sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A SEGURANÇA DOS SALVOS

Texto: João 10.27-30

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um.

INTRODUÇÃO: Vivemos num mundo inseguro: a terra é insegura. ”Paira sobre o nada.” O livro de Jó diz: Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.  Jó 26:7  e Isaias 40:22 “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar”.
    Vulcões, maremotos (Tsunamis), terremotos; a terra está em desagregação!     Sociedade humana degradada: Crimes, seqüestros, drogas, Aids; filhos sem pais, seitas e heresias que a cada dia crescem assustadoramente, etc. Pesquisa revela que: A maior necessidade do ser humano “é ter segurança”.
    E quanto à eternidade? É possível ter segurança? O que diz a Bíblia? Em que se fundamenta a segurança do salvo?

I.           A SEGURANÇA DO SALVO APOIA-SE NA PALAVRA DE DEUS QUE NOS DIZ QUE JESUS CRISTO VEIO PARA NOS SALVAR – Jo 10:28

A)  “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”.
1.   O Senhor declarou nesta passagem bíblica que Suas ovelhas jamais perecerão e que estão eternamente seguras “dou-lhes a vida eternaJo 10:28; Salmo 23:6 “..habitarei na casa do Senhor para sempre”.
2.  Todos que vão a Cristo jamais serão rejeitados, a Bíblia garante que os que pertencem a Cristo continuarão com Ele até o último dia - Jo 6:37-“37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia

Somos salvos pela fé no Unigênito Filho – Efésios 2:8,9 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Hebreus 11:1 “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”. Nossa salvação é garantida pelo mesmo Deus que criou o mundo e o sustenta sobre o “nada”.

II.        FOMOS CRIADOS EM SEGURANÇA, SEM A MORTE, MAS VEIO A TENTAÇÃO E SATANÁS “ROUBOU” A VIDA! VEIO CRISTO JESUS PARA NOS “RESGATAR” DA MALDIÇÃO DO PECADO E DA ESCRAVIDÃO E POR SUA RESSUREIÇÃO NOS GARANTIR A VIDA ETERNA – Gl 3:13

A)  Gálatas 3.13 “Cristo nos resgatou do poder do maligno; (Ezegorazem) que significa: ”comprou de volta”; João 19:28-30 – Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca. Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. “está consumado” =”tetelestai” = ”o preço foi pago”. Com base na certeza da salvação o apóstolo Paulo em 2 Timóteo 1:14 diz: “Guarda o bom depósito”(a vida eterna) mediante o Espírito Santo que habita em nós”.
    
O Espírito Santo é o penhor (garantia) da nossa salvação / O salvo já vive a certeza do céu – embora com lutas e tentações – antes de ir para o céu; mas, sabe que está salvo! Ef 4:30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.

III.     A SEGURANÇA DA NOSSA SALVAÇÃO FIRMA-SE NO PERDÃO QUE RECEBEMOS DE DEUS MEDIANTE O SACRIFICIO DE JESUS CRISTO

A)  Ele veio trazer-nos perdão e salvação mediante a fé que depositamos nele.

“Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele” Dan 9:9 - “E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim” Jr 33:8. 

“Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados” 1 Jo. 2:12.

1.   A Bíblia afirma claramente que Deus salva e livra da condenação todo aquele que crer no Seu Filho Jesus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”  João 3:16
2.   A morte foi destruída pela ressurreição de Jesus dentre os mortos -  1 Coríntios  15:56-58 “56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
3.    “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. 1 João 4:18

IV.       POR ESTARMOS SEGUROS DA NOSSA SALVAÇÃO, DEVEMOS APROVEITAR O TEMPO DE NOSSA VIDA, PARA SERMOS USADOS POR DEUS, PARA A SALVAÇÃO DE OUTROS

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. 1 João 4:18 

O ser humano vive hoje com mais medo, e insegurança, do que no passado, embora o aumento da ciência seja enorme! Por que? A resposta é: Porque tem deixado Deus fora da sua vida. O homem prepara-se para viver bem aqui neste mundo que vai ser desfeito, mas não está preparado para a eternidade!

Ilustração: Uma vez li sobre um bilionário da Índia, que estava construindo sua “casa”: um edifício de 27 andares! 6 andares somente para garagens; custo de tudo isto: 2 bilhões de dólares! Agora uma pergunta será se ele está preparado para viver na eternidade? Será se ele tem se preocupado com Deus? Se têm aberto o seu coração para Jesus Cristo fazer nele morada? Apocalipse 3:20 diz:  “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

 Conclusão: Prezado amigo, qual é sua decisão? Só Cristo pode nos dar segurança.     Deus nos dá o perdão e a segurança (certeza) da salvação, com a mesma certeza com que Ele mantém este mundo girando no espaço! 1 João 5:10-13 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.       

Cristo é o caminho e com Ele estamos seguros, não tememos, porque sabemos que Ele nos conduzirá com segurança aos céus. Basta crer e descansar nas Suas preciosas promessas de vida eterna. Não deixe para depois, receba hoje mesmo o Senhor Jesus Cristo como o teu Salvador e Senhor! E que Deus  te abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário