sábado, 24 de setembro de 2011

COMO VAI O JOVEM?


Texto: 2 Samuel 18:32

Introdução: O mundo no qual vivemos, prende, nos vícios, nos prazeres, escraviza e destrói os jovens. Esta é uma estratégia de Satanás por saber que os jovens são a esperança do amanhã, a esperança da nossa geração. Como conhecedores da Palavra de Deus, a qual é a única fonte de transformação e restauração para a nossa nação, precisamos nos incomodar com a triste realidade que os jovens dos nossos dias estão enfrentando. E perguntar como vai jovem em ralação sua vida? Como vai jovem na sua relação com o mundo? Como vai jovem em relação a Deus? Como vai em relação ao próximo, em relação a igreja, como vai em relação ao plano do coração de Deus para o alcance dos perdidos?

Estas perguntas nos desafiam a uma avaliação profunda:

I.           COMO VAI O JOVEM EM RELAÇÃO A SI MESMO? (2 Sam.18:9,10)

A)  É fundamental procurar conhecer a si mesmo, conhecer o seu real valor para Deus.

1.   No texto lido, encontramos o jovem Absalão totalmente indefeso, pendurado pelos cabelos.
2.   Tudo isto devido a sua rebeldia em não acatar as ordens do seu pai – Joabe transpassou o seu coração com três dardos.
3.   Tem muitos jovens no mundo que são destruídos por escolha própria, pela decisão de escolher para si uma vida medíocre; não acatando os ordens de Deus, para o seu bem e um futuro coroado de vitórias.

B)  É preciso confiar e esperar nas promessas e conselhos de Deus. Tenha cuidado com os conselhos maus (2 Sam 17:1-3).

1.  Seguir maus conselhos leva a destruição e embaraços na vida. No salmo 1:1 lemos que: “Bem aventurado é aquele que não anda segundo os conselhos dos ímpios (maus).

2.  Deus nos mostra, através do livro de 1 João 2:15-17, coisas onde o nosso coração não deve se apegar:
1º) Não ameis o mundo.
2º) Não ameis as coisas que no mundo há.
            3º) Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
3.  Amar o mundo é amar tudo aquilo que contrário a Palavra de Deus (v16) – “...concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida.”
4.  Veja que aqui fala da nossa relação de intimidade com Deus ou a entrega aos desejos da carne.

1.   Aitofel e Husai ofereceram conselhos conflitantes ao jovem Absalão (2 Sam. 17:11-14).

“O conselho do Senhor é eterno e é eterna a Sua misericórdia porque Ele é bom” (Salmos 33:11) “O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração”. (Salmos 100:5) “Porque o SENHOR é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração”.

A verdadeira sabedoria está nos conselhos de Deus. 

2.   Invista no seu potencial com sabedoria. Absalão investiu de uma forma inadequada e foi uma investida para a sua destruição. A sua rebeldia e falta de temor no coração, levaram para a morte.

II.          COMO VAI O JOVEM EM RELAÇÃO AO MUNDO? (2 Sam. 18:32)

A)  O rei Davi esperava ansiosamente notícias do jovem Absalão. Quando der repente chega a pior notícia, que lhe trouxe amargo sofrimento. Quantas vezes esperamos uma boa notícia a respeito de jovens que ainda estão longe de Deus, presos pelos prazeres deste mundo, atolados nos vícios e sem esperança, e que estamos vendo a cada dia são as piores notícias de jovens que estão sendo destruídos sem conhecer a Jesus Cristo como Salvador e esperança para a vida eterna.

1.   Notícias desagradáveis perturbam (2 Sam. 18:33).
2.   Enquanto temos esperança, vamos deixar a luz de Cristo brilhar em nossa geração. Ajudar nossos semelhantes.
3.   Embora aquele fosse um filho rebelde, Davi queria ajudar (2 Sam. 18:32). Antes da batalha começar, Davi fala com Joabe, Abisai e Itai para serem gentis com Absalão (2 Sam. 18:5).
4.   Mesmo que todos se levantem contra nós, nossa atitude deve ser: amar e orar por todos (Rm. 12:12,14,18,21) que diz: ”Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

5.   Servindo de bênção e nunca de maldição – “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele” ( Pv. 16:7). “E há de suceder, ó casa de Judá, e ó casa de Israel, que, assim como éreis uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, mas sejam fortes as vossas mãos” (Zac. 8:13).

III.     COMO VAI O JOVEM EM REÇÃO A DEUS? (Ecl. 12:1)

A)  Entregar-se a Deus cada dia mais, viver para o agrado dEle, fazer a preciosa vontade do Senhor. Sendo um instrumento de bênçãos para todos. Deus disse para Abraão: “... e tu, sê uma bênção” Gen. 12:2.

B)  Em relação a igreja, se envolver nas atividades da mesma. Buscar seu crescimento e o crescimento da obra. Está consciente do seu papel no corpo de Cristo.

Conclusão: Que possamos cada vez mais nos preocupar e revestir-nos de coragem e sairmos em busca dos jovens. Resgatá-los para o reino de Deus.

Vai bem contigo jovem? Tua vida vai bem com Deus, com a família? Qual a tua situação em relação a Cristo? Quer ser feliz de verdade e experimentar uma vida transformada? Entregue tua vida a Jesus Cristo Ele pode te libertar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário