segunda-feira, 20 de março de 2023

QUANDO JESUS CHEGA, TUDO É TRANSFORMADO

Texto: Mateus 8:14-17

 14 Ora, tendo Jesus entrado na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama; e com febre.

15 E tocou-lhe a mão, e a febre a deixou; então ela se levantou, e o servia.

16 Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos;

17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.


Introdução: A presença de Jesus transforma tudo. Se você quiser e se você crê, Jesus pode transformar sua história... Dizem que o pastor Peter Cartwright, um corajoso evangelista, certa vez foi convidado a pregar em uma das igrejas da cidade de Nashville, Estado do Tennessee, nos Estados Unidos da América.      Quando ele estava prestes a começar seu sermão, o pastor daquela igreja disse em seu ouvido e em voz muito baixa: "O Sr. André Jackson acaba de entrar: tenha cuidado para não dizer algo que o ofendas" (Naquela época, o Sr. Jackson era o presidente daquele país). E a história diz que o O pastor Peter Cartwright começou seu sermão desta maneira: "Seu pastor acaba de dizer que o Presidente André Jackson está nessa congregação e que eu devo ter cuidado com o que vou falar para não ofendê-lo; mas eu digo o seguinte: Se André Jackson não se arrepender de seus pecados e se não crer no Senhor Jesus Cristo, Deus condenará sua alma da mesma forma que condenará a alma de um cidadão do Quênia, da China ou de qualquer outro país"E diz a história que a partir daquele momento o Sr. Jackson foi um bom amigo daquele evangelista.


    Queridos irmãos e queridos amigos: Precisamos da verdade que nos salva, que liberta-nos da condenação eterna, é a verdade completa está em Jesus Cristo, nosso Senhor...


Quando o Senhor Jesus chega, tudo se transforma:


I.           A PRESENÇA DO SENHOR JESUS TRAZ MUDANÇAS DE BÊNÇÃO - (Mt 8:14)


1.   O Senhor Jesus transforma os lares - Jesus veio à casa de Pedro e viu a sogra de Pedro acamada, com febre." 

2.   Como podemos ler, houve doença na casa de Pedro (sua sogra estava de cama).

3.   A verdade é que às vezes em casa há tristeza, depressão, crise conjugal, dificuldades com os filhos, feridas do coração, mas no meio de tudo isto o Senhor Jesus Cristo é capaz de transformar as nossas crises e problemas em vitórias.


A) O Senhor Jesus Tem Todo o Poder para Restaurar, Curar e para salvar (Mt 8:15).


1.   A sogra de Pedro estava acamada com febre (doente, limitada, impotente), e Jesus tocou-a e aquilo que lhe oprimia, que lhe afligia, o toque de Jesus salvou, restaurou e ela se levantou. 

2.   Talvez você tenha caído, mas Deus Ele pode levantá-lo, Ele pode restaurá-lo, Ele pode endireitar sua vida e salvar sua alma e você  poder seguir o Senhor Jesus e O servir renovado e fortalecido em Deus.


II.         O SENHOR JESUS É O NOSSO LIBERTADOR, ELE TEM PODER SOBRE TODAS AS COISAS, ELE TEM PODER SOBRE AS NOSSAS ENFERMIDADES – (Mt 8:16)    

 A) Jesus Cristo é a resposta para os homens e mulher em aflição.


1.   O texto diz: "E quando a noite chegou, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e com a sua palavra expulsou os demônios e curou todos os enfermos." 

2.   A passagem bíblica nos ensina que as pessoas vieram a Jesus: espiritualmente aflitas, perturbadas e vazias em seus corações. (embora fossem muito religiosos), estavam doentes físicos e emocionalmente com crises, depressão, ressentimentos, confuso, mas em Jesus encontraram a sua resposta. Nessa noite peça a Jesus que restaure sua vida das praticas do pecado. Seja liberto no Senhor. 

3.   Ele é o caminho, a verdade e a vida, somente em Cristo está o poder que transforma o ser humano. 

4.   A doença da sogra de Pedro privava sua vida de servir a Jesus. O inimigo sempre ataca e tenta impedir as pessoas de servir a Cristo.

 

B) A obra do Senhor Jesus foi profetizada, assim como Sua segunda vinda, (Mt 8:17). 


1.   Mateus continua mostrando a natureza soberana do Jesus. Por meio de um simples toque, sanou o problema da sogra de pedro (Mt 8:3, 15);

2.   Com uma simples palavra dEle, os demônios fogem de sua presença (Mt 8:16). Sua Palavra é poderosa, por meio dessa Palavra, Deus salva, restaura, cura e salva. A saúde que Deus nos dá é para serví-lo.

3.   Jesus tem autoridade sobre os poderes satânicos e sobre as enfermidades terrenas. Também tem poder e autoridade para perdoar o pecado. As enfermidades e a maldade são consequências de viver em um mundo dominado e doente pelo pecado.

4.   Mas no futuro, quando Deus limpar a terra do pecado, não haverá mais enfermidade nem morte. 

5.   Os milagres do Jesus foram uma demonstração do que o mundo experimentará no Reino de Deus e que precisa urgentemente de uma restauração.

 

C)  Na palavra de Deus sobre o Senhor Jesus foi dito que Ele nasceria de uma virgem, em uma aldeia chamada Belém.

 

1.   E que sobre Ele repousaria o Espírito do Senhor, que Ele estaria pregando na Galileia dos gentios, que sairiam por aí curando os doentes e libertando os cativos, que morreriam em uma cruz e O terceiro dia seria ressuscitado, e todas as profecias que foram escritas sobre o Senhor seriam cumpridas (Is 61:1-4. Quando Jesus pegou as Escrituras e leu na sinagoga, Ele leu exatamente o texto de Isaías que fala sobre Ele. Veja:  "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 18:4).

 

2.   Por esta razão e com toda a certeza, podemos afirmar que, da mesma forma, o que está escrito sobre a sua segunda vinda se cumprirá, que o próprio Senhor descerá do céu, subirá às nuvens, para que os mortos em Cristo ressuscitará primeiro e nós, que vivemos, que cremos, seremos arrebatados, e estaremos para sempre com o Senhor, e o Deus do céu Ele levantará um reino que nunca será destruído, mas permanecerá para todo o sempre, ele não terá fim (1 Ts 4:13-18).

3.   Querido amigo, Jesus Cristo está voltando se prepare para encontra-lo e subir com Ele para o céu de glória. 


III.      O SENHOR JESUS DEU A SUA VIDA PELAS NOSSAS – (Is 53:4)           

 

A) O A paixão e a morte do Senhor Jesus foram únicas. "Certamente ele suportou as nossas enfermidades e sofreu as nossas tristezas; e nós o considerávamos aflito, ferido por Deus e abatido" (Is 53:4). 


1.   A Bíblia nos ensina que desde a noite anterior à crucificação, o Senhor Jesus começou a sofrer, Ele orou no Jardim do Getsêmani em agonia, com grande clamor e lágrimas, seu suor era como grandes gotas de sangue. 

2.   Então Ele se tornou prisioneiro dos sacerdotes e fariseus, aqueles que o espancaram e cuspiram em seu rosto, os soldados romanos o fazem a mesma coisa, então naquela noite Jesus foi abusado fisicamente. 

3.   Além desses golpes e humilhações na noite anterior, o Senhor foi coroado de espinhos, cobriram o Seu rosto e batendo na Sua cabeça. Com uma vara, então eles chicoteiam suas costas, espancaram e chicotearam. 

4.   Perdendo sangue abundante, carregando sua cruz, os soldados romanos pregam Suas mãos e Seus pés, e levantam a cruz com o Seu corpo e várias horas depois o Senhor Jesus entregou o seu espírito. 

5.   Como a palavra de Deus nos ensina, o Senhor Jesus não havia cometido pecado, mas antes de Sua morte a própria natureza reagiu: A terra tremeu, as rochas foram quebradas, os túmulos foram abertos, o véu do templo foi rasgado em dois de alto a baixo e o centurião e os soldados romanos disseram: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus". Sua morte dividiu a história, definitivamente nosso Senhor Jesus marcou a história da humanidade. Sua história pode marcar sua vida também. 

6.   Se você se arrepender e crê jesus tem o poder de transformar sua vida, sua história, suas ações e procedimentos.

Ilustração: Um bêbado converteu-se ao Senhor, e tornou-se uma pessoa responsável em sua casa, e agora não havia falta de comida em sua casa. Depois de sua conversão, um cético zombou dele dizendo: "Você acredita que Cristo fez a água se tornar vinho?" A resposta daquele que tinha sido um bêbado foi: "Não sei o que te dizer...; mas o que sei é que em minha casa Cristo fez com que o vinho se tornasse pão." Definitivamente, quando Cristo aparece, quando entra em uma vida tudo se transforma...

 

B) É o sacrifício do Senhor Jesus Cristo que nos liberta do julgamento eterno e da condenação - (Is 53:5) "Mas ele foi ferido por nossas transgressões, esmagado por nossos pecados; O castigo da nossa paz estava sobre ele, e pela sua ferida fomos curados." 


1. Por causa do pecado, o homem está a caminho da condenação eterna. Boas obras são tão "boas" mas não é suficiente para alcançar a salvação, somente em Cristo há salvação, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador (1 Tm 2:3-5).

2.   Jesus Cristo é o único que pode satisfazer a demanda celestial, Ele veio para nos libertar do inferno, lugar destinado ao diabo e seus anjos (Mt 25:41).

3.  Cristo veio para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna, nele temos salvação e vida eterna (Jo 3:16; 5:24). 

4.   Definitivamente, para a salvação, todos nós, em um ponto de nossas vidas, temos que abrir nossos corações ao Senhor Jesus, foi o que cada salvo aqui já fez um dia. 

5.   Nessa noite, peça ao Senhor que pelo Seu sangue limpe do seu pecado e lhe dê a vida eterna, pois não há outra maneira de entrar no Reino de Deus, só Jesus é o Caminho, só Jesus é a Porta (Jo 14:6; 10:9). 

6.   Não basta ser uma boa pessoa, ou fazer boas obras, somente em Cristo e por Cristo o ser humano tem a verdadeira salvação e a vida eterna, por isso Jesus disse: “...eu sou o caminho, a verdade e a vida...”.

 

C)  Assim como foi na casa de Pedro, o seu apelo também nessa noite não passa despercebido - E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos (Mt 8:16). 

1.    Famílias atingidas por diversas situações chegaram a Jesus, pessoas padecendo de diversas enfermidades, ele chegaram a casa de Pedro crendo que Jesus faria alguma coisa, eles acreditaram que Jesus era poderoso...

2.    Precisamos saber que cada ser humano é como uma casa e sendo assim devemos abrir a porta do nosso coração para Jesus entrar. O Senhor repreendeu e expulsou demônios de muitos, porque Ele é Deus Todo-Poderoso... Ele quebrarou suas correntes... Saíram do cativeiro em que se encontravam. Eles foram libertos. Cristo tem poder sobre toda aflição.   


CONCLUSÃO: Nosso Deus planejou abençoar e salvar os homens, a Sua obra começou no Seu ministério terreno, curando suas enfermidades, perdoando seus pecados e derramando sobre eles salvação e vida eterna. Ainda hoje, Jesus continua a fazer milagres, a transformar vidas, lares e comunidades. Ele é Todo-Poderoso e quando Ele chega tudo é transformado. A presença do Senhor Jesus Cristo muda nossa vida e todo o nosso ambiente. Nessa oportunidade Jesus quer fazer o mesmo por você também, independente da sua situação. Deixe Sua presença mudar sua história, sua vida e seu ambiente. Renda-se a Cristo agora mesmo. A Bíblia diz: “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário