sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A SOLUÇÃO DE DEUS

A SOLUÇÃO DE DEUS

Texto: Ezequiel 36.25-31

25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.
26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.
28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
29 Pois eu vos livrarei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós;
30 mas multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que não mais recebais o opróbrio da fome entre as nações.
31 Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações.

 INTRODUÇÃO: O ser humano se debate hoje na busca de solução para os seus mais variados problemas:
ü  Existenciais, conjugais, familiares, de relacionamentos, de libertação interior, de opressões malignas, morais e espirituais!
ü  E o que mais se agrava é que as pessoas na busca desesperada por soluções, se esquecem de Deus e se afundam mais e mais num pântano de sofrimentos, desilusões, desespero, chegando à falta esperança em Deus, nelas mesmas, nos outros e terminam por tomar caminhos destrutivos.
    A Palavra de Deus nos revela com transparência, clareza e certeza de que a solução definitiva está em Deus e que, n’Ele, são encontradas todas as soluções para quaisquer área da vida! O que é esta solução definitiva de Deus?
A solução definitiva de Deus:

I.           É UMA AÇÃO PURIFICADORA – v. 25.

A)  Purificação é a limpeza do coração da consciência, e da alma com uma santificação eterna.
1.   Água é o símbolo da Palavra de Deus.
2.   Por meio da Sua Palavra, Deus derrama água pura e a pessoa é totalmente purificada.
3.   Somente a Palavra de Deus tem o poder de purificar o mais sujo pecador.
4.   O apóstolo Pedro declara:  Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.  I Pd 1.22-25.

A solução definitiva de Deus:

II.        É UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA – v. 26.

A)  Deus transforma aquele que crê em Jesus, dando-lhe um coração novo; Ele limpará a imundícia.
v  Coração de Pedra: Significa teimoso, rebelde e insensível. É incapaz de responder a Deus
v  Coração de Carne: Significa obediente sensível.
v  Novo Coração: É uma restauração total – física e espiritual
1.   É importante enfatizar que religião, educação, condições sociais não transformam o interior das pessoas, somente uma ação poderosa de Deus pode transformá-las.
2.   Esta transformação interior é chamada de novo nascimento. O Apóstolo Paulo disse: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”  II Co 5:17.
 A solução definitiva de Deus:

III.     É UMA OBRA MILAGROSA – v. 27.

A)  Cremos nos milagres que Deus realiza, no entanto, o maior deles é o de fazer do homem um novo ser.
1.   Este novo ser é habitado, dirigido e guiado pelo Espírito Santo, portanto Seus valores dominam sua vida.
2.   Veja a confirmação da Palavra de Deus em Rm 8.14-16 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
 A solução definitiva de Deus:

IV.       É UMA POSIÇÃO ABENÇOADORA – v. 28-30.

A)  Enquanto o homem vive entregue ao seu próprio pecado, ele é um escravo!
1.   No entanto, quando a obra de Deus é realizada em sua vida, ele é colocado numa posição de bênçãos.
2.    Satanás e seus demônios matam, roubam e destroem, Deus cobre de bênçãos.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”   Ef 1.3

A solução definitiva de Deus:

V.          É UMA BÊNÇÃO SANTIFICADORA – (v. 31).

A)  A pessoa nascida de novo, vai prosseguindo numa caminhada de santificação, ficando para trás tudo que é do mundo, da carne e de satanás.
1.   Sua caminhada desse passo em diante, é em busca da santificação Jo 17.17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”. Assim, terá nojo das práticas degradantes e das iniqüidades, terá repugnância das práticas do mundo. Terá pressa para se desprender dos manjares deste mundo contaminado pela ação do pecado, antes de ser tragado pelas correntes da morte.

Ilustração: Uma vez, li num site, que perto da cachoeira do Niágara, boiava o cadáver de um bezerro que corria vagarosamente na direção do grande abismo. Era inverno e, uma águia faminta, subiu no bezerro morto, enterrou nele as garras possantes e, calmamente, o ia devorando. Bezerro e águia iam sendo levados pela correnteza do rio. Navegaram... navegaram mais... mais um pouco A águia estava absorvida com sua presa gostosa e não pressentiu o perigo iminente. Rolaram mais um pouco. A águia continuava com suas garras enterradas na presa. Já a água começava a redemoinhar rápido para precipitar-se e a águia continuava devorando a presa. Ali estava o grande perigo, mas ela não deu qualquer atenção. Talvez confiasse na força brutal de suas asas; já tinha levantado vôo tantas vezes; esta seria mais uma. E uma das correntes que redemoinham, arrastou o bezerro e o lançou no terrível abismo; a águia, já no perigo, tentou largar a presa, mas suas garras estavam de tal modo presas, que não conseguiu. Fez uma tentativa e fracassou; fez outra e outra e cada vez pior. E as águas precipitaram na morte a gigante do espaço. Morreu porque deixou para mais tarde. Morreu porque estava presa nos manjares. Morreu porque deixou para depois...

        E não é isso o que acontece com tantas pessoas com respeito à salvação da alma? Sabem que vão morrer um dia; mas, apesar disso, não se preparam para a morte. Sabem que estão perdidas, mas não buscam a salvação da alma; sabem que estão separadas de Cristo pelo pecado, mas não tomam nenhuma providencia para uma aproximação de Deus; sabem que sua alma está manchada pelo pecado e que no céu não entra impureza, mas nada fazem para uma purificação; sabem que só Cristo salva, mas não o buscam com sinceridade. Sabem, finalmente, que se morrerem nas condições em que estão, irão fatalmente para o inferno, mas permanecem na indiferença, no pecado, na indecisão. Vão deixando para amanhã, para mais tarde, para depois, como a águia distraída a devorar sua presa, até que foi tragada pelas correntezas da morte. A Bíblia diz: "Eis agora o tempo aceitável, eis agora o dia da salvação." 2 Coríntios 6.2.

CONCLUSÃO: Se você tem buscado soluções para os seus mais diversos problemas, não tem encontrado e se você tem-se afundado mais e mais no seu desespero: Saiba que há uma solução definitiva em Deus para a sua vida e você pode experimentá-la hoje mesmo! Feche os teus olhos: Peça a misericórdia de Deus que pela Sua graça, através do Espírito Santo lhe dê esta solução definitiva que é a porta da tua esperança. Convido você, se ainda não fez que renda-se aos pés de Cristo aceitando a Ele como teu Salvador. Deixe que o Espírito Santo faça morada em teu coração e tenha a certeza que tua alma vai viver no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário