sexta-feira, 13 de maio de 2011

A ESPERANÇA QUE NÃO MORRE



Texto: Hebreus 6:13-20

“Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa. Pois os homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda contenda. Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento; para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Introdução: Estamos refletindo sobre as "riquezas da esperança". Já ouvimos de várias pessoas frases como: "Vou desistir, vou voltar atrás, estou arrependido de ter confiado que poderia dar certo, estou perdendo tempo, vou jogar tudo para o alto". É nesse momento que a esperança tem que voltar a nossa mente com toda força: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3. 22). Não como a última que morre, mas como a esperança que não morre. Vejamos algumas razões porque nossa esperança não morre:


I.    NOSSA ESPERANÇA NÃO MORRE PORQUE ESTÁ FIRMADA NA ALIANÇA DE DEUS – v. 13

A.   Muitos têm colocado a esperança em promessas de homens, em governos, em pacotes econômicos, na bolsa de valores, em palavras jogadas ao vento, em empresas, em cursos ou em si próprio.
1.   Nós podemos esperar com esta certeza porque nossa esperança está firmada na aliança que Deus fez comigo e com você.
2.   Abraão esperou com paciência porque ele sabia que o próprio Deus firmou a promessa (v. 13).
3.   A promessa feita a Abraão é estendida a mim e a você através da obra de Jesus Cristo.
4.   Como crentes, somos filhos de Abraão, e herdeiros das promessas feitas ao nosso pai da fé. (Gálatas 3.6-9).
5.   Algumas expressões que dão a garantia da promessa que foi feita a Abraão:
6.   - V. 17: "Deus se interpôs com juramento" - Deus não precisa jurar, mas por causa de nossa incredulidade ele fez isso. Não achando ninguém superior, jurou pelo próprio nome.
7.   - V. 18: "é impossível que Deus minta", aqui podemos lembrar de Números 23.19:
8.   - V. 19: "a qual temos por âncora da alma, segura e firme". O salmista ( Salmo 42.5) nos pergunta "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu".
9.   A esperança em Deus é como um navio mantido seguro e firme por uma âncora.

10.               Nossa esperança é firmada na aliança de Deus, e ele jamais quebra uma aliança.


II. NOSSA ESPERANÇA NÃO MORRE PORQUE ESTÁ FIRMADA NAS POSSIBILIDADES DE DEUS – v. 15

A)   Devemos esperar com paciência (v. 15), assim como Abraão, porque podemos olhar as situações que nos cercam não com a nossa ótica, mas com a ótica de Deus.
1.   A promessa feita a Abraão é de que ele seria abençoado e que teria grande descendência (vs. 14).
2.    Mas um dia Abraão foi chamado por Deus, Deus pediu-lhe por sacrifício seu único filho, o filho da promessa, o filho a quem muito amava (Gn 22.2).
3.   Abraão poderia olhar a circunstância e perder totalmente a esperança. Poderia dizer "está tudo acabado, vou desistir, não valeu a pena esperar".
4.   Quais são as circunstâncias pelas quais você tem passado nesta hora? Seu casamento (piora), sua saúde (agrava-se), suas finanças (crise).
5.   Ainda que para nós, monte Moriá significa o fim, para Deus significa o começo, para nós adorar pode significar perder tempo, para Deus entregar e confiar, para nós a falta do cordeiro significa impedimento ou derrota (talvez você esteja vendo apenas o cutelo e o fogo), para Deus significa a possibilidade de provisão, para nós o altar significa morte, para Deus é onde ele gera vida. Hb 11:17-19.
6.   Podemos esperar com paciência quando passamos a olhar as situações de acordo com as possibilidades de Deus.


III. NOSSA ESPERANÇA NÃO MORRE PORQUE ESTÁ FIRMADA NA PROMESSA DE DEUS – v. 15

A)   Deus é fiel e não permitirá que nenhuma de suas promessas caia por terra.
1.   Precisamos aprender a esperar com a certeza de que nossa esperança nunca morre. Hb 10.23: "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel".
2.   Nossa esperança não está apenas baseada nas promessas para agora, para nosso bem estar ou felicidade.
3.   Mas nossa esperança está acima de tudo baseada na promessa de um futuro certo, de uma eternidade plena, de vida eterna. 1 Jo 2.25: "E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna".

Conclusão: Esta promessa tem como garantia a obra de Jesus, adentrando os céus, tornando-se o grande sumo sacerdote, sentando-se à direita do pai e nosso intercessor.     Podemos cantar nossa esperança "Vivo feliz pois, sou de Jesus" e esperar os céus, mesmo em meio a lutas ou dificuldades, porque "Vencendo vem Jesus". Nossa esperança está firmada na promessa de Deus, ele voltará.
    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário