quarta-feira, 10 de agosto de 2022

ABRAÃO, EXEMPLO DE FÉ E OBEDIÊNCIA

Texto: Gênesis 12:1-5

 

1ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e seus servos que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.

 

INTRODUÇÃO: Durante a nossa existência fazemos muitas viagens em busca de novas perspectivas na vida. O que todos buscam é a certeza de novos horizontes e de melhores experiências de vida. É nessas ocasiões de recesso e reflexões que muitas definições de novos rumos de vida acontecem. Essa ordem de ideias levou-nos a pensar em Abraão numa grande viagem, saindo da sua terra, para obedecer ao chamado de Deus, indo para uma terra sem saber para onde ia. Indo para um futuro belíssimo preparado por Deus.

      Sempre existiu um grande interesse do ser humano pelo futuro. Muitos astrólogos, e videntes cobram uma taxa para fornecer o mapa astral das pessoas, tentando prever o futuro (isso é um engodo) (Is 47:10-13).

      Há uma grande procura, porque as pessoas estão preocupadas em conhecer o futuro. Mas é bom notar que a Bíblia condena tais consultas a videntes e agoureiros  (Dt 18:9-12; Is 47:10-13).

Vejamos a afirmação do profeta Daniel ao rei Nabucodonozor:

“Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar;

Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias” (Dn 2:27-28).

 Para todos nós, o futuro é um grande desconhecido.

      O fato é que o futuro é desconhecido para nós, mas não para Deus. Não podemos descortinar o que virá, mas conhecemos Aquele que sabe todas as coisas, incluindo o futuro,  e o tem em Suas mãos.

      A lição de hoje é a respeito de um homem que não sabia o que o futuro reservava para ele, mas demonstrou fé ao ser chamado por Deus para ir “para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (Hb 11:8).

Nas histórias do livro de Gênesis, notamos como Deus tem tratado a humanidade como um todo.

      Daqui para a frente, Deus começou a Se concentrar em um homem (Abrão), e depois em uma nação.

      A partir deste capítulo, Deus separa um homem chamado Abrão e lhe promete um povo e uma terra (Gn 12:1-3).

      E a partir daqui, encontramos um conjunto de histórias com uma linha temática que irá terminar no livro de Josué, com a posse da terra de Canaã.

 

I.           A GENEALOGIA DE ABRAÃO (Gn 11:10-32)

 

  1. Sua Parentela (v. 26-28).

a)   Terá o pai de Abrão era descendente de Noé, através da linhagem de Sem, e teve três filhos: Abraão, Naor e Harã.

b)   Harã era o pai de Ló. Harã morreu antes de seu pai Tera, na terra do seu nascimento, em Ur dos Caldeus.

c)   A cidade de nascimento de Abraão, foi Ur dos Caldeus (v. 28). Era uma cidade notória, pela violência, imoralidade e idolatria. Nessa época, a Babilônia era politeísta, com mais de 300 deuses. O culto a lua era dominante.

 II.        A PRIMEIRA CHAMADA DE ABRAÃO (Gn 11:27-32)

 1)   Como declaro Estevão ao sumo sacerdote: Abraão  ainda vivia em Ur dos caldeus (mesopotamia),  antes de Habitar em Harã, foi chamado por Deus para sair de sua terra, do meio da sua parentela e ir a terra que Deus havia de lhe mostrar (At 7:2-4).

2)   Não há dúvida que Abraão falou dessa chamada para seu pai Terá, o qual assumiu a liderança da viagem. Ló, também foi com eles.

3)   Abrão Habitou em Harã. 

A) UMA CHAMADA DE SEPARAÇÃO (At 7:2-4)

 

1)  “Sai” – Foi da terrível cidade de Ur que Deus chamou Abraão para uma vida diferente. A influência da cidade era muito grande, por isso Deus o chamou para uma vida de separação do mundo.

2)   “Vai” – Deus sempre nos mostra o caminho certo.

-        Antes de sermos usados por Deus no Seu serviço, temos que estar prontos a deixar a má influência deste mundo pecaminoso, que jaz no maligno e ter uma vida de separação; estar no mundo, mas não fazer parte dele (I Jo 5:19).

 B) UMA OBEDIÊNCIA PARCIAL (Gn 11:31,32)

 

1.   Não sabemos o motivo, mas chegando em Harã, perto da Babilônia, por alguma circunstância, Abraão estacionou. A única coisa que sabemos é que a cidade tem o nome do seu irmão que morreu.

2.   Quantas vezes nós os cristãos, agimos assim também! Deus nos chama para fazer algo para Ele; aceitamos a chamada, mas paramos no meio do caminho.

 III.     A SEGUNDA CHAMADA DE ABRAÃO (Gn 12:1-4)

 A) As exigências do plano de Deus (v.1-3)

 

a)   Deus tinha um plano maravilhoso para a vida de Abraão: ele se tornaria uma bênção.

b)   A semelhança de Abraão, Deus tem um plano maravilhoso para nós também. Devemos ser bênçãos na vida de nossos semelhantes.


1.   DEUS TEM UM GRANDE PLANO PARA SUA VIDA

 

a)  Ele diz através do profeta Jeremias: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”  (Jr 29:11).

b)  Você já descobriu qual é o plano que Deus tem para sua vida?

c)  Deus chamou Abraão para sair também de Harã, onde ele havia fixado residência.

 

  1. “Sai” – Três imperativos (Gn 12:1-4)

1.   “Sai da tua terra”

2.   “Sai da tua parentela”

3.   “Sai da casa de teu pai”

 

 

  1. “Vai” – Três promessas (Gn 12:1-4)

1.   Promessas de uma terra (Gn 12:1,7; 13:15,17; 15:7,18; 17:8; 28:4,14).

2.   Promessas de uma descendência numerosa (Gn 13:14-16; 15:5; 17:2,4,16).

3.   Promessas de uma bênção universal (Gn 12:3; 18:18; 22:18).


B) A esfera do plano de Deus (Gn 12:3)

 

      “Todas as famílias da terra”. Aqui notamos a visão missionária de Deus. Não somente uma nação, mas todo o mundo.

      Quando Deus planejou sua vida, o plano dEle também foi muito grande – quantas pessoas no mundo Ele quer abençoar por seu intermédio.


C) Obediência total de Abraão ao plano de Deus (Gn 12:4-9)

 

  1. A resposta de Abraão foi positiva: “Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara” (v. 4).
  2. Abraão não desobedeceu à visão celestial, mas saiu com Deus para a longa jornada.
  3. Viajando com Sarai sua esposa, com Ló seu sobrinho, os rebanhos e os servos, o patriarca finalmente chegou a Canaão, a terra da promessa.
  4. Não é fácil obedecer – precisamos de muita fé – “Pela fé, Abraão, quando chamado obedeceu” (Hb 11:8). E você?

CONCLUSÃO: Não devemos olhar para o futuro com ansiedade, porque não o conhecemos o futuro, mas devemos olhar com fé para Aquele que tudo conhece: Deus. Assim devemos correr para aquilo que foi proposto por Deus para nós (Hb 12:1,2). Devemos olhar para Aquele que tudo conhece, o qual nos levará a uma vida de bênçãos. Não devemos esquecer que encarar o futuro envolve a nossa obediência total.

      Abrão obedeceu ao Senhor e partiu confiando plenamente nEle. Começou a caminhar ouvindo e obedecendo às ordens do Senhor. Apesar das lutas e dificuldades, ia prosseguindo sabendo que Deus estava fazendo o melhor não só para ele e sua família, mas para todas as famílias da terra.

      Caro irmão, você tem buscado viver de um modo separado das influências pecaminosas da nossa sociedade hodierna? Mesmo vivendo em um mundo corrupto, tem mantido sua honestidade? Ainda mais, vivendo num mundo imoral, você tem mantido sua pureza? Você tem procurado andar pela fé?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário