segunda-feira, 9 de junho de 2025

ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE?


 Texto: Mateus 25:31-34,41,46

 41 Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.”

INTRODUÇÃO: A eternidade é uma realidade que todo ser humano precisa enfrentar, e precisa se preocupar.  A Bíblia nos diz que, após esta vida, há um destino eterno para todos — seja na presença de Deus no céu ou separados dEle em um lugar de tormento chamado inferno. As decisões que tomamos nesta vida determinam onde passaremos a eternidade. Hoje, refletiremos sobre a certeza da eternidade e a importância de nos prepararmos para ela.

Mas, primeiro vamos refletir em algumas perguntas: Esta vida aqui na terra é tudo o que existe? Depois que eu morrer, para onde irei? Irei para o céu? Como se alcança a vida eterna?

Essas são questões importantes que todos ponderam de tempos em tempos. No entanto, frequentemente passam muito tempo pensando em coisas como ganhar mais dinheiro, como obter a aprovação de outras pessoas e até mesmo no que celebridades e times esportivos profissionais estão fazendo. Jesus nos diz o que é mais importante, Ele nos diz que devemos nos preocupar mais com os tesouros do céu do que com os da terra, porque todas as coisas materiais na terra se deteriorarão e passarão (Mt 6:19-21).

A Bíblia ensina que todos nós temos uma alma e todas as almas têm um destino eterno. Existem apenas dois destinos possíveis: céu ou inferno. O céu é um lugar de vida eterna com o próprio Deus, livre de dor e sofrimento. O inferno é um lugar de morte eterna, onde só existe tormento (Apocalipse, capítulos 20 e 21, mostra um contraste). Mateus 25 descreve o Juízo Final, e Jesus diz no versículo 46: “E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”

QUERIDOS OUVINTES, EU QUERO QUE TODOS ENTENDA NESSA NOITE QUE A ETERNIDADE É CERTA PARA TODOS.

 a)    A vida na Terra é temporária:

§  Tiago 4:14 nos lembra que nossa vida é como uma névoa que aparece por um instante e depois se dissipa. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.”  

§  A vida terrena é breve, mas a eternidade dura para sempre. O que fazemos com o tempo que temos na Terra determinará nosso destino eterno.

b)    Dois Destinos Eternos:

§  Jesus falou claramente sobre os dois destinos possíveis: a vida eterna no céu ou a separação eterna de Deus no inferno (Mt 25:46).

§  O céu é um lugar de alegria e paz na presença de Deus, enquanto o inferno é descrito como um lugar de tormento (Lc 16:22-24). Nosso assunto esta noite é: Onde você passará a eternidade?

 

Em primeiro lugar...

 

I.                 LEMBRE-SE DE QUE EXISTE UMA ETERNIDADE – ( Mt 25:34,41,46)

 

A)   Isso é uma realidade.

 1.     Podemos tentar fechar os olhos para esse assunto, mas ele permanece. Olhe para a frente esta noite.

2.     Você pode viver cinco anos, dez anos, vinte anos, trinta, quarenta, cinquenta anos. Mas e depois? Os cinquenta anos logo se acabarão. E depois? 

3. A ETERNIDADE! Ela se estende diante de nós, sem parar. Séculos sem fim se passarão, eras se passarão, mas ainda assim a eternidade se estende sem parar. Ela sempre se estenderá, nunca mais terá fim.

4.     Agora, Imagina como será viver eternamente num lugar de fogo e sofrimento eterno, sem nunca chagar ao fim!

5.     Ao entregar minha vida a Cristo, eu fico feliz que, ao olhar para o futuro, eu veja uma eternidade que não tem fim. Existe uma eternidade. E como será maravilhoso viver eternamente ao lado do Senhor Jesus!

 Em segundo lugar...

II.               LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ DEVE PASSAR ESSA ETERNIDADE EM ALGUM LUGAR – (Dn 12:2; Mt 25:46)

 

A)   Nunca chegará o tempo em que sua alma deixará de existir

 1.     Ao deixar esse mundo, você estará em algum lugar por toda a eternidade. Os homens às vezes tentam acreditar que, quando morrem, deixarão de existir, que quando morrerem, será o seu fim.

2.     Homens que vivem como animais naturalmente desejam acreditar que morrerão como animais, mas há algo em todas as nossas almas que nos diz que não é assim.

3.     E há Alguém que veio a nós da eternidade, veio a nós do céu, veio a nós sendo o próprio Deus. Ele apresentou Suas credenciais perfeitamente satisfatórias de Sua origem divina, de Sua vinda da eternidade, esse alguém é Jesus Cristo, e Ele nos disse que há uma eternidade para cada um de nós e que devemos passá-la em algum lugar.

 Em terceiro lugar,

III.             A QUESTÃO DE ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUESTÃO DE ONDE VOCÊ PASSARÁ SUA VIDA PRESENTE.

 

A)   As pessoas são ANSIOSAS sobre onde passar suas vidas no presente.

 

1.     Sobre passar sua vida em uma casa de campo ou em um palácio?

2.     Sobre passar sua vida em meio ao luxo da riqueza ou em meio às privações da pobreza?

3.     Sobre passar sua vida em meio a companheiros agradáveis ​​ou em meio a inimigos amargos?

4.     Sobre passar sua vida presente com saúde e felicidade ou em dor, cansaço e tristeza?

 

B)   Quão ansiosos são sobre essas questões!

 

1.     Mas essas questões são comparativamente sem importância em comparação a eternidade. Suponha que a pessoa passe sua vida em um palácio. Suponha que a pessoa tenha tudo o que o dinheiro pode comprar. Ela se viste elegantemente e se alimento suntuosamente todos os dias. Vai as festas e frequentemente faz turismo conhecendo outras cidades, estados ou mesmo viaja para outros países.

2.     Alguém vai dizer: Oh, que vida feliz! Suponha que seja uma vida feliz. A pergunta é: Quanto tempo durará essa vida feliz? Dez anos, vinte anos, quarenta anos, cinquenta anos, e de repente tudo acabou.

3.     E DEPOIS? O CAIXÃO, A SEPULTURA, A ETERNIDADE. Por outro lado, suponha que ela passe a sua vida na pobreza. Tenho quartos pequenos e confinados. Tenho comida bem precária, e muitas vezes não o suficiente. Uso roupas surradas. Tenho que trabalhar duro por um salário muito baixo. Os ricos passam por ela e pelos seus filhos na rua e os consideram pouco mais importantes do que os seus cães os gatos.

4.     A pergunta é:  Quanto tempo durará essa vida? Dez anos, vinte anos, quarenta anos, e tudo acabou. E depois? A eternidade! Uma eternidade de alegria, ou pode ser uma eternidade de tristeza, pior do que qualquer miséria que ela tenha conhecido aqui, não absolutamente nenhuma comparação com tamanho sofrimento.

5.     Por isso, a questão de onde passaremos a eternidade é a questão mais importante. Esta vida é uma jornada para uma eternidade sem fim. Entregue sua vida a Cristo e esteja preparado ou preparada.

 6.     Encare com sinceridade esta grande questão hoje mesmo: Onde passarei a eternidade?


C)   É POSSÍVEL SABERMOS ONDE PASSAREMOS A ETERNIDADE.

 

1.     Paulo sabia onde passaria a eternidade. Ele disse: "Para mim, morrer é lucro". E novamente: "Partirei para estar com Cristo, o que é infinitamente melhor" (Fp 1:23).

2.     E ainda: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4:7,8).

3.     Você também pode saber onde passará sua eternidade, para isso você precisa entregar sua vida a Cristo

 

D)   Cada pessoa vaia passar sua eternidade em um desses dois lugares que a Bíblia fala: NO CÉU OU NO INFERNO.

§  A natureza dos lugares é a questão importante. O Céu é um lugar de santidade, felicidade, alegria, paz e amor. O Inferno é um lugar de fogo, tormento, grito, desespero, miséria e dor. Cada pessoa passará a eternidade em um outro desses dois lugares. Com Cristo ou com o Diabo. Com o santo e puro ou com o profano, o blasfemo, o vil. E isso será por toda a eternidade – (Mc 9:43-48).

 

E)    ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE SERÁ DEFINIDO NA VIDA AQUI E AGORA.

§  Jesus Cristo diz em João 8:24: "Por isso eu vos disse que morrereis em vossos pecados. Porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados."

§  Em João 8:21, Jesus disse: "Se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. Para onde eu vou, não podeis ir." Em outras palavras, Jesus diz que, a menos que creiamos nEle, morreremos em nossos pecados, e que, se morrermos em nossos pecados, nosso destino eterno está selado. E não haverá outra chance.

§  Isso deixa claro que onde passaremos a eternidade é decidido pelas ações. Deixa claro que onde passaremos a eternidade será definido na vida que agora temos. É preciso entregar a vida a Cristo Ele tem o poder de perdoar seus pecados e salvar da condenação eterna (1ª Jo 1:9).

§  Creia em Jesus Cristo. Porque, se você crê em Jesus Cristo, o lugar onde passaremos a eternidade está definido nesta vida com Ele no céu.

 

F)    ONDE VOCÊ PASSARÁ A ETERNIDADE SERÁ DETERMINADO PELO QUE VOCÊ FIZER COM JESUS ​​CRISTO.

1.     Se você aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, passará a eternidade com Ele. Se rejeitar Jesus Cristo, passará a eternidade longe dEle. Ouça o que diz a palavra de Deus. "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (Jo 3:36).

2.     Ela também diz: "O Senhor Jesus será manifestado do céu com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais sofrerão castigo, até a destruição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" (2ª Ts 1:7-9). Onde passaremos a eternidade será determinado pelo que fizermos com Jesus Cristo na vida presente. Meu amigo, para onde você vai? Onde você passará a eternidade?

 

Ilustração: Há uma história que diz que... Em 1867, um jovem nobre francês foi a Londres consultar o Dr. Forbes Winslow, o eminente patologista especializado em doenças mentais. Ele recebeu cartas de apresentação de homens eminentes da França, entre outras, uma de Napoleão III, Imperador da França. Ao chegar a Londres, visitou o Dr. Forbes Winslow e apresentou suas cartas de apresentação. Depois de lê-las, o Dr. Winslow perguntou-lhe qual era o problema. O jovem respondeu: "Não consigo dormir. Não tenho uma boa noite de sono há dois anos e, se não conseguir dormir, vou enlouquecer." O Dr. Forbes Winslow perguntou-lhe por que ele não conseguia dormir. Ele respondeu que não sabia dizer. "Você perdeu dinheiro?" "Não." "Você sofreu em nome da honra ou da reputação?" "Não que eu saiba." "Você perdeu amigos?" "Não recentemente." "Por que então você não consegue dormir?" O jovem respondeu que preferia não contar. O Dr. Winslow disse: "A menos que me diga, eu não posso ajudá-lo." "Bem, então, se quer saber, sou um infiel. Meu pai foi um infiel antes de mim, mas, por mais estranho que possa parecer, embora eu seja um infiel e meu pai tenha sido um infiel antes de mim, quando vou para a cama à noite, sou assombrado por este pensamento: “Onde devo passá-la a eternidade?” E isso me tira todo o sono. Me assombra a noite toda. Se consigo dormir um pouco, meus pensamentos durante o sono são piores do que meus pensamentos acordados, e acordo do sono assombrado pela pergunta: “Onde devo passá-la a eternidade?”

"Não posso ajudá-lo", respondeu o Dr. Winslow calmamente. "O quê?", exclamou o jovem, "você não pode me ajudar? Vim de Paris a Londres para que minha última esperança fosse tirada de mim?" "Não", respondeu o Dr. Winslow, "não posso ajudá-lo, mas posso lhe indicar um médico que pode." Ele atravessou o escritório, pegou uma Bíblia da mesa e apontou para Isaías 53:5, onde leu: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Este é o único Médico no universo que pode ajudá-lo, Jesus Cristo." Os lábios do jovem nobre francês se curvaram em desprezo. "O que", disse ele, "o senhor quer me dizer, Dr. Forbes Winslow, que o senhor, um dos principais cientistas da atualidade, o mais eminente patologista em doenças mentais do mundo, acredita nessa superstição decadente do cristianismo?" "Sim", respondeu o Dr. Winslow calmamente, "eu creio em Cristo, e crer nEle me salvou de me tornar o que o senhor é." O jovem francês ficou em profunda reflexão por um momento, então olhou para o Dr. Winslow e disse: "Bem, para ser honesto, eu deveria pelo menos estar pronto para considerar isso, não é?" "Sim." "Bem,"Você quer ser meu professor?" "Sim", respondeu o Dr. Forbes Winslow, e o eminente patologista em doenças da mente tornou-se o médico da alma. Por vários dias, ele abriu a Palavra de Deus sobre Cristo e Sua salvação para o jovem nobre até que a luz raiou em sua alma, ele se rendeu a Cristo e seu coração ficou em paz e ele voltou para Paris com a grande questão resolvida: “Onde devo passá-la a eternidade? “Onde devo passá-la a eternidade?”

 

CONCLUSÃO: Agradeço a Deus por saber também onde passarei a eternidade. Passarei com Cristo na glória. Meu querido, aquele jovem resolveu a questão a respeito da eternidade. Hoje você também precisa resolver essa questão.

Onde você passará a sua eternidade? Esta é a pergunta mais importante que todo indivíduo deve responder. Jesus abriu o caminho para a vida eterna por meio do Seu sacrifício, mas cabe a cada um aceitar a Sua dádiva. Ao refletirmos sobre a eternidade, garantimos que nossas vidas estejam alinhadas com a vontade de Deus. Se você ainda não tomou a decisão de seguir a Cristo, hoje é o dia da salvação. Vivamos com a eternidade em mente, sabendo que nosso tempo na Terra é curto, mas a eternidade é para sempre.

Hoje à noite, você ainda não tem Cristo como teu Senhor e Salvador; hoje você pode ter um encontro com Cristo, a escolha e sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário