quinta-feira, 11 de agosto de 2022

JESUS É A PORTA CÉU


 Texto: João 10:9-10

 

9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

 

Introdução: A porta é símbolo da passagem de uma esfera, de um lugar, de uma situação para outra. Com certeza você já bateu em muitas portas e não conseguiu abrir, a porta continua fechada para você; existem portas fechadas em muitas vidas e trancadas a cadeados. E nem sempre a porta que se abre tem o que o que você procura e por esse motivo você continua batendo em outras portas sem encontrar a solução daquilo que procuram. Hoje eu gostaria de falar sobre uma Porta que se abriu a mais de 2.000 anos atrás e que continua aberta, mas um dia vai fechar. Jesus disse: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (Jo 10:9-10).

     Quando Jesus diz que Ele é porta, é uma forma alegórica de dizer que Ele é a oportunidade que se abre para encontrar algo que muda a vida. Essa porta é a mais importante na vida do ser humano. Após entramos por Esta porta, outras portas se abrirão posteriormente por causa de Jesus. Muitos querem que as portas se abram sem passar pela porta principal que é Jesus.

      Existem muitas portas, mas Jesus é a única que nos leva à vida eterna! Não é uma porta fácil de passar, Jesus nos diz que 'a porta é estreita' e requer muita busca. Porém, a palavra de Deus nos atenta sobre a porta da perdição, que é larga, ampla e muitos entrarão nela.

     Jesus é nossa porta, Ele à salvação de Deus. Ele oferece o acesso ao céu de glória, Ele oferece amparo e à segurança. Cristo é nosso protetor.

§  Jesus é a porta certa que todos nós precisamos. Muitas pessoas dizem que tentaram de tudo, e todas as portas continuam fechadas. Se este é o seu caso, eu lhe pergunto, você já tentou bater na porta de Jesus?

      Quando você pensa que está num beco sem saída, lembre-se: Jesus é a porta certa! Muitas vezes em nossas vidas nos encontramos numa situação que parece um beco sem saída... Jesus é a única saída!

      Você já entrou pela porta de Jesus?

 I.           JESUS É A PORTA VERDADEIRA - Jo 14:6

 A) Não entre pela porta errada – (Pv 14:12-17).

1.   Na vida, precisamos entender que nem tudo o que parece ser bom será benção em nossas vidas.

2.   O perigo pode estar escondido de uma forma muito camuflada, sem você perceber pode acabar caindo numa tremenda armadilha.

3.   É preciso ter cuidado com os caminhos que parecem ser bons, mas são caminhos de morte.

 

a)   Muitas vezes o ser humano é pego pela nossa falta de conhecimento, se empolga rápido com uma novidade e coisas que aparentemente são boas.

b)   A melhor escolha é buscar conselhos na Palavra de Deus, pois ela nos dá a direção correta para não entrarmos por caminhos falsos.

c)   Quando se há muita facilidade devemos desconfiar! Existe uma ordem certa para as coisas acontecerem em nossas vidas ... a porta larga e o caminho espaçoso são fáceis demais.

d)   A Bíblia nos ensina que há tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3), e às vezes as oportunidades apresentadas nos incentivam a “pegar atalhos” para conseguir o que desejamos.

e)   Uma tomada de decisão errada ou ainda ou passo em falso podem nos causar duras consequências na vida!

f)    Os caminhos que levam a morte  não se apresentam com placas de alertam para os perigos! Eles se apresentam disfarçados, de forma sútil! Mostrando-se que realmente vale a pena investir ou entrar nesse caminho aparentemente bom e quando se descobre o perigo é tarde demais.

 

4.   Hoje Jesus quer iluminar sua vida, tirando as trevas do pecado, a cegueira desse mundo em trevas.

 Ilustração: O porta-joias que brilhava

      Um homem queria presentear sua esposa com um porta-jóias. Ele entrou em uma loja e falou que queria o mais bonito porta-jóias para presentear sua mulher. E o comerciante lhe apresentou um porta-jóias belíssimo e disse: O que é mais extraordinário neste porta-jóias é que na hora em que você apaga a luz ele fica resplandecendo no escuro”. Empolgado, o homem comprou o porta-jóias todo satisfeito, e quando ele deu o porta-jóias a sua esposa, disse:

Benzinho, você nem imagina. Este porta-jóias, quando apagarmos a luz do quarto ele resplandece.

– Que maravilha! Disse sua esposa entusiasmada.

     À noite quando eles apagaram a luz, ficaram esperando o porta-jóias resplandecer. Porém, ele não brilhou. O homem ascendeu à luz e falou: – Tem alguma coisa errada! E olhou pra lá, e olhou pra cá. Sua esposa percebendo seu desapontamento, disse:

– Não se preocupe com isso. Amanhã nós resolvemos isso. Vamos dormir.

     De manhã cedo ele levantou e foi trabalhar. E sua esposa foi examinar o porta-jóias, e logo descobriu o segredo. Assim que o homem, chegou em casa, disse a sua mulher:

– Me dê o porta-jóias que eu vou à loja reclamar com o vendedor.

– Não precisa porque eu já descobri o segredo. Hoje à noite eu te mostro.

Mais tarde eles apagaram a luz do quarto, e para satisfação e alegria do casal o porta-jóias resplandecia na escuridão, muito bonito. Então o marido encantado perguntou a mulher:

– Como que você conseguiu?

– É porque você não leu as instruções. Você deveria ter deixado o porta-jóias exposto à luz do sol, pois, ele tem um mecanismo que acumula a luz solar e depois essa luz acumulada reflete no porta-jóias.

A moral dessa Ilustração:

Você é o porta-jóias. Porém, você não tem brilho próprio. Você pode conter coisas valiosas, muitas qualidades, muita cultura, muito estudo, muita capacidade. Você pode reunir todas as condições para brilhar, mas não consegue. É porque você precisa de algo. Você precisa da luz verdadeira que ilumina todo homem.

Você precisa de “JESUS CRISTO“ Ele é a luz do mundo. E para brilhar no meio das trevas, no meio da escuridão neste mundo tenebroso. Você precisa ficar exposto à luz verdadeira que é Jesus Cristo, porque Ele disse: “Eu Sou a luz do mundo”. E mais ha frente Ele declara: “Vós sois a luz do mundo”, mais saiba disto, a sua luz somente resplandecerá se você ficar exposto à verdadeira luz que é o Senhor Jesus.

 B) JESUS É A VERDADE, SATANÁS É O PAI DA MENTIRA.

 ·         Jesus é o Caminho. Isto tem um destaque especial por causa do contexto. Foi um tanto antecipado no ensino sobre a porta (10:9).  Cristo sendo a verdade torna o caminho digno de confiança e infalível.

 

1.   O cego de Jericó, chamado Bartimeu nunca tinha visto a luz e todos achavam que ele nunca poderia ser curado. Mas isso não era a verdade.

2.   Ele estava na escuridão da cegueira. Ele precisava passar pela porta da verdade que liberta - O jeito foi gritar...

3.   Não havia uma porta, uma saída para ele no meio da multidão, contudo quando ele ouviu falar de Jesus gritou sem medo e conheceu a luz da verdade (Mc 10:46-52).

 C)  Quando Lázaro morreu já havia quatro dias, suas irmãs diziam que ele já cheirava mal e que Jesus havia chegado atrasado. Mas isso não era a verdade.

1.   Jesus nunca chega atrasado e nem  tarde demais. Lázaro estava morto e sepultado, mas Jesus mandou abrir a porta remover a pedra e chamou Lázaro que ressuscitou – Jesus demonstrou a Sua glória (Jo 11).

2.   As portas do mundo nem sempre são verdadeiras. Há muitas propagandas enganosas por aí.

3.   Mesmo que alguém te diga que seu problema não tem solução, saiba que Jesus é a porta da verdade, é a solução que você precisa.

4.   Se alguém disse que é impossível, Jesus disse que é possível, creia. A última palavra é do Senhor! "Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê" ( Mc. 9:23). 

§  Você já passou pela porta da verdade? Não tenha dúvidas, Jesus é a saída para a verdade! 

II.        JESUS É A PORTA DA LIBERTAÇÃO - (Jo 8:32-36)

 As declarações de Jesus, tão simples e tão sublimes, impressionaram alguns dos que estavam presentes e se renderam a Ele como seu Senhor e Salvador.

 a)  O fato de Jesus afirmar ser Ele a porta, pressupõe a existência de um muro, uma barreira que nos separa de Deus. A Bíblia afirma que existem barreiras entre Deus e o homem. Em Isaías 59.2 somos informados de que o nome desta parede chama-se pecado. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

b)  O escritor e teólogo A. W. Tozzer diz que o homem no pecado está muito distante de Deus, porém esta distância não é geográfica, mas moral. Estar distante de Deus, denota está separado dEle.

c)  Significa se posicionar a partir de valores contrários a sua natureza de santidade e amor. Nós não temos a dimensão do que significa estar fora do Reino de Deus. 

d)  Estar fora do Reino é experimentar a morte espiritual proveniente do pecado, ou seja, uma separação de Deus. Por outro lado, fica sujeito às forças do mal que controlam tanto o mundo interior como o mundo exterior.

 

A)  Uma mulher estava encurvada há dezoito anos, sem ver o céu, não podia olhar para cima, não podia enxergar a luz da vida. 

1.    Jesus disse que ela estava presa por satanás e precisava de libertação -  Ela foi libertada pelo poder de Jesus (Lc 13:11,16).

2.    Um homem tinha um filho com um espírito perturbador que o lançava no fogo e na água e o jovem espumava de raiva.

3.    O pai levou o filho em vários lugares, até aos discípulos de Jesus, mas em todas as portas que ele bateu, as portas continuaram fechada e ele voltou sem solução. Jesus expulsou o demônio daquele jovem e ele foi liberto (Mc 9:14-29 – v. 21-27).

4.    Jesus disse que as ovelhas são livres, podendo entrar e sair e encontrar pastagem (liberdade). Só existe liberdade em Jesus.

5.    O mundo escraviza, vicia e prende as pessoas. Só Jesus liberta as pessoas! Você já passou pela porta da Libertação?

 Jesus quer libertar a sua vida totalmente!

 III.     JESUS É A PORTA DA VIDA ETERNA - Jo 10:9-10

 

A)  Jesus é o único que pode dar vida.

·         Em contraste com o ladrão (que é satanás) que vem para arrebatar a vida, Jesus vem dá vida. Só Ele oferece vida abundantemente, rica e plena.

1.   Frequentemente vemos pessoas falando a primeira parte deste texto: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir” enfatizando a ação do inimigo e esquecendo-se de falar a parte mais importante: “eu vim [Jesus] para que tenham vida e a tenham em abundância”.

2.   O texto enfatiza o poder de Deus e não a ação do diabo. O texto mostra que a ação do diabo é anulada pelo poder de Deus.

3.    A Bíblia nos fala de uma mulher que há doze anos estava enferma com hemorragia. Já havia batido em várias portas e gastado tudo o que tinha com os médicos.

4.    Ela estava condenada à morte. Quando ouviu falar que Jesus passava por ali, encontrou muitos obstáculos e não havia passagem (porta) para ela.

5.    Mesmo assim ela se arrastou e tocou em Jesus e foi curada (Mc 5:25-34) por que Jesus é a porta da Vida!

 

6.    Jesus deu a vida novamente para a filha de Jairo  (Mc 5:35-42).

7.   Muitas portas do mundo têm levado pessoas aos vícios, roubo, pecado, criminalidade e morte. A porta da vida é Jesus...

8.    Se você quer viver uma vida abundante, cheia de alegrias e vitórias, receba a Jesus como Senhor e Salvador.

Pergunta: Você já passou pela porta da vida? - Jesus é a vida eterna que você precisa! Jesus é porta de saída para o seu problema! Jesus é a porta da salvação, Jesus é a porta do céu, entre por essa porta hoje mesmo e serás salvo.

 

CONCLUSÃO: A Palavra de Deus diz: “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 4:5). Com a fé podemos abrir todas as portas que precisamos. Se não houver uma porta para você, Jesus abre o céu para te abençoar! Quando você encontrar uma porta fechada para sua vida, lembre-se: Jesus  é a Porta da Verdade, da Libertação e da Vida. Você está num beco sem saída? As portas estão fechadas para você? Jesus é a porta certa! Entre! Ele está esperando você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário