Texto: Daniel
3:16-18
INTRODUÇÃO: Irmãos e irmãs em Cristo, hoje quero falar sobre a
importância de termos uma fé inabalável, fundamentada na Palavra de Deus.
A fé inabalável, é uma fé começa agora e nos transportará para a eternidade,
porque a realidade desse tempo passará.
Mas
você e eu fomos feitos para a eternidade e estamos sendo enviados para um
lugar, que a Bíblia nos diz que lá não haverá lamento, não haverá, tristeza,
dor... porque as novas coisas se estabelecerão por toda eternidade.
A história do povo de Deus baseia-se na fé
inabalável de muitos homens e mulheres que tinham uma fé radical e
princípios absolutos que guiaram as suas vidas através de provações,
perseguições e desafios.
Hoje em nossos dias, para uma boa percentagem
de cristãos habituados a um evangelho quase “paradisíaco e superficial”, é
bastante difícil medir o que muitos na Bíblia e na história do Cristianismo
tiveram de passar para manter a sua fé e servir a Deus.
Meus queridos(as) irmãos(as), precisamos viver a fé de tal maneira que a a nossa fé seja
inabalável (inquebrantável), longe de diminuir diante das provações e dos
desafios que vivemos neste mundo. Uma fé inabalável exige homens e
mulheres dependentes e comprometidos com Deus no meio de um mundo que não quer
sabe alguma coisa sobre Ele.
A experiência de Sadraque, Mesaque, Abede
Nego, leva-nos a considerar o que realmente significa uma fé radical, uma fé
inabalável, uma fé inegociável, uma fé inquebrantável.
As declarações desses homens diante da
autoridade máxima de seu tempo, em meio ao dilema de adorar ou não o Deus
verdadeiro e adorar a estátua de ouro do rei Nabucodonozor ou outros deuses; a fé desses nossos irmãos do passado e servos de Deus marcou
suas vidas como homens fiéis e dedicados
incondicionalmente ao Deus Todo-Poderoso.
Vivenciar uma fé inabalável será sempre um desafio que marcará um antes e um depois em nossa vida espiritual.
I. A FÉ NABALÁVEL NOS ENSINA QUE A OBEDIÊNCIA A DEUS NÃO É UMA OPÇÃO – (V. 16)
“Sadraque, Mesaque e Abede Nego responderam ao rei Nabucodonosor, dizendo: “Não é necessário que te respondamos sobre este assunto” (v. 16)
A) Essas palavras denotam firmeza e determinação.
1. Não houve necessidade de apresentar um discurso elaborado ali para se defender ou dá certas desculpas. Poucas palavras foram suficientes. Os “heróis” e servos de Deus abriram os céus com sua fé inabalável – Deus enviou um anjo até a fornalha ardente (Dn 3:24-26).
2. Nossa obediência a Deus sempre nos permitirá desfrutar das bênçãos que Ele nos prometeu. Quão glorioso é saber que as bênçãos de Deus nos alcançarão!
3. E quando é que isso se tornará realidade? Quando colocamos em prática a Palavra de Deus e somos obedientes ao Senhor.
4. Adorar a estátua do rei era um teste de fé e lealdade a Deus. A fornalha ardente era real, e a ameaça do rei era verdadeira. A posição dos jovens era firme e inegociável. Hebreus 11:1 nos ensina que “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”.
5. A fé verdadeira e salvadora nos ensina a olhar para o desconhecido e a confiar até nas coisas que não podemos ver, mas que foram prometidas por Deus. Uma fé inabalável nos faz permanecer olhando para o invisível e confiando que Deus cumpre o que promete.
II. A FÉ INABALÁVEL NÃO É NEGOCIÁVEL – (V. 17)
“Eis que o nosso Deus, a quem servimos, é capaz de nos livrar da fornalha de fogo ardente; e da tua mão, ó rei, ele nos livrará”(v. 17)
A) Uma fé inabalável nos faz permanecer firmes diante das
provações e dos momentos difíceis que vivemos neste mundo.
1. Daniel e seus amigos tinham uma fé inabalável. Sua confiança no Senhor os sustentou quando foram tirado de sua terra natal, levados cativos e enviados para um país estrangeiro.
2. Essa fé os fortaleceu ao servir quatro reis diferentes (Daniel) e enfrentar muitos problemas, com certeza.
3. Suas vidas e seus legados ainda hoje marcam a história, como só seria possível a alguém que se deixou ser movido por uma fé inabalável.
A primeira coisa que Deus nos mostra quando comecei a estudar a vida de Daniel foi que:
1) A Babilônia não era um lugar para justos, era
um lugar para ambiciosos.
2) A segunda coisa foi: Daniel sobreviveu mesmo quando seu nome e sua realidade foram mudados.
a) Ele, desde o primeiro momento, se posicionou diante das situações e em nenhum período ele hesitou diante das mudanças que estavam acontecendo.
b) Aliás, quem de nós seria corajoso como Daniel em não negar a Deus e sua fé diante de tantas provações?
c) Não comer os manjares do rei, ser fortalecido em Deus, não se contaminando com aquilo que era ilícito comer, não esquecer sua identidade e suas convicções mesmo diante de tanta idolatria e riquezas terrenas.
III. CONHECER A DEUS E CONFIAR NELE SÃO OS DOIS ELEMENTOS-CHAVE DA FÉ INABALÁVEL – (V. 17,18)
A) Daniel e seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abede Nego, que eram membro da nobreza israelita, conhecia o Senhor desde cedo.
1. Enquanto estiveram cativos, suas palavras e ações mostraram que eles conheciam as Sagradas Escrituras e que queriam obedecer a Deus.
2. Quando lhe serviram comida que havia sido sacrificada aos ídolos, eles correram um grande risco ao pedir que lhe dessem outra comida. Deus fez com que eles conquistasse a boa vontade do oficial (Dn 1:5-9).
3. Tal como Daniel, nós também devemos investir as nossas vidas aprendendo e fazendo o que agrada ao nosso Pai celestial. “Para que possais andar dignamente diante do SENHOR, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Col 1:10).
4. Estes jovens não só sabiam o que diziam as Sagradas Escrituras; eles também confiaram que Deus faria o que havia prometido.
5. Cada vez que Daniel e seus três amigos assumiam uma postura piedosa, eles demonstravam sua confiança em seu Pai celestial. Eles tinham uma fé firme, “inabalável”.
6. Eles não sabiam ao certo se o Senhor os livraria da fornalha ardente, mas confiaram nEle para fazer o que era certo (Dn 3:16-18).
IV. A FÉ INABALÁVEL NOS FAZ AGIR COM CORAGEM - (V. 18)
“E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (v. 18)
A) Quando vivemos pela fé e acreditamos em Deus e na Sua
Palavra, podemos viver com coragem, confiando que Ele lutará por nós em
qualquer circunstância.
1. A fé exige que sejamos corajosos e ser corajosos através da fé viva no Senhor nos ajuda a não fraquejar quando somos testados. “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1:7).
2. É a coragem que nos leva a acreditar que as circunstâncias da vida mudarão, apesar de termos sido decepcionados muitas vezes. É preciso coragem para acreditar mesmo quando as evidências estão contra nós.
3. A coragem é necessária quando as circunstâncias não estão a nosso favor ou quando não temos certeza de como proceder. Quando a nossa reação é que nunca podemos deixar de acreditar, pois a verdadeira fé não é fantasia, e sim, precisa ser real em Deus.
4. Na tradição e na Palavra de Deus, a fé não é a postura de “ver para crer”, mas sim a confiança em realidades melhores e novas quando elas ainda não são evidentes nas nossas vidas.
CONCLUSÃO: Uma fé inabalável é vivida e demonstrada nos momentos mais difíceis e necessários, nos momentos em que o nome de Deus deve ser honrado. A Palavra de Deus é a base da nossa fé inabalável. É por meio da leitura e estudo da Bíblia que conhecemos a Deus e Seus planos para nós. Jesus nos ensina que a Palavra de Deus é a verdade e que devemos conhecê-la para sermos libertos, daquilo que nos intimidam, pode ser o medo (Jo 8:32). O apóstolo Paulo nos ensina que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo (Rm 10:17).
E por fim, irmãos e irmãs, uma FÉ INABALÁVEL é aquela que não se abala diante das tribulações, que persevera diante dos desafios, que aprende com as experiências, que tem a esperança em Cristo, que ora sem cessar e que tem a Palavra de Deus como fundamento. Que o Espírito Santo nos conceda a graça de ter uma fé inabalável e que possamos glorificar a Deus em todos os momentos da nossa vida. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário