela Palavra de Cristo (Romanos 10:17). Quando Jesus disse: "Vem", Pedro agiu de acordo com essa palavra. A fé nasce e é nutrida quando ouvimos o que Deus diz.
  • O medo cresce quando mudamos o foco (Mateus 14:30). No instante em que Pedro olhou para o vento e as ondas, o medo suplantou sua fé. O inimigo amplia os problemas para distorcer nossa visão de Deus.
  • Jesus nunca decepciona aqueles que olham para Ele (Salmo 34:5). Aqueles que olham para o Senhor jamais serão envergonhados. Manter os olhos em Jesus garante o apoio divino.
  • A fé se concentra na grandeza de Deus, não no poder da tempestade (Isaías 26:3). A paz perfeita vem para aqueles cujos corações permanecem firmes no Senhor.

Exemplo bíblico: A mulher com fluxo de sangue se concentrou no poder de Jesus e o tocou pela fé, o que lhe trouxe cura instantânea (Marcos 5:25–34).

 

2. A Fé Declara Vitória Mesmo na Incerteza

A fé não espera por condições perfeitas; ela declara as promessas de Deus em meio à adversidade.

  • Fale palavras cheias de fé diante do medo (2 Coríntios 4:13). Cremos e, portanto, falamos. Nossa confissão deve estar alinhada com a Palavra de Deus, e não com nossos medos.
  • Recuse-se a deixar que as circunstâncias definam suas expectativas (Romanos 4:20-21). Assim como Abraão, não devemos duvidar da promessa de Deus por incredulidade, mas estar plenamente persuadidos.
  • A fé se alegra antes que a resposta venha (Filipenses 4:6). Alegrar-se antecipadamente demonstra confiança na capacidade e disposição de Deus para agir.
  • Deus honra declarações ousadas de fé (Marcos 11:23). Quando falamos às montanhas com fé, elas precisam se mover. A fé fala daquilo em que crê, não do que vê.

Exemplo bíblico: Davi declarou vitória sobre Golias antes do início da batalha, e suas palavras estavam alinhadas com sua fé em Deus (1 Samuel 17:45–47).

 

3. A Fé Permanece Apesar de Atrasos e Decepções

A fé genuína não é abalada pelo tempo ou por contratempos temporários; ela perdura até que a promessa seja cumprida.

  • Os períodos de espera são períodos de provação (Tiago 1:3-4). A fé é testada na sala de espera. A paciência nos aperfeiçoa à medida que confiamos no tempo de Deus.
  • Adiar não é negar (Habacuque 2:3). Ainda que a visão se atrase, espere por ela. As promessas de Deus se cumprirão no tempo determinado.
  • A dúvida surge quando interpretamos atraso como abandono (João 11:21). Marta pensou que Jesus estava atrasado, mas Ele chegou bem a tempo de ressuscitar Lázaro.
  • A fé escolhe confiar mesmo quando os sentimentos discordam (Jó 13:15). Jó disse: "Ainda que ele me mate, ainda assim confiarei nele". Essa é a linguagem da fé inabalável.

Exemplo bíblico: A fé de Ana persistiu durante anos de esterilidade até que Deus respondeu e lhe deu Samuel (1 Samuel 1:10–20).

 

4. A Fé Se Fortalece na Presença de Deus (Mateus 14:31-32)

O medo perde seu poder quando temos consciência da proximidade de Deus. A fé é alimentada pela consciência de que Deus está conosco.

  • Deus não nos deu um espírito de covardia (2 Timóteo 1:7). O medo não vem de Deus. Seu Espírito nos capacita com coragem, amor e moderação (autocontrole).
  • A presença de Deus nos assegura a vitória (Isaías 41:10). Não estamos sozinhos. Ele nos sustenta com Sua destra justa.
  • A adoração convida a paz de Deus para nossos corações (Salmo 23:4). Mesmo no vale da sombra da morte, não tememos mal algum porque Ele está conosco.
  • O Espírito Santo fortalece o nosso homem interior (Efésios 3:16). A fé não é natural; é uma força espiritual que cresce quando estamos enraizados no Espírito.

Exemplo bíblico: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego permaneceram firmes na fé, e a presença de Deus os acompanhou no fogo (Daniel 3:24–25).

 

Conclusão

A fé que supera a dúvida e o medo não se baseia em emoções ou lógica humana — ela se enraíza na Palavra de Deus e é sustentada por Sua presença. Como crentes, não estamos isentos de provações, tempestades ou atrasos, mas somos capacitados a atravessá-los com confiança naquele que nunca falha.

Não importa o que você esteja enfrentando hoje, lembre-se de que a fé olha para cima quando tudo o mais está desmoronando. A fé sai do barco quando a lógica diz para ficar. A fé acredita em um Deus que ressuscita os mortos, acalma a tempestade e nunca desiste. Permita que sua fé se eleve acima do medo, e sua vitória certamente se manifestará.




APROFUNDANDO NOSSA FÉ

 


Uma Jornada de Transformação

 

Texto: Lucas 5:1-11

 

5 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. 6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

 

Introdução:

 

A narrativa de Lucas 5:1-11 é muito mais que um milagre; ela é um convite para percebermos como nossas vidas comuns podem ser transformadas em extraordinárias com a direção de Deus. Naquela época, as pessoas se reuniam ao redor de Jesus para ouvir a Palavra de Deus, porque o Senhor tem a surpreendente capacidade de converter o cotidiano em algo extraordinário.

O Senhor está presente nas tarefas diárias, assim como nos grandes e decisivos momentos da vida. O mesmo Jesus que transformou água em vinho nas bodas de Caná (João 2:1-11) foi o mesmo que mudou radicalmente a vida de uma mulher em meio às tarefas domésticas, ao encontrá-la tirando água do poço (João 4:1-26).

Há detalhes importantes a serem observados nesta história. No versículo 2, os pescadores não estão em seus barcos, mas na praia lavando as redes. Simão nos explica o motivo no versículo 5: eles pescaram a noite toda e nada pegaram. Estavam lavando as redes para tentar novamente na noite seguinte.

O texto nos convida a confiar na Palavra de Cristo e a esperá-la como uma luz acesa. Nesta passagem, Jesus chama seus primeiros discípulos, ensinando-nos sobre a entrega e o compromisso, não apenas na vida espiritual, mas em todos os aspectos da nossa existência.

Nas lutas diárias, não devemos desanimar. Precisamos ter fé em Cristo. A fé é o impulso para realizar grandes planos para o Senhor, é crer e confiar em Sua Palavra e caminhar em direção ao Seu propósito. Aprofunde sua fé, ainda há esperança: lance as redes!

 

I. Jesus Revela Seu Poder Aos Seus Discípulos (Lucas 5:1-3)

 A fé em Deus é despertada ao ouvir a Palavra do Senhor, acompanhada por um profundo desejo de ouvi-Lo.

  1. A passagem bíblica de hoje nos diz que as pessoas se reuniram para ouvir a Palavra do Senhor. Elas queriam ouvir, desejavam mais de Deus, como diz o Salmo 119:103: "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais do que mel para a minha boca".
  2. A passagem também nos ensina que o Senhor Jesus estava "junto ao lago de Genesaré". O termo Genesaré significa "Jardim das Riquezas" ou "Jardim do Príncipe". E era exatamente isso que eles encontrariam ali: o Filho do Rei, Jesus Cristo, ensinando as riquezas da revelação do Reino dos Céus.
  3. Nos evangelhos, vemos que o Senhor Jesus ensinava continuamente, em todo lugar e tempo, em cada situação, por meio de Seus sermões e ações.
  4. O Senhor Jesus também ensina a partir da crise: eles "lavaram as redes" e "nada tinham pescado", o que gerava desânimo, decepção e cansaço.

 

Ele os ensina também em seu local de trabalho, o barco.

  1. O Senhor sempre nos instruirá. Nosso discipulado é diário; onde estivermos, Ele nos ensina algo novo.
  2. Portanto, uma das virtudes do cristão é manter um coração ensinável, manso e humilde para receber tudo o que vem de Deus.
  3. É preciso ter em mente que a fé em Deus gera milagres. A fé no Senhor persevera diante das dificuldades, pois sua confiança está nas Palavras do Senhor.

 

II. Precisamos Manter a Confiança Diante da Incerteza (V. 4-5)

 

A resposta de Simão foi carregada de ceticismo, mas também de obediência: "Mestre, trabalhamos arduamente a noite toda e não pegamos nada, mas, sobre a tua palavra, lançarei as redes". Sua resposta é um modelo de fé prática.

  1. Em nossa jornada diária, a fé nos impulsiona a agir mesmo quando o sucesso não é garantido, confiando que a orientação do Senhor que seguimos tem um propósito maior.
  2. O resultado da obediência de Simão não foi apenas uma pesca abundante, mas um convite pessoal para uma vida com maior significado: "De agora em diante você será pescador de homens" (v. 10b).
  3. Este momento de graça revela como encontros verdadeiros podem mudar a trajetória de nossas vidas, convidando-nos a participar de uma missão maior do que nós mesmos.

 

III. Um Desafio à Obediência (V. 4-5)

 

A fé é uma evidência de confiança onde o cristão deposita seu coração nas Palavras de seu Deus (versículos 4-5).

  1. O discípulo Pedro ouviu a mensagem do Senhor em seu barco. As Escrituras não nos dizem qual foi esse ensinamento.
  2. O Senhor Jesus lhe dá uma palavra, uma instrução. Ele tinha vindo de uma pescaria noturna, as redes estavam lavadas, e ele certamente estava cansado (à noite os peixes subiam à superfície, e durante o dia se escondiam do calor). Jesus era um Mestre das Escrituras, e Pedro e os demais discípulos nunca o tinham visto pescar, porém Pedro lhe responde: "Sobre a tua palavra lançarei a rede".
  3. As palavras de Jesus contêm tanto um comando quanto uma promessa. Jesus estava prometendo que, se Pedro obedecesse, ele pegaria peixes. Tenho certeza de que, depois de uma longa noite de pesca infrutífera, isso deve ter sido difícil de acreditar. Mas Pedro acreditou.

 

Podemos aprender algumas lições úteis com isso:

    1. Deus nunca dá uma ordem sem um propósito.
    2. Deus pretende abençoar aqueles que Lhe obedecem sem hesitação.
    3. Os maiores milagres de Deus geralmente exigem nossa cooperação.

 

Devemos nos esforçar para obedecer acima da razão, pois esta pode ser um obstáculo à obra sobrenatural de Deus. Pedro obedeceu apesar das adversidades e pôde ver o poder do Senhor agindo a seu favor.

Assim como os pescadores desta passagem, o Senhor nos salvou e redimiu para um propósito também. O Senhor chama cada um de nós, como Seus seguidores, para papéis e lugares de serviço específicos em nossos próprios chamados.

 

Conclusão: Pedro e os outros puderam ver um grande milagre. Assim também, quando confiamos no Senhor e seguimos Sua Palavra, veremos coisas maravilhosas. Não é pela nossa habilidade ou experiência, é pelo poder e graça de Deus conosco.

Essa linda história nos lembra que cada dia é uma oportunidade para aprofundar nossa fé e nossa dedicação. É um chamado não apenas para fazer o que é confortável, mas para se aventurar no extraordinário com a orientação de uma fé viva e ativa. Nossos medos e fracassos, sob essa luz, tornam-se trampolins para um destino maior e mais significativo com a orientação de Jesus.

 


segunda-feira, 9 de junho de 2025

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?


 Texto: Mateus 25:31-34,41,46

 41 Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.”

INTRODUÇÃO: A eternidade é uma realidade que todo ser humano precisa enfrentar, e precisa se preocupar.  A Bíblia nos diz que, após esta vida, há um destino eterno para todos — seja na presença de Deus no céu ou separados dEle em um lugar de tormento chamado inferno. As decisões que tomamos nesta vida determinam onde passaremos a eternidade. Hoje, refletiremos sobre a certeza da eternidade e a importância de nos prepararmos para ela.

Mas, primeiro vamos refletir em algumas perguntas: Esta vida aqui na terra é tudo o que existe? Depois que eu morrer, para onde irei? Irei para o céu? Como se alcança a vida eterna?

Essas são questões importantes que todos ponderam de tempos em tempos. No entanto, frequentemente passam muito tempo pensando em coisas como ganhar mais dinheiro, como obter a aprovação de outras pessoas e até mesmo no que celebridades e times esportivos profissionais estão fazendo. Jesus nos diz o que é mais importante, Ele nos diz que devemos nos preocupar mais com os tesouros do céu do que com os da terra, porque todas as coisas materiais na terra se deteriorarão e passarão (Mt 6:19-21).

A Bíblia ensina que todos nós temos uma alma e todas as almas têm um destino eterno. Existem apenas dois destinos possíveis: céu ou inferno. O céu é um lugar de vida eterna com o próprio Deus, livre de dor e sofrimento. O inferno é um lugar de morte eterna, onde só existe tormento (Apocalipse, capítulos 20 e 21, mostra um contraste). Mateus 25 descreve o Juízo Final, e Jesus diz no versículo 46: “E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”

QUERIDOS OUVINTES, EU QUERO QUE TODOS ENTENDA NESSA NOITE QUE A ETERNIDADE É CERTA PARA TODOS.

 a)    A vida na Terra é temporária:

§  Tiago 4:14 nos lembra que nossa vida é como uma névoa que aparece por um instante e depois se dissipa. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.”  

§  A vida terrena é breve, mas a eternidade dura para sempre. O que fazemos com o tempo que temos na Terra determinará nosso destino eterno.

b)    Dois Destinos Eternos:

§  Jesus falou claramente sobre os dois destinos possíveis: a vida eterna no céu ou a separação eterna de Deus no inferno (Mt 25:46).

§  O céu é um lugar de alegria e paz na presença de Deus, enquanto o inferno é descrito como um lugar de tormento (Lc 16:22-24). Nosso assunto esta noite é: Onde você passará a eternidade?

 

Em primeiro lugar...

 

I.                 LEMBRE-SE DE QUE EXISTE UMA ETERNIDADE – ( Mt 25:34,41,46)

 

A)   Isso é uma realidade.

 1.     Podemos tentar fechar os olhos para esse assunto, mas ele permanece. Olhe para a frente esta noite.

2.     Você pode viver cinco anos, dez anos, vinte anos, trinta, quarenta, cinquenta anos. Mas e depois? Os cinquenta anos logo se acabarão. E depois? 

3. A ETERNIDADE! Ela se estende diante de nós, sem parar. Séculos sem fim se passarão, eras se passarão, mas ainda assim a eternidade se estende sem parar. Ela sempre se estenderá, nunca mais terá fim.

4.     Agora, Imagina como será viver eternamente num lugar de fogo e sofrimento eterno, sem nunca chagar ao fim!

5.     Ao entregar minha vida a Cristo, eu fico feliz que, ao olhar para o futuro, eu veja uma eternidade que não tem fim. Existe uma eternidade. E como será maravilhoso viver eternamente ao lado do Senhor Jesus!

 Em segundo lugar...

II.               LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ DEVE PASSAR ESSA ETERNIDADE EM ALGUM LUGAR – (Dn 12:2; Mt 25:46)

 

A)   Nunca chegará o tempo em que sua alma deixará de existir

 1.     Ao deixar esse mundo, você estará em algum lugar por toda a eternidade. Os homens às vezes tentam acreditar que, quando morrem, deixarão de existir, que quando morrerem, será o seu fim.

2.     Homens que vivem como animais naturalmente desejam acreditar que morrerão como animais, mas há algo em todas as nossas almas que nos diz que não é assim.

3.     E há Alguém que veio a nós da eternidade, veio a nós do céu, veio a nós sendo o próprio Deus. Ele apresentou Suas credenciais perfeitamente satisfatórias de Sua origem divina, de Sua vinda da eternidade, esse alguém é Jesus Cristo, e Ele nos disse que há uma eternidade para cada um de nós e que devemos passá-la em algum lugar.

 Em terceiro lugar,

III.             A QUESTÃO DE ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUESTÃO DE ONDE VOCÊ PASSARÁ SUA VIDA PRESENTE.

 

A)   As pessoas são ANSIOSAS sobre onde passar suas vidas no presente.

 

1.     Sobre passar sua vida em uma casa de campo ou em um palácio?

2.     Sobre passar sua vida em meio ao luxo da riqueza ou em meio às privações da pobreza?

3.     Sobre passar sua vida em meio a companheiros agradáveis ​​ou em meio a inimigos amargos?

4.     Sobre passar sua vida presente com saúde e felicidade ou em dor, cansaço e tristeza?

 

B)   Quão ansiosos são sobre essas questões!

 

1.     Mas essas questões são comparativamente sem importância em comparação a eternidade. Suponha que a pessoa passe sua vida em um palácio. Suponha que a pessoa tenha tudo o que o dinheiro pode comprar. Ela se viste elegantemente e se alimento suntuosamente todos os dias. Vai as festas e frequentemente faz turismo conhecendo outras cidades, estados ou mesmo viaja para outros países.

2.     Alguém vai dizer: Oh, que vida feliz! Suponha que seja uma vida feliz. A pergunta é: Quanto tempo durará essa vida feliz? Dez anos, vinte anos, quarenta anos, cinquenta anos, e de repente tudo acabou.

3.     E DEPOIS? O CAIXÃO, A SEPULTURA, A ETERNIDADE. Por outro lado, suponha que ela passe a sua vida na pobreza. Tenho quartos pequenos e confinados. Tenho comida bem precária, e muitas vezes não o suficiente. Uso roupas surradas. Tenho que trabalhar duro por um salário muito baixo. Os ricos passam por ela e pelos seus filhos na rua e os consideram pouco mais importantes do que os seus cães os gatos.

4.     A pergunta é:  Quanto tempo durará essa vida? Dez anos, vinte anos, quarenta anos, e tudo acabou. E depois? A eternidade! Uma eternidade de alegria, ou pode ser uma eternidade de tristeza, pior do que qualquer miséria que ela tenha conhecido aqui, não absolutamente nenhuma comparação com tamanho sofrimento.

5.     Por isso, a questão de onde passaremos a eternidade é a questão mais importante. Esta vida é uma jornada para uma eternidade sem fim. Entregue sua vida a Cristo e esteja preparado ou preparada.

 6.     Encare com sinceridade esta grande questão hoje mesmo: Onde passarei a eternidade?


C)   É POSSÍVEL SABERMOS ONDE PASSAREMOS A ETERNIDADE.

 

1.     Paulo sabia onde passaria a eternidade. Ele disse: "Para mim, morrer é lucro". E novamente: "Partirei para estar com Cristo, o que é infinitamente melhor" (Fp 1:23).

2.     E ainda: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4:7,8).

3.     Você também pode saber onde passará sua eternidade, para isso você precisa entregar sua vida a Cristo

 

D)   Cada pessoa vaia passar sua eternidade em um desses dois lugares que a Bíblia fala: NO CÉU OU NO INFERNO.

§  A natureza dos lugares é a questão importante. O Céu é um lugar de santidade, felicidade, alegria, paz e amor. O Inferno é um lugar de fogo, tormento, grito, desespero, miséria e dor. Cada pessoa passará a eternidade em um outro desses dois lugares. Com Cristo ou com o Diabo. Com o santo e puro ou com o profano, o blasfemo, o vil. E isso será por toda a eternidade – (Mc 9:43-48).

 

E)    ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE SERÁ DEFINIDO NA VIDA AQUI E AGORA.

§  Jesus Cristo diz em João 8:24: "Por isso eu vos disse que morrereis em vossos pecados. Porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados."

§  Em João 8:21, Jesus disse: "Se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. Para onde eu vou, não podeis ir." Em outras palavras, Jesus diz que, a menos que creiamos nEle, morreremos em nossos pecados, e que, se morrermos em nossos pecados, nosso destino eterno está selado. E não haverá outra chance.

§  Isso deixa claro que onde passaremos a eternidade é decidido pelas ações. Deixa claro que onde passaremos a eternidade será definido na vida que agora temos. É preciso entregar a vida a Cristo Ele tem o poder de perdoar seus pecados e salvar da condenação eterna (1ª Jo 1:9).

§  Creia em Jesus Cristo. Porque, se você crê em Jesus Cristo, o lugar onde passaremos a eternidade está definido nesta vida com Ele no céu.

 

F)    ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE SERÁ DETERMINADO PELO QUE VOCÊ FIZER COM JESUS ​​CRISTO.

1.     Se você aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, passará a eternidade com Ele. Se rejeitar Jesus Cristo, passará a eternidade longe dEle. Ouça o que diz a palavra de Deus. "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (Jo 3:36).

2.     Ela também diz: "O Senhor Jesus será manifestado do céu com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais sofrerão castigo, até a destruição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" (2ª Ts 1:7-9). Onde passaremos a eternidade será determinado pelo que fizermos com Jesus Cristo na vida presente. Meu amigo, para onde você vai? Onde você passará a eternidade?

 

Ilustração: Há uma história que diz que... Em 1867, um jovem nobre francês foi a Londres consultar o Dr. Forbes Winslow, o eminente patologista especializado em doenças mentais. Ele recebeu cartas de apresentação de homens eminentes da França, entre outras, uma de Napoleão III, Imperador da França. Ao chegar a Londres, visitou o Dr. Forbes Winslow e apresentou suas cartas de apresentação. Depois de lê-las, o Dr. Winslow perguntou-lhe qual era o problema. O jovem respondeu: "Não consigo dormir. Não tenho uma boa noite de sono há dois anos e, se não conseguir dormir, vou enlouquecer." O Dr. Forbes Winslow perguntou-lhe por que ele não conseguia dormir. Ele respondeu que não sabia dizer. "Você perdeu dinheiro?" "Não." "Você sofreu em nome da honra ou da reputação?" "Não que eu saiba." "Você perdeu amigos?" "Não recentemente." "Por que então você não consegue dormir?" O jovem respondeu que preferia não contar. O Dr. Winslow disse: "A menos que me diga, eu não posso ajudá-lo." "Bem, então, se quer saber, sou um infiel. Meu pai foi um infiel antes de mim, mas, por mais estranho que possa parecer, embora eu seja um infiel e meu pai tenha sido um infiel antes de mim, quando vou para a cama à noite, sou assombrado por este pensamento: “Onde devo passá-la a eternidade?” E isso me tira todo o sono. Me assombra a noite toda. Se consigo dormir um pouco, meus pensamentos durante o sono são piores do que meus pensamentos acordados, e acordo do sono assombrado pela pergunta: “Onde devo passá-la a eternidade?”

"Não posso ajudá-lo", respondeu o Dr. Winslow calmamente. "O quê?", exclamou o jovem, "você não pode me ajudar? Vim de Paris a Londres para que minha última esperança fosse tirada de mim?" "Não", respondeu o Dr. Winslow, "não posso ajudá-lo, mas posso lhe indicar um médico que pode." Ele atravessou o escritório, pegou uma Bíblia da mesa e apontou para Isaías 53:5, onde leu: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Este é o único Médico no universo que pode ajudá-lo, Jesus Cristo." Os lábios do jovem nobre francês se curvaram em desprezo. "O que", disse ele, "o senhor quer me dizer, Dr. Forbes Winslow, que o senhor, um dos principais cientistas da atualidade, o mais eminente patologista em doenças mentais do mundo, acredita nessa superstição decadente do cristianismo?" "Sim", respondeu o Dr. Winslow calmamente, "eu creio em Cristo, e crer nEle me salvou de me tornar o que o senhor é." O jovem francês ficou em profunda reflexão por um momento, então olhou para o Dr. Winslow e disse: "Bem, para ser honesto, eu deveria pelo menos estar pronto para considerar isso, não é?" "Sim." "Bem,"Você quer ser meu professor?" "Sim", respondeu o Dr. Forbes Winslow, e o eminente patologista em doenças da mente tornou-se o médico da alma. Por vários dias, ele abriu a Palavra de Deus sobre Cristo e Sua salvação para o jovem nobre até que a luz raiou em sua alma, ele se rendeu a Cristo e seu coração ficou em paz e ele voltou para Paris com a grande questão resolvida: “Onde devo passá-la a eternidade? “Onde devo passá-la a eternidade?”

 

CONCLUSÃO: Agradeço a Deus por saber também onde passarei a eternidade. Passarei com Cristo na glória. Meu querido, aquele jovem resolveu a questão a respeito da eternidade. Hoje você também precisa resolver essa questão.

Onde você passará a sua eternidade? Esta é a pergunta mais importante que todo indivíduo deve responder. Jesus abriu o caminho para a vida eterna por meio do Seu sacrifício, mas cabe a cada um aceitar a Sua dádiva. Ao refletirmos sobre a eternidade, garantimos que nossas vidas estejam alinhadas com a vontade de Deus. Se você ainda não tomou a decisão de seguir a Cristo, hoje é o dia da salvação. Vivamos com a eternidade em mente, sabendo que nosso tempo na Terra é curto, mas a eternidade é para sempre.

Hoje à noite, você ainda não tem Cristo como teu Senhor e Salvador; hoje você pode ter um encontro com Cristo, a escolha e sua.