sábado, 7 de março de 2015

AGINDO DEUS QUE IMPEDIRÁ?


Texto: Isaías 43:10-13

10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.
12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o mostrei; e deus estranho não houve entre vós; portanto vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor.
13 Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?
 
INTRODUÇÃO: Ele Está no controle de Tudo - O agirde Deus em nossas vidas é uma coisa inexplicávelcom palavras. Mas podemos sentir através da nossa experiência de vida! Em tudo que Ele faz , em tudo que Ele realiza, as vitórias alcançadas, os livramentos concedidos por Deus, a saúde...
     A fim de garantir a segurança do Seu povo, Deus age de forma inusitada e da maneira que julgar mais conveniente.
     E as promessas que para nós são futuras, para Deus já fazem parte do presente.
     Glória e majestade há em sua obra; e a sua justiça permanece para sempre (Sl 111:1-3).
     Ele tem a maneira maravilhosa de agir: Olha a história de Davi, desprezado no campo atrás de ovelhas, o Senhor o tirou do campo para fazê-lo rei de Israel 

EXISTEM ALGUMAS COISAS QUE EXPLICAM O AGIR DE DEUS:  

I.           DEUS AGE ATRAVÉS DA NATUREZA  

A)   Ele sempre permanece ao nosso lado até o fim, nos ajudando e tornando Sua Palavra viva em nosso coração.

1.   Abriu caminho pelo meio do mar (Êx 14:1-3, 21,22) para que o Seu povo escapasse das mãos do exército de Faraó.
2.   Atendeu ao pedido de Josué e deteve a Lua e o Sol até os amorreus serem completamente derrotados (Js 10:12-14). 

II.        DEUS AGE ATRAVÉS DA HISTÓRIA  

A)    Deus abençoou José na casa de Potifar e na prisão, e colocou-o como segunda autoridade do Egito (Gên 41:38-40).  

1.   Deus também teve compaixão do rei Ezequias, curou a sua doença e deu-lhe mais 15 anos de vida (2 Reis 20:5,6).
a)  Deus concedeu saúde;
b)  Acrescentou mais 15 anos de vida;
c)   Deus proteção;
d)  Livramento;
e)  E amparo contra o inimigo.

2.   Ele tem poder para transformar a maldição em bênção.  

III.     DEUS AGE ATRAVÉS DO HOMEM  

A)   Gideão foi grandemente usado por Deus para libertar o povo de Israel das mãos dos midíanitas com apenas 300 homens (Jz 6:11 a 7:25).

1.    Ele também usou Sansão para libertar Israel das mãos dos filisteus (Jz 13:1 a 16:31).
2.    Além disso, existem muitos outros homens que foram usados por Deus para fazerem grandes obras.  

IV.       DEUS AGE ATRAVÉS DOS ANJOS  

A)    Dois anjos executaram o juízo de Deus sobre as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 19:12,13, 24,25);
1.   O Anjo de Deus acompanhou Israel durante a sua caminhada pelo deserto (Êx (14:19; 23:20);
2.   O arcanjo Gabriel trouxe resposta às orações de Daniel (Dn 9:20-23).
3.   Os anjos são os mensageiros da parte de Deus (Heb 1:14).  

CONCLUSÃO: O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos servos tementes a Deus E os livra do mal. Para garantir a segurança de Sua Igreja, Deus muda o curso da natureza. Fecha a boca de leões e fez até uma mula falar.

     Para desfrutarmos do Seu agir: Basta que estejamos em sintonia com as verdades sagradas e confiemos unicamente nEle.

     O apóstolo Paulo nos exorta a dar graças a Deus por tudo, reconhecendo que aquilo que recebemos, que somos e temos são concessões que o Senhor nos dá.

     Por mais capaz e competente que sejamos, não temos como acrescentar um segundo a nossa vida, pois o amanhã estará sempre nas mãos do Senhor.
 
Tudo que acontece é fruto da providência de Deus. 

“Ó Senhor, tem misericórdia de nós; por ti temos esperado. Sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação” Isaías 33:2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário