domingo, 4 de agosto de 2024

A PALAVRA DE DEUS: REMÉDIO PARA A ALMA

 

Texto: João 5:24

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida"

INTRODUÇÃO: Todos Vivemos tempos difíceis ou de provação, e em todos eles é Deus nossa força e ajuda. Ele mesmo estabeleceu usar Sua palavra para alimente-nos e ajude-nos. O poder da palavra de Deus nos fortalece e para avançar e realizar os planos que o Senhor designou para você. nós...

A Palavra de Deus tem o poder como solução para todas as necessidades humanas. Imagine uma ferramenta que, independentemente de qualquer situação, que é capaz de fornecer a solução que você precisa. Um remédio universal, uma resposta para todas as perguntas, uma luz nas horas mais sombrias e um refúgio nos momentos de desespero.

É incrível pensar em algo assim, não é? Pois, meus amados, essa ferramenta não é fruto da imaginação, mas uma realidade que tem transformado vidas ao longo da história da humanidade. Estou falando da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Hoje, quero compartilhar com vocês sobre o poder da Palavra de Deus como a solução para todas as necessidades humanas. Ela não é apenas um livro com histórias antigas; é a mensagem viva e inspirada pelo próprio Criador do universo, nosso Deus amoroso. Quando compreendemos o papel e a autoridade da Palavra de Deus em nossas vidas, começamos a entender que ela é a resposta para todas as nossas inquietações, dores e desafios...

Nosso Deus soberano nos deixou este tesouro, a Bíblia, para ser a DIREÇÃO em nossa jornada, uma luz em nosso caminho e uma âncora em meio às tempestades da vida. A Palavra de Deus não conhece limites, barreiras ou restrições. Ela é viva e eficaz, capaz de tocar o mais profundo do nosso ser e suprir todas as nossas necessidades espirituais.

Hoje vamos explorar alguns aspectos em que a Palavra de Deus se revela como a solução para todas as necessidades humanas.

À medida que MEDITAMOS nas Escrituras, ABRA O SEU CORAÇÃO, deixe Deus falar e tocar em sua vida, lembre-se de que você está prestes a descobrir o remédio divino que traz vida, luz, salvação, saúde, alimento, poder e consolação.

Esse é um convite para sua transformação completa por meio da Palavra de Deus. Que ao reconhecer essa reflexão, o Espírito Santo possa aplicar o poder da Palavra de Deus em nossas vidas diárias.

Em primeiro lugar a palavra de Deus é o remédio para a alma, porque...

 I.           A PALAVRA DE DEUS TRAZ VIDA PARA OS QUE ESTÃO MORTOS EM PECADO (Ef 2:1)

 

  1. A condição espiritual daqueles que estão “mortos em pecado”, é deplorável.

35 Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. 36 Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor (Mt 9:35,36).

  1. O texto deixa claro que estão mortos nos delitos e pecados - A morte à qual o escritor se refere aqui é a espiritual, não a física; isto é, separação de Deus (Mt 9:35).

 §  O pecado é a morte da alma.( Is 9:2Jo 5:25), “morto”(espiritualmente), 

“Separados da vida de Deus” (Efésios 4:18).

a-     O texto fala que Jesus ao desembarcar num lugar deserto, viu uma grande multidão e Ele compadeceu-se dela v. 32.

b-    As pessoas estão sofrendo, nos seus rostos está estampado medo, vazio, solidão.

c-     Jesus compadeceu-se porque a condição dos pecadores sem Cristo é profundamente deplorável é de abalar o coração.

 

1.  Estão desorientados, vivendo nos vícios e pecados.

ü  O texto diz: “Eram como ovelhas que não tem pastor”.

a-     Esta era a dolorosa realidade daquele povo, como hoje é a realidade de todas as pessoas sem Cristo em toda parte do mundo.

b-    Sem conhecer o Evangelho, andam desgarrados, como ovelhas, desviando-se do Caminho da verdade... Is 53:6.

3.     Então, por que Deus mostra que o pecador precisa converter-se?

·        a) Porque está indo na direção errada (Isaías 53:6 – ARA)

·        “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”

  • Leia Filipenses 2.16: “retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem trabalhei em vão.”

 

Em segundo lugar a Palavra de Deus é o remédio para a alma, porque...

II.        PORQUE ELA É LUZ PARA OS QUE ESTÃO NAS TREVAS (SAL 119:105)

 

  • Aborde a escuridão espiritual que muitos enfrentam.
  • Leia Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

A) O mundo em está em trevas

 

1.  Ao olharmos para o mundo em que vivemos, não é difícil concluirmos que ele está em trevas. Basta sair às ruas. Basta consultar a mídia. Basta conversar com as pessoas. A Bíblia diz, em 1João 5:19, que “o mundo todo está sob o poder do Maligno”. Toda a criação está sob o poder do mal, isto é, mantida em submissão pelo inimigo, o qual, segundo Jesus, é o príncipe deste mundo (cf. Jo 12.31; 14.30; 16.11).

2.  A Bíblia diz que Jesus trouxe luz as nossas trevas. O texto de Mateus 4:16 diz que aqueles que estavam em trevas viram uma maravilhosa luz (Jesus). As trevas são a vida de pecado que nos cega para a verdade e a luz e a libertação que encontramos numa vida com Jesus.

 

2.  Hoje Jesus quer trazer luz para sua vida. Quando abandonamos o pecado e recebemos a Jesus como Senhor e Salvador fechamos a porta para o maligno e permitimos que Jesus traga clareza e direção a nossa vida. Jesus nos liberta e salva. Quer sair das trevas? Quer andar na luz? Deixe o pecado e receba a Jesus como Senhor e Salvador para fazer o que Ele mandar.

 

Em TERCEIRO lugar a Palavra de Deus é o remédio para a alma, porque...

 III.     A PALAVRA DE DEUS É O PODER SALVADOR PARA OS PERDIDOS (Rm 1:16)

 

  • O pecador está perdido e separado de Deus e a necessidade de salvação.
  • Leia Romanos 1.16: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”

Ilustração Matias Garcia, pastor de uma Igreja Batista Mexicana, conta de um conhecido bandido no México que numa de suas fugas de assaltos levou, entre outras coisas saqueadas, uma Bíblia. As autoridades começaram a fazer uma busca persistente do homem, enquanto ele estava oculto em uma caverna. Como ele não tivesse nada para fazer, começou a ler a Bíblia.

Depois, quando todos haviam se esquecido de sua perseguição em vão ao
homem, um dia ele apresentou-se ao tribunal criminal do México, disse: “Aqui estou como prisioneiro”.

    O juiz perguntou: “Quem é você?”

    Ele disse “Eu sou Juan Chavez”. O juiz estremeceu ao ouvir o nome do temível bandido, mas perguntou: “O que o levou a vir apresentar-se aqui como prisioneiro?”

Serenamente o bandido tirou uma Bíblia que trazia guardada e
apresentando-a, disse: “Este livro me trouxe de volta para pagar minha dívida para com a sociedade, justamente como Jesus pagou minhas dívidas peranteDeus.”
(Silvano da Silva Reis – Mil e Uma Ilustrações para Sermões, Pregações & Palestras)

 

CONCLUSÃO: A obra de Cristo de nos tirar das trevas e nos levar para a Sua luz, Ele disse: 12 Falou-lhes pois Jesus outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8:12).

Cristo se compadece de nós e quer tirar dessa situação todos os que estão perdidos. Para isso, você  precisa se aproximar dEle, reconhecendo os seus pecados e abandonando-os e se entregar a Ele pela fé, receber em seu coação.

Para esta semana, queremos propor os seguintes desafios:

1.  Verifique com sinceridade se você está andando em trevas ou em luz. Quais áreas da sua vida estão em trevas?

3.  Confesse cada pecado a Deus e receba total purificação (cf. 1Jo 1.9);

 

 Apelo Final

  • Busque na Palavra de Deus a solução para suas necessidades espirituais.
  • Leia diária da Bíblia, a meditação e a aplicação prática da Escritura.
  • Ore por aqueles que precisam de uma nova vida, orientação, nutrição espiritual, poder, consolo e salvação. Encoraje-os a buscar tudo isso na Palavra de Deus.

 

 

 

 



A MARATONA DA FÉ

 

Texto: Hebreus 12:1,2

 

INTRODUÇÃO: A cada quatro anos, atletas de diversas nacionalidades se reúnem num país previamente escolhido para disputar um conjunto de modalidades esportivas nos famosos Jogos Olímpicos. A bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados que indicam os cinco continentes e suas cores.

Os gregos foram os precursores dos Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C. já faziam homenagens aos deuses. Mas foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos de forma organizada.

A maioria dos amados irmãos aqui, já está familiarizada com o grande Hall da Fama da Galeria da Fé em Hebreus 11. Já Hebreus 12:1 é um versículo de transição, como indicado pela palavra de abertura, “portanto”. Quando o capítulo 12 começa, o escritor para de se referir aos heróis da fé do passado volta sua atenção para os dias atuais e para nós.

Há pelo menos três coisas que podemos descobrir neste versículo de transição que se aplicam a cada um de nós hoje. Que são:

·       Motivação

·       Eliminação

·       Continuação

 

I.           MOTIVAÇÃO – V. 1

 

“...nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas”

 

1.   Os grandes heróis da fé do passado (Abraão, Noé, Moisés, etc.) dão testemunho do valor e da bênção de viver pela fé.

2.   Nossa motivação para “correr a carreira que nos é proposta” não é que receberemos elogios daqueles que estão sentados, por assim dizer, nas arquibancadas celestiais, nos aplaudindo.

3.   Em vez disso, somos inspirados e estimulados à vitória pelos exemplos piedosos que aqueles santos deram durante suas vidas.

4.   Sua demonstração de fé nos encoraja a viver de maneira semelhante.

 

II.        ELIMINAÇÃO – V. 1

 

“deixemos de lado todo peso e o pecado que nos envolve”

 

A.   Essas palavras nos desafiam a deixar de lado tanto os pesos quanto os pecados que nos atrasariam na maratona do serviço de Deus.


1.   “Pesos” são empecilhos que, embora não necessariamente pecaminosos, nos atrasariam ou nos impediriam de atingir o desempenho máximo.

2.   Um verdadeiro atleta tirará todas as peças de roupa desnecessárias antes de competir em uma corrida.

3.   Por exemplo, você correria uma corrida com botas de combate? Embora não haja nada de “errado” nisso, seria tolice escolher aquele calçado específico para usar em uma corrida.

4.   Os cristãos enfrentam muitas coisas hoje que não são necessariamente ruins ou malignas, mas que podem consumir tempo, drenar energia e desviar a mente.

5.   Essas coisas não são pecados mas podem facilmente se tornar pesos para nos atrasar na corrida da fé e impedir nosso avanço no reino de Deus.

6.   Seja sábio(a) naquilo que você permite!


III.     CONTINUAÇÃO – Vs. 1,2

 

“corramos com paciência [resistência] a carreira que nos é proposta”

 

A.   Precisamos correr com perseverança (Hb 12.1). 


1.   Correr com perseverança é não desanimar em face das dificuldades. É prosseguir com determinação, é não desviar-se do alvo.

2.   Devemos correr com perseverança, pois somente a firme persistência obterá o triunfo.

3.   Apesar dos obstáculos, o corredor cristão não deve recuar jamais, mas deve prosseguir de modo perseverante.

4.   E esta perseverança exige esforço constante a qual o levará a cruzar a faixa de chegada (1Co 9:24,25).

 

B.  Resistência é a determinação firme de continuar, independentemente da tentação de desacelerar ou desistir.

 1.   Na verdade, nossa inspiração para continuar é encontrada no versículo 2, “Olhando para Jesus… que, pela alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz…” (Hb 12:2).

2.   Se a vida cristã fosse uma corrida de velocidade, a maioria das pessoas conseguiria lidar com ela. Mas é uma corrida de longa distância — e é a distância que já venceu muitos, a distância tem derrotados muitos.

3.   O que é uma maratona? A maratona é uma corrida de rua que tem a distância oficial de 42,195 km, calculados do início ao fim do circuito. Foi criada a partir do mito grego do soldado Pheidippides, que teria corrido 40 km da cidade de Maratona até Atenas para comunicar a vitória dos atenienses na guerra contra os persas.

 

C.  A metáfora atlética aqui apresenta a vida cheia de fé como um esforço exigente e constante.


1.   Como a vida cristã é uma maratona e não uma corrida de velocidade, temos que considerar o quadro geral.

 

a)   Deus nos diz que descanso e recreação são necessários ( Mc 6:31 ).

b)  Ele também nos deu uma família que precisa do nosso tempo e atenção ( Ef 5:21-6:4 ). Aqui Deus deu orientação para a família... Ver os versos (Ef 5:28-33).

c)   E Ele quer que cuidemos do templo do nosso corpo que pertence a Ele ( I Cor 3:16-17 ).

d)  Mesmo assim, devemos praticar a dedicação e a determinação necessárias para terminar a corrida da vida em uma posição que traga glória a Deus.

 

Conclusão: Todos os vencedores da Corrida Cristã comparecerão diante do Tribunal de Cristo para receberem o seu prêmio. A palavra “Tribunal” no grego é “bema”, e é encontrada em Romanos 14:10. “Pois todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo”. Essa palavra era empregada para designar o lugar onde os atletas recebiam o prêmio por haverem vencido as maratonas. O prêmio é oferecido aos atletas vencedores. O prêmio dos salvos será a coroa da justiça (2 Tm 4:8); a coroa da vida (Ap 2:10) etc. que receberemos naquele dia glorioso. A vitória não é dos que correm, é sim dos que correm e chegam até o fim. Portanto nunca desista, pois a coisa mais importante em uma corrida é a conquista de sua vitória.

Lembre-se: onde nunca houve luta e esforço, também nunca houve vitória. Lute, corra e vença, você não é simplesmente um vencedor, é mais que vencedor.

UMA FÉ INABALÁVEL

 

Texto: Daniel 3:16-18

 

INTRODUÇÃO: Irmãos e irmãs em Cristo, hoje quero falar sobre a importância de termos uma fé inabalável, fundamentada na Palavra de Deus. A fé inabalável, é uma fé começa agora e nos transportará para a eternidade, porque a realidade desse tempo passará.

Mas você e eu fomos feitos para a eternidade e estamos sendo enviados para um lugar, que a Bíblia nos diz que lá não haverá lamento, não haverá, tristeza, dor... porque as novas coisas se estabelecerão por toda eternidade.

A história do povo de Deus baseia-se na fé inabalável de muitos homens e mulheres que tinham uma fé radical e princípios absolutos que guiaram as suas vidas através de provações, perseguições e desafios.

Hoje em nossos dias, para uma boa percentagem de cristãos habituados a um evangelho quase “paradisíaco e superficial”, é bastante difícil medir o que muitos na Bíblia e na história do Cristianismo tiveram de passar para manter a sua fé e servir a Deus.

Meus queridos(as) irmãos(as), precisamos viver a fé de tal maneira que a a nossa fé seja inabalável (inquebrantável), longe de diminuir diante das provações e dos desafios que vivemos neste mundo. Uma fé inabalável exige homens e mulheres dependentes e comprometidos com Deus no meio de um mundo que não quer sabe alguma coisa sobre Ele.

A experiência de Sadraque, Mesaque, Abede Nego, leva-nos a considerar o que realmente significa uma fé radical, uma fé inabalável, uma fé inegociável, uma fé inquebrantável.

As declarações desses homens diante da autoridade máxima de seu tempo, em meio ao dilema de adorar ou não o Deus verdadeiro e adorar a estátua de ouro do rei Nabucodonozor ou outros deuses; a fé desses nossos irmãos do passado e servos de Deus marcou suas vidas como homens fiéis e dedicados incondicionalmente ao Deus Todo-Poderoso.

Vivenciar uma fé inabalável será sempre um desafio que marcará um antes e um depois em nossa vida espiritual.

 I.           A FÉ NABALÁVEL NOS ENSINA QUE A OBEDIÊNCIA A DEUS NÃO É UMA OPÇÃO – (V. 16)

 Sadraque, Mesaque e Abede Nego responderam ao rei Nabucodonosor, dizendo: “Não é necessário que te respondamos sobre este assunto” (v. 16)

 

A) Essas palavras denotam firmeza e determinação.


1.   Não houve necessidade de apresentar um discurso elaborado ali para se defender ou dá certas desculpas. Poucas palavras foram suficientes. Os “heróis” e servos de Deus abriram os céus com sua fé inabalável – Deus enviou um anjo até a fornalha ardente (Dn 3:24-26).

2.   Nossa obediência a Deus sempre nos permitirá desfrutar das bênçãos que Ele nos prometeu. Quão glorioso é saber que as bênçãos de Deus nos alcançarão!

3.   E quando é que isso se tornará realidade? Quando colocamos em prática a Palavra de Deus e somos obedientes ao Senhor. 

4.   Adorar a estátua do rei era um teste de fé e lealdade a Deus. A fornalha ardente era real, e a ameaça do rei era verdadeira. A posição dos jovens era firme e inegociável. Hebreus 11:1 nos ensina que A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

5.   A fé verdadeira e salvadora nos ensina a olhar para o desconhecido e a confiar até nas coisas que não podemos ver, mas que foram prometidas por Deus. Uma fé inabalável nos faz permanecer olhando para o invisível e confiando que Deus cumpre o que promete.

 II.        A FÉ INABALÁVEL NÃO É NEGOCIÁVEL – (V. 17)

 Eis que o nosso Deus, a quem servimos, é capaz de nos livrar da fornalha de fogo ardente; e da tua mão, ó rei, ele nos livrará”(v. 17)

 

A)  Uma fé inabalável nos faz permanecer firmes diante das provações e dos momentos difíceis que vivemos neste mundo.

 1.   Daniel e seus amigos tinham uma fé inabalável. Sua confiança no Senhor os sustentou quando foram tirado de sua terra natal, levados cativos e enviados para um país estrangeiro.

2.   Essa fé os fortaleceu ao servir quatro reis diferentes (Daniel) e enfrentar muitos problemas, com certeza.

3.   Suas vidas e seus legados ainda hoje marcam a história, como só seria possível a alguém que se deixou ser movido por uma fé inabalável

 A primeira coisa que Deus nos mostra quando comecei a estudar a vida de Daniel foi que: 

1) A Babilônia não era um lugar para justos, era um lugar para ambiciosos. 

2) A segunda coisa foi:  Daniel sobreviveu mesmo quando seu nome e sua realidade foram mudados. 


a)   Ele, desde o primeiro momento, se posicionou diante das situações e em nenhum período ele hesitou diante das mudanças que estavam acontecendo. 

b)  Aliás, quem de nós seria corajoso como Daniel em não negar a Deus e sua  diante de tantas provações?

c)   Não comer os manjares do rei, ser fortalecido em Deus, não se contaminando com aquilo que era ilícito comer, não esquecer sua identidade e suas convicções mesmo diante de tanta idolatria e riquezas terrenas. 

 III.     CONHECER A DEUS E CONFIAR NELE SÃO OS DOIS ELEMENTOS-CHAVE DA FÉ INABALÁVEL – (V. 17,18)

 

A) Daniel e seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abede Nego, que eram membro da nobreza israelita, conhecia o Senhor desde cedo.


1.   Enquanto estiveram cativos, suas palavras e ações mostraram que eles conheciam as Sagradas Escrituras e que queriam obedecer a Deus.

2.   Quando lhe serviram comida que havia sido sacrificada aos ídolos, eles correram um grande risco ao pedir que lhe dessem outra comida. Deus fez com que eles conquistasse a boa vontade do oficial (Dn 1:5-9).

3.   Tal como Daniel, nós também devemos investir as nossas vidas aprendendo e fazendo o que agrada ao nosso Pai celestial. Para que possais andar dignamente diante do SENHOR, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Col 1:10).

4.   Estes jovens não só sabiam o que diziam as Sagradas Escrituras; eles também confiaram que Deus faria o que havia prometido.

5.   Cada vez que Daniel e seus três amigos assumiam uma postura piedosa, eles demonstravam sua confiança em seu Pai celestial. Eles tinham uma fé firme, “inabalável”.

6.   Eles não sabiam ao certo se o Senhor os livraria da fornalha ardente, mas confiaram nEle para fazer o que era certo (Dn 3:16-18).

IV.       A FÉ INABALÁVEL NOS FAZ AGIR COM CORAGEM -  (V. 18)

 E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (v. 18)

 

A)  Quando vivemos pela fé e acreditamos em Deus e na Sua Palavra, podemos viver com coragem, confiando que Ele lutará por nós em qualquer circunstância.

 1.   A fé exige que sejamos corajosos e ser corajosos através da fé viva no Senhor nos ajuda a não fraquejar quando somos testados. “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1:7).

2.   É a coragem que nos leva a acreditar que as circunstâncias da vida mudarão, apesar de termos sido decepcionados muitas vezes. É preciso coragem para acreditar mesmo quando as evidências estão contra nós.

3.   A coragem é necessária quando as circunstâncias não estão a nosso favor ou quando não temos certeza de como proceder. Quando a nossa reação é que nunca podemos deixar de acreditar, pois a verdadeira fé não é fantasia, e sim, precisa ser real em Deus.

4.   Na tradição e na Palavra de Deus, a fé não é a postura de “ver para crer”, mas sim a confiança em realidades melhores e novas quando elas ainda não são evidentes nas nossas vidas.

CONCLUSÃO: Uma fé inabalável é vivida e demonstrada nos momentos mais difíceis e necessários, nos momentos em que o nome de Deus deve ser honrado. A Palavra de Deus é a base da nossa fé inabalável. É por meio da leitura e estudo da Bíblia que conhecemos a Deus e Seus planos para nós. Jesus nos ensina que a Palavra de Deus é a verdade e que devemos conhecê-la para sermos libertos, daquilo que nos intimidam, pode ser o medo (Jo 8:32). O apóstolo Paulo nos ensina que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo (Rm 10:17).

 E por fim, irmãos e irmãs, uma FÉ INABALÁVEL é aquela que não se abala diante das tribulações, que persevera diante dos desafios, que aprende com as experiências, que tem a esperança em Cristo, que ora sem cessar e que tem a Palavra de Deus como fundamento. Que o Espírito Santo nos conceda a graça de ter uma fé inabalável e que possamos glorificar a Deus em todos os momentos da nossa vida. Amém.