sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

JESUS CRISTO: ESPERANÇA PARA OS EXCLUÍDOS

Texto: João 5:1-9

1 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.]
4 [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.]
5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.
6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. 

INTRODUÇÃO: O texto lido fala-nos de um pobre homem que levava uma vida de sofrimento, de desespero e excluído da sociedade. Ele disse: “Senhor não tenho ninguém que quando a água é agitada me põe no tanque”. Seria o mesmo que dizer: “Senhor não tem ninguém que se importa comigo, com o meu sofrimento, com o meu desespero, com a minha situação!”. Ele esperava a misericórdia ao lado do tanque “Betesda”, “Casa de misericórdia”, mas a tal misericórdia ele não alcançava. Hoje há pessoas que são excluídas, na sociedade, são aqueles que por deformidades da vida, são rejeitadas. São pessoas que procuram soluções para os seus problemas, às vezes esperam anos e não ver a solução dos mesmos. Aquele homem levou a vida inteira à beira de um tanque, sem resolver o seu problema. Quero dizer nesta rica oportunidade, que Cristo é a solução definida e imediata para as pessoas excluídas, desamparadas, na solidão, vazias, e sem esperança de vida eterna.

Quais os problemas do homem à beira do tanque, e o que Jesus fez por ele?

I. UM HOMEM DESAMPARADO – v.7. Senhor não tenho ninguém que quando a água é agitada me põe no tanque

A) Aquele homem estava sempre perto, mas nunca o suficiente.
       1.  Na sua vida o milagre estava sempre perto de acontecer, mas nunca acontecia o melhor, na hora exata tudo dava errado.
       2.  O texto diz que ele estava doente há 38 anos v. 5 “Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo”. Trinta e oito anos é uma vida inteira.
       3.   Embora doente por tantos anos, ele ainda cria que as coisas podiam mudar. A prova é, que ele não desistiu...
       4.  Se você se sente excluído ou se sua vida é frustrada pelo sofrimento; Cristo Jesus pode mudar sua situação. Ele tem pra você uma vida nova, vitoriosa, feliz. Só basta você confiar nEle de todo o teu coração, Ele disse para Marta: “Se creres, veras a glória de Deus”, quando ela passava pelo momento mais doloroso da sua vida, a morte do seu querido irmão Lázaro, quando já cheirava mal, após quatro dias Jo. 11:39-40.
       5.  Cristo veio ao mundo para trazer esperança a um mundo sem esperança, vitória aos excluído, aos famintos, aos sedentos, aos enfermos, aos perdidos.

B) O paralítico, desejava a cura, mas ela não chegava, v. 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
1.     Estava desamparado: “Não tenho alguém que me coloque no tanque” – v.7.
2.     Estava sem capacidade: “Enquanto eu vou descer, desce outro antes de mim” v.7.
3.     Confiava em meios duvidosos para ser curado (o movimento das águas).
4.     Aquele homem mantinha viva a sua esperança de ser curado.

B) Por último, acreditou em Cristo e foi restaurado, v.8,9 – “Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. 
1.   Se você está passando por momentos difíceis, Jesus quer abençoar a sua vida, pois Ele importa com a sua situação e quer ti salvar para isto acontecer, você precisa crer nEle “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em condenação (juízo), mas já passou da morte para a vida” Jo 5:24.
2.   Jesus viu aquele homem no sofrimento e socorreu. A Bíblia diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Jo 8:32.
3.   Meu prezado, não bastam ter fé, é preciso que a fé seja dirigida ao alvo certo: Jesus.

D) Jesus deu ao homem três ordens impossíveis:
1.  Levanta: Ele quer levantar os abatidos do pecado...
2.  Toma a tua cama: A cama dele significava o seu passado. Agora seria demonstrado pelo novo modo de agir, mostrar que algo muito importante aconteceu... A mudança, uma vida nova transformada por Jesus Cristo.
3.   Anda: Quando alguém encontra Cristo tem a salvação, não fica mais a deriva, nem perdido, mas caminha na direção certa. Rumo ao alvo em Cristo Jesus!
a-  Aquele homem confessou a Jesus, v.15 “Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara”
b-  Foi ao templo adorar a Deus. Jesus encontrou-o no templo, v.14 “Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior”.

II.     JESUS TUDO VÊ E TUDO PODE FAZER POR NÓS - v. 5,6.

Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?


A) O Senhor tem o olhar certo para o excluído, o desamparado na solidão do pecado.
1.   Ele viu o homem deitado e no seu sofrimento; às vezes é fácil não ver as dores, o sofrimento, dos que sofrem, mas Jesus tudo vê e tudo pode fazer. Jesus compadeceu-se.

B) Jesus provou a fé do paralítico por meio de sua obediência.
1.     Jesus faz uma pergunta que testa a sua fé: “Queres ser curado?”
2.     Nesta pergunta Jesus desperta a esperança.
3.     Jesus faz esta pergunta para testar a sinceridade do desejo.
4.     Hoje Ele pergunta a você: Você tem fé?  Que tipo de fé?
5.     Para demonstrar sua fé você precisa se arrepender, obedecer a Jesus, e segui-lo, ir a igreja, e ouvir a Sua Palavra.
6.     Nesta pergunta Jesus testa sua obediência: Levanta tua cama e anda, mostre uma vida diferente para o mundo, mostre uma vida transformada por Jesus Cristo, inteiramente para o Seu agrado v. 8
7.     Quem tem fé obedece a Jesus. Hoje Ele quer que você se torne um filho de Deus, um cristão, um imitador de Cristo, um herdeiro da Pátria celestial, obedeça a Ele. Ele dá uma ordem, obedeça, creia nesta ordem.

C) Jesus curou aquele homem, e mostrou-lhe um novo caminho para seguir v. 9,14 - Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. Cristo quer um compromisso de santidade na sua vida. Não destrua a sua vida, cristo te chama para a libertação.

CONCLUSÃO: Cristo é a solução definida e imediata para o desamparado, o excluído. Talvez você pensa que a vida não lhe foi favorável, ou acredita que todos desamparam você, talvez você esteja desanimado! Não vê solução! Jesus compreende o seu problema! Jesus pode ajudar em suas necessidades! Como você responde o teste de fé de Jesus? Queres ficar são? Queres ser salvo? Queres ser feliz? Então, obedeça a Cristo! Venha a Jesus hoje, seja qual for o seu problema, a sua necessidade, a sua limitação, seu desespero e dificuldade, Ele tem a solução. E não se esqueça que a necessidade maior é a necessidade de salvação da tua alma. Portanto creia Nele e terás a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário