quinta-feira, 11 de agosto de 2022

OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL

Texto: 2 Coríntios 6:2

 2 Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação

INTRODUÇÃO: Eu quero começar discorrendo sobre esse assunto com uma frase que diz: “Se eu tivesse outra chance faria tudo diferente”. Quantas vezes já ouvimos isto! Parece simples, mas uma nova chance não depende só de querer e desejar.  Muitas vezes não temos uma segunda chance e a nossa vida se precipita e se agita desejando que ela se refeita de novo, pois um dia foi desfeita por algo que fizemos, muitas vezes de forma impensada. Às vezes, temos uma segunda chance, mas não a aproveitamos.

     Tem um velho hino que diz: "Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar". Ninguém sabe nem se teremos um amanhã quanto mais uma nova chance!

      Muita gente sofre pela vida porque errou e nunca conseguiu consertar o seu erro. Um exemplo: Os pais se foram levados pela morte e o filho chora a maldade que cometeu contra os "velhos" que só queriam o seu bem. O filho preferiu o caminho largo da bebida, das drogas e da falsa alegria, cuspiu no prato que comeu e agora diz: "Se eu tivesse uma nova chance eu faria tudo diferente", mas a vida nem sempre nos dá esta segunda chance.

     Devemos aproveitar o momento, o dia de hoje para viver, para ser salvo, para buscar a Deus, para ser feliz e fazer alguém feliz, pois amanhã poderá ser muito tarde. 

   Quantas oportunidades que já foram desperdiçadas pelas pessoas neste mundo, oportunidades de escolha que poderiam fazer diferença no agora ou no futuro.

  Quantas oportunidades que são colocadas em segundo plano por causa de orgulho, de poder, de posição.

  Quantos que neste momento dariam tudo se pudesse voltar no tempo para resgatar as oportunidades que foram perdidas.

Muitas oportunidades são únicas. (Ec 9:1,12).

 

I.           A OPORTUNIDADE DA SALVAÇÃO É AGORA (2 Cor 6:2).

A)   Sua alma é o bem mais precioso.

1.    Segundo o ensino bíblico, uma alma vale mais que o mundo inteiro, o que quer dizer que a alma não tem preço físico.

2.    Para resgatar a alma humana, foi preciso o sangue do Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que veio tirar o pecado do mundo (Jo 1:29). Cristo deu a Sua vida pelos nossos pecados (I Cor 15:3). 

Ilustração: Um grande cirurgião ia fazer certa operação em um paciente, que só os  sofisticais aparelhamentos e conhecimento minucioso da ciência moderna tornava possível realizá-lo. Com mão segura e leve ao mesmo tempo, ele realizou com êxito a cirurgia. Ao sair da sala disse:  "Há dois anos uma operação segura e simples teria curado esta enfermidade. Há seis anos um método de vida saudável e adequado  teria evitado essa enfermidade. Nós fizemos o melhor possível. Mas a natureza tem ainda a sua palavra a dizer. Nem sempre ela consente que se impeçam suas sentenças de morte." No dia seguinte o paciente morreu. 

A coisa exata, feita no tempo exato, garante o futuro certo.

O tempo da tua salvação é hoje, entregue-se a Cristo agora mesmo, enquanto Deus está lhe dando oportunidade.

 3.   Para ser Salvo é preciso tomar uma decisão – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. (Mc 16:16). 

a)   A Palavra de Deus nos diz que existe uma doença espiritual – e essa doença tem levado ao envenenamento sistêmico do sangue pelo pecado! É a pior doença conhecida pelo homem, fatal em todos os casos se não for tratado. 

   -        O que devemos fazer? Existe alguma esperança para um pecador moribundo?

    -        O que acontece quando não tomamos uma decisão correta?

b)   Precisamos receber essa Palavra de Deus com o coração alegre e obedecê-la rapidamente (At 2:38-41). É assim que recebemos pessoalmente a salvação que Jesus comprou para nós 2.000 anos atrás.

c)   Os filhos de Israel tiveram o Mar Vermelho dividido diante deles - eles agora tinham uma maneira de escapar do Faraó e de seu exército. Se eles optassem por não caminhar para o outro lado, eles teriam sido mortos. 

 

d)  Nesse mundo sem travessia, sem fugaComo Jesus a Luz do Mundo pode te tirar das Trevas?

 

-        Noé e sua família tiveram que entrar na arca para serem salvos da destruição do dilúvio. O dilúvio veio e todos fora da arca morreram. Funciona exatamente da mesma maneira com a salvação. Se não entrar morre...

 

-        Cristo te convida hoje para a vida eterna. Tome uma decisão.

 B) Deus oferece salvação a todas as pessoas.

 1.   Muitas adiam uma decisão a favor de Cristo pensando que haverá uma ocasião melhor – mas podem facilmente perder por completo sua oportunidade.

2.   Não existe um tempo tão apropriado para receber o perdão (salvação) de Deus como o presente. Não permita que algo o impeça de vir a Cristo. 

3.   Aqueles que resistem ao toque do Espírito Santo, podem cauterizar sua mente e seu coração e não sentir mais nada, daquilo que Deus está lhe falando. Assim o coração se torna duro e a mente insensível (At 7:51; Hb 3:15). 

4.   O tempo oportuno é “agora” mesmo. Este e o tempo “aceitável”, e “favorável” – é exatamente este em que vivemos.

 A Escritura Sagrada diz: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram.” (Hb 2.3).

II.        A OPORTUNIDADE DE BUSCAR AO SENHOR É AGORA ENTANTO HÁ TEMPO (Is 55:6).

 

A) O profeta Isaías convida a buscar a Deus enquanto se pude achar, enquanto Ele está perto.

 1.   Deus está perto, e você está longe ou perto dEle? Se você está longe de Deus, não espere mais! 

2.   Hoje você pode encontrar Deus. Amanhã pode ser muito tarde. Não deixe para depois para poder procurá-lo.

3.   Quanto mais tempo passar, mais difícil será voltar para Ele e pode não ter mais a oportunidade que você tem hoje. 

4.   Busque a Deus agora, enquanto pode fazê-lo, antes que seja tarde de mais.

 -        A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55:6). 

-        Por causa da misericórdia e graça de Deus, através da obra redentora do Messias, todos são convidados a vir buscar a Deus. Esse convite é feito a todos que tem sede e fome das coisas espirituais (cf. Isaías 55:1).

 5.   Não faça como os habitantes do mundo nos dias de Noé....

 A Escritura Sagrada convida dizendo:

- “… é tempo de buscar o Senhor…” (Os 10:12).

- “… se o buscardes, o achareis…” (2Crô 15:2b).

- Tiago disse: “Chegai-vos, pois, a Deus, e ele chegará a vós…” (Tg 4:8ª).

- “… Buscai-me e vivei.” (Am 5:4).

- “… aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.” (Sl 34:10).

III.     A OPORTUNIDADE DA SUA LIBERDADE É AGORA É HOJE - (1 Cor 7:21).

 “Foste chamado sendo escravo? não te incomodes com isso; mas se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade”.

 

A) A escravidão era comum em todo Império Romano. 

1.     Hoje também não é diferente, as pessoas são escravas do pecado...  até que entregue sua vida a Cristo, que é o único que pode vencer o poder do pecado e te dar plena liberdade (Jo 8:34,36).

Aproveite a oportunidade. Hoje é o seu dia! Aproveite a oportunidade para ser livre. Aproveite a oportunidade de salvação, hoje é o seu dia. A Escritura Sagrada diz:  “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32).

 CONCLUSÃO: Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador está diante de nós hoje de braços abertos, disposto e pronto para te receber e te dar Sua salvação plena e gratuita. Ele fez a oferta. Tudo o que você precisa fazer para recebê-lo é crer, arrepender-se e  rende-se a Ele. Sem decisão, sem salvação, você está perdido. As oportunidades que temos hoje podem não estar disponíveis no futuro, e isso é uma das coisas que muitas pessoas acabam não levando em conta. Não perca as oportunidades de Deus para sua vida! Hoje é o tempo da oportunidade da Salvação de Buscar ao Senhor e de se entregar a Cristo de ser livre! Aproveite enquanto há tempo, pois, amanhã pode ser tarde demais!

Aproveite, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!

1.     O tempo de obedecer ao convite do Espírito é: "hoje". - Heb. 3:15.

2.     A ocasião de se arrepender é "agora". - Atos. 17:30.

3.     A oportunidade de santificar sua vida é "agora". - Rom. 6:19.

4.     O tempo de ser crente, completamente desperto é "agora". - Rom. 13:11.

5.     O dia de servir ao Senhor é "agora". - II. Cor. 6:2.

Negligenciar a oportunidade é perder a recompensa que a oportunidade oferece.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário