quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A IRA DE DEUS SOBRE A TERRA


 Texto: Ezequiel 14:12-22

 

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça” (Romanos 1:18).

INTRODUÇÃO: Estamos vivendo tempos difíceis, onde a terra toda está sendo assolada, a terra toda está sendo devastada por um mal que tem ceifado a muitos.

    Quando Deus anunciou para o profeta Ezequiel o mal que viria sobra a terra Ele faz questão de mencionar três grandes homens do passado: Noé, Jó e Daniel, homens fiéis a Ele.

1.   Noé, na época do dilúvio, o único justo que Deus viu sobre a face da terra.

2.   Jó, um homem sincero, reto e temente a Deus, que nunca negou a Deus por mais difícil que foi a sua vida.

3.   Daniel, homem de oração, buscava a Deus três vezes por dia.

    Deus fala: A terra está em pecado, a terra está corrompida e o meu juízo virá sobre ela. Ele disse que nem a oração daqueles três justos iria livrar a terra da Sua ira, dos Seus juízos. Quando a mão de Deus pesa, não há quem possa impedir. Deus quer que as pessoas se arrependam e volte-se para Ele. Só dessa forma virá o livramento de Deus sobre mundo.

    Olhando para o texto e fazendo uma comparação com Romanos 1:18-32, podemos ver uma triste realidade atual: Os homens afastados de Deus.

    A ira de Deus é a expressão do Seu justo juízo contra o pecado e contra o pecador. “É uma manifestação da vingança divina contra os violadores da Sua Palavra e para quem não há manifestação da sua misericórdia”,1 a saber, os ímpios.  

    Vicent Cheung(Tangue) ressalta que a ira de Deus é a sua divina cólera contra tudo que é contrário à santidade e à retidão; é seu intenso aborrecimento para com o pecado e a impiedade.3 Em suma, a Ira de Deus, nas palavras J.I.Packer, “é a sua justiça reagindo contra a injustiça”.

     Ele é amor, mas também é santo, também é justo! Deus está irado contra os perversos deste mundo, contra aqueles que omitem ou manipulam a verdade e contra quem persiste na prática do mal e do pecado! “Deus julga os justos, e Deus fica com raiva dos perversos todos os dias”. (Sal 7:11 KJF)

     Deus é misericordioso (Sl 136), mas Deus está irado contra o pecado também! “Porque a ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. (Rm 1:18 KJF).”

    Mas a Bíblia também é clara em afirmar que Deus é santo e por isso deve ser temido - “... tremei diante dele todos os moradores da terra” Sl 96:9, Aqueles que amam o pecado e não se arrependem hão de  lidar com sua ira mais cedo ou mais tarde.

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou pessoa impura, ou homem avarento, o qual é idolatra, tem herança alguma no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles”. (Ef 5:5-7 KJF)

    Embora a Bíblia revele que Deus seja paciente, querendo que todo homem se renda à verdade e ao bem, Ele não abrirá mão de sua santidade e justiça, deixando que o pecador fique sem o castigo. “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. (Rm 12:19 NVI).

    Deus não aplaude as coisas que Ele detesta, não considera o culpado como inocente e nem pode ser enganado por alguém (Na 1:3); por ser justo, não permite que o injusto tenha um final feliz com seus planos perversos! A menos que o pecador se arrependa e crê no Senhor Jesus! “Quem cava uma armadilha, nela acabará caindo; quem rola uma pedra sobre os outros será atropelado pelo retorno da mesma pedra que havia empurrado” (Pv 26:27).

 I.           QUAIS SÃO AS COISAS CONTRA AS QUAIS DEUS ESTÁ IRADO HOJE EM DIA? – (Ez 14:13,21)

 

A) O texto fala de quatro maus juízos que Deus enviaria sobre a terra: A espada, a fome, as ferras e a peste para arrancar os homens da terra.

    Quero chamar sua atenção para essa realidade! Nesses dias difíceis, quantos homens não foram arrancados da face da terra? Quantas pessoas que já morreram por causa desse vírus?

 ENTÃO, quais são as coisas contra as quais Deus está irado hoje?

1.   Deus está irado contra o assassinato de milhares de bebês, que tem seu crescimento cruelmente interrompido no ventre de suas mães através do aborto! (Ap 22:15).

2.   Deus está irado com a inversão de valores morais que promove o relacionamento sexual de homens com homens e mulheres com mulheres, e com as ideologias que exploram a sexualidade infantil através de uma verdadeira lavagem cerebral (Rm 1:271 Co 6:9Jd 7).

3.   Deus está irado contra a injustiça e os subornos, que pervertem o juízo e omitem a verdade nos tribunais (Sl 82:2-4).

4.   Deus está irado contra a idolatria e contra as procissões, onde levam imagens de escultura feitas por mãos humanas e louvam ídolos, venerando-os como se fossem deuses! (Is 45:20).

5.   Deus está irado contra os “falsos profetas” fraudulentos que omitem e/ou manipulam as verdades de Sua Palavra, a fim de oferecer ao povo o veneno mortífero das heresias (2 Pd 2:1-3).

6.   Deus está irado contra aqueles que se dizem salvos e santos, mas na verdade vivem como se Deus não existisse! (Lc 17:1,2).

 

    REFLITA UM POUCO... Como é que está a sua vida hoje? Você que é servo de Deus e você que não é servo de Deus. Como está sua vida com Deus?  

    O que está acontecendo com o mundo, porque ele está sendo assolado? Deus quer que o homem amoleça seu coração, se arrependa dos seus maus caminhos e volte para Deus – (2 Cron 7:14).

 

II.        MUITAS PESSOAS NÃO TEMEM MAIS A IRA DE DEUS, E OUTRAS DESPREZAM O PRÓPRIO DEUS E A SUA PALAVRA – Ez 14:12,13.

 

A)  Há quem duvide da vinda do Senhor Jesus Cristo e quem desacredite que Deus está irado contra os iníquos - (2 Pd 2:1-3).

 ·         Nos dias de hoje, o povo não quer mais saber de Deus, acabou o temor a Deus, o mundo está vivendo como Sodoma e Gomorra, o povo está vivendo como na era de Noé, onde a Palavra de Deus que Noé pregava, o povo desprezava e só queria saber de comer, beber e festas, até que o dilúvio veio. 

1.   O desprezo à Palavra de Deus, a incredulidade e o desconhecimento de Suas promessas levam muitas pessoas a duvidarem se Deus está irado contra a impiedade mesmo ou não, de tão acostumados que estão a ver o mal neste mundo.

 ·         Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento” (Jó 28:28).

·         O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro  (Pv 14:16). “...e acaba se dando mal” (Bíblia viva). 

2.   Mas a Bíblia revela que para Deus há um tempo determinado para executar seu juízo sobre o mal!

3.   Cada vez que entendemos mais quem é Deus, tendemos a nos arrepender de nossas más obras e lançar nosso pecado à cruz de Cristo, confessando que se não fosse a misericórdia divina estarímos perdidos. “Que toda a terra tema ao Senhor; que todos os habitantes do mundo fiquem perplexos com ele”. (Sl 34:8 KJF).

 4.   Se o homem não buscar conhecer mais de Deus e temê-lo, jamais alcançará sua misericórdia; se o homem persistir na incredulidade e na dureza de seu coração, jamais conhecerá a Deus. 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-oenquanto está perto. Deixe o ímpio (perverso) o seu caminho, e o homem maligno, (homem mau) os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. (Is 55:6-7).

CONCLUSÃO: Eu quero te dizer nesta oportunidade, que ainda é tempo, se você se arrepender, se você se voltar para Deus, Ele ouvirá a Sua oração.

    Deus não pode ser criticado por dar as pessoas aquilo que elas merecem, especialmente depois de avisá-las com antecedência, vez após vez, sobre o juízo. Qual será o final da história? A mão de Deus vai pesar sobre este mundo.

·         Você está afastado de Deus, você que ainda não é um cristão, entregue-se a Cristo e garanta o seu futuro eterno através de Jesus o Filho de Deus.

·         Ele é a cura da enfermidade, Ele é cura da tristeza, Ele é a Porta do céu que pode se abrir na tua vida. Mas para isso é preciso andar na presença dEle.

     Esta é uma razão e tanto para avaliar sua vida hoje se juntar ao grupo dos salvos hoje, é hora de aproveitar a oportunidade de arrependimento... hoje! E se entregando a Cristo pela fé, que seja livre da ira vindoura...

2 Cor 13:5 (NIV) "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário