terça-feira, 12 de junho de 2012

A ESPERANÇA DE UMA FÉ MADURA


Texto: Salmo 71:1-5

Introdução: A esperança é o único meio que nos auxilia e nos ajuda a banir as incertezas da mente. A esperança gira em torno de expectativas de alguma coisa que se deseja, principalmente sobre aqueles que mantém a fé, sobretudo a esperança de dias melhores. Neste assunto discorreremos a importância da esperança à luz das escrituras sagrada. O texto em foco está baseado na esperança do cristão em meio às adversidades da vida, bem como a expressão do salmista ao fazer uma analogia de Deus como uma habitação forte, como uma rocha e fortaleza para nossa proteção. Este é um Salmo de lamentações proferido por um homem de idade já avançada. Não é mencionado nenhum autor para este salmo. Há expressões davídicas (e.g. “a minha rocha e a minha fortaleza”; “os meus inimigos”; “Apressa-te”). O que sabemos além de ser uma pessoa, de idade avançada, estava passando por provações. Contudo no meio das lutas, renovou suas lembranças da fidelidade de Deus e fez crescer sua esperança no Seu poder para renovar sua vida.

I.           A PRIMEIRA LIÇÃO QUE O TEXTO NOS ENSINA: É TRANSBORDAR NOSSA ESPERANÇA EM DEUS – V. 1-5

A)  A esperança do cristão está fundamentada e firmada em Deus – V. 5-9
Somente Ele é a base da esperança do cristão.

O versículo 5 diz: “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade”.
1.   Hoje precisamos mais do que nunca de comprometimento. Precisamos de jovens que saibam seu valor, sua missão, o propósito de suas vidas. Você querido jovem, possui capacidades extraordinárias de marcar esta geração.  Precisa transbordar de esperança em Deus.
2.   Somos privilegiados pela época em que vivemos. Hoje é o dia de fazer a diferença. Mesmo que você queira, não há mais tempo para adiar o trabalho. Esperança é um sentimento que revela seu valor nos momentos difíceis, quando aquilo que almejamos ainda não foi alcançado...
3.   Quando tudo que você quer já está ao seu alcance, não se espera mais nada, concorda? Mas o que nós esperamos? Por que é tão necessário marcar nossa geração?
4.   Exatamente por que muitos têm colocado a esperança em promessas de homens, em governos, em pacotes econômicos, na bolsa de valores, em palavras jogadas ao vento, no emprego, em cursos ou no seu próprio potencial.
5.   Outros colocam sua esperança na idolatria, no paganismo... e vai definhando, por que sua esperança e sua fé está centrada num objeto sem valor, sem poder e que não traz solução.
6.   A esperança segura está associada a uma em Deus, sendo ela a base que nos leva a ver a vitória sobre o impossível.
7.   Embora em certos momentos pareçam que a nossa esperança nas coisas terrenas vão se definhando a ponto de nada mais esperar nessa vida. Fazemos uma comparação da experiência do salmista com Jó (Sl 71:10-14;Jó 17:1-3).

B)  Há situações que é semelhante à seiva a nossa esperança vai secando como de uma árvore (Lm 3:18-26).

  1. A esperança demorada enfraquece o coração (desfalece), mas o desejo atendido é árvore da vida” (Pv 13:12).
  2. A esperança do crente jamais deve morrer e ainda ele morrendo deve ter esperançaPv 14:32;
  3. O salmista que escreveu o Salmo 71 é um ancião cheio de esperança e confiança num Deus vivo V. 9, 17,18.
·         Ele fala e canta o louvor de Deus durante o dia inteiro Sl 71:8,15,24.
·         Crê que a providencia divina já o vigiava mesmo antes do seu nascimento Sl 71:6.
·         Acreditava que Deus não o rejeitaria no fim da vida V. 9,18.
·         Apesar de ter a idade avançada crê que ainda terá trabalho para fazer, em prol da obra de Deus, levando Sua mensagem a nova geração V. 18.
·         Uma pessoa pode chegar ao fim da vida com esta satisfação, se no passado e no presente fazer de Deus a sua fortaleza e refúgio V. 3,7.

  1. Isto ainda nos faz lembrar da experiência de Jó: Ele tinha sua esperança tão segura em Deus, que mesmo passando pelas tristes realidades da vida disse: Ainda que Ele me mate nele confiarei Jó 13:15; Observe a esperança de Paulo 2 Co 1:9,10; 2 Tm 4:18).

C)  Aqueles que colocam sua esperança e confiança no Deus Todo Poderoso:

  1. É comparado a uma árvore que mesmo aos olhos humanos parece que tudo acabou mas, ao cheiro das águas brota com todo vigor...  há restauração Jó 14:7-9.
  2. Mas, é totalmente contrária a situação dos que deixam de confiar em Deus: O texto diz que é como um lago que seca, e não tem mais esperança de que as águas serão renovadas na próxima estação... Jó 14:11.

II.        A SEGUNDA LIÇÃO QUE O TEXTO NOS ENSINA É QUE DEVEMOS REGOZIJAR NA ESPERANÇA – V. 8,14-16

A)  Todos que vivem perante Deus numa atitude contínua de fé e esperança, têm grandes motivos para louvá-lo sempre mais.

O Salmista explica que não conhecemos a soma da justiça e da salvação de Deus ao nosso favor v. 15:

a-   Deus nos livra de muitos perigos que nuca vieram a se revelar, Por exemplo:
b-   Quem anda no mato não sabe quantas cobras foram desviadas de seu caminho;
c-   Quem anda na cidade não sabe de quantos Deus o livra.
d-   Quem vive na terra não sabe até que ponto o grande amor de Deus está freando a loucura dos homens, dos violentos, dos ladrões, dos assassinos.

e-   Paulo já disse que “somos entregues a morte o dia todo, mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” Rm 8:36,37.

  • Devemos nos regozijar na esperança (“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” Rm 12.12) Deus considera bendito o que espera nEle Jr 17:7 “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR”).

  1. A nossa esperança em Cristo não deve se limitar apenas a esta vida, pois se assim for seremos os mais infelizes de todos os homens (I Co 15.19).
  2. Temos uma alma, ela é imortal e um dia vai partir para uma eternidade.
  3. Você já pensou para onde sua alma irá, após a realidade desta vida?
  4. Você já encontrou Cristo como teu Salvador pessoal? Tem a certeza que um dia vai habitar com Deus.
  5. Se a nossa esperança estiver firme, seremos como uma árvore plantada junto a ribeiro de águas, cujas folhas não murcham (Jr 17:8-10; Sl 1:3).

III.     A TERCEIRA LIÇÃO QUE O TXTO NOS ENSINA: É QUE PRECISAMOS TER OTIMISMO NA ESPERANÇA – V. 16,19-24

A)  Mesmo em meio ao sofrimento devemos ter as melhores perspectivas Jó 19:25;1 Tm 1:1; Col 1:27.

  1. Não permita que o desânimo lhes roube as esperanças, mesmo diante de todas as dificuldades sempre tem uma saída,
  2. Você pode não tê-la encontrado ainda, mas acredite encontrá-la, busque ao Senhor. Se ainda não depositou tua confiança nEle faça isto hoje mesmo, antes que o lago se seque e não tenha mais esperança para tua alma.
  3.  Amado irmão, busque ao Senhor, através da oração, da leitura da Sua palavra e certamente Deus mostrará um caminho excelente...

B)  Qualquer tipo de abatimento que nos atinja deve ser desconsiderado, temos um Deus que nos auxilia nos momentos mais difíceis da vida.

  1. Portanto, devemos encarar com firmeza qualquer obstáculo, não deixando que eles frustrem a nossa esperança.
  2. Enfrentar os desafios é a melhor forma de vencê-los. Jeremias estava se queixando das dificuldades, entretanto Deus lhe disse que ele se preparasse para outras ainda maiores (Jr 12:5).
  3. Quem sabe, na tua situação, você só tem reclamado, queixados e tem esquecido de buscar a Deus... Cuidado com a enchente do teu Jordão! 
Conclusão: A nossa vida é pontilhada de lutas e vitórias. Mas, tendo o Senhor na vida, após cada luta surge uma grande vitória. Só aprenderemos lutar para vencer, lutando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário