sábado, 7 de março de 2015

MAIS DO QUE VENCEDORES


 
Texto: Romanos 8:31-39
 
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;
34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
 
INTRODUÇÃO: A mensagem de Romanos 8 é confortadora! Embora toda a Bíblia Sagrada seja fruto da inspiração divina, cada um de nós temos os nossos textos preferidos. 
    São aqueles que, por alguma razão particular, falam mais de perto ao nosso coração.
    Um deles é o que se encontra na carta de Paulo aos Romanos, capítulo 8. Este testo possui uma mensagem tão ampla, profunda, bela e animadora para os salvos.  
    A riqueza do conteúdo deste capítulo é, de fato, impressionante. Ele apresenta as grandes ações de Deus em nosso benefício.
    Seguir a Cristo é o mais fascinante projeto de vida, que alguém pode abraçar. Seguindo a Cristo, jamais seremos derrotados, jamais seremos condenados.
    Quando falo isto não estou me referindo às vitórias materiais, porque elas são passageiras,  mas sim, me refiro as vitórias espirituais, vitórias eternas com Cristo na glória.
    A vitória final e verdadeira é certa e garantida pelo Deus Todo Poderoso. Está promessa é tão certa, que é como se você fosse participar de um campeonato onde você já soubesse que seria o vencedor!
    O Apóstolo Paulo enfrentou todo o tipo de adversidade, de dificuldades, de problemas e venceu todas essas coisas e nos disse: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

I.           COM CRISTO VENCEMOS AS ADVERSIDADES DA VIDA – v. 31-37
 
A)   O viver com Cristo não nos isenta de enfrentarmos problemas, dificuldades, adversidades ou o chamado “dia mau”.

B)   O texto mostra que podemos experimentar situações adversas nesta vida:
a)   Acusação (v. 33);
b)   Alguém pode tentar nos condenar diante dos homens (v.34);
c)   Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada. Tudo com o fim de nos separar do amor de Deus (v. 35)

1.   Todas essas coisas poderão nos atingir, porém, jamais nos derrotarão.
2.   Paulo disse que ao longo da sua jornada com Cristo já havia enfrentado inúmeros problemas, aflições e dificuldades as mais diversas, mas o Senhor tinha dado vitória a ele e “com Cristo, ele era mais do que vencedor”.

3.   Os que seguem a Cristo fazem parte de um time vencedor, de um exército vitorioso, de uma equipe de sucesso onde Cristo os fará mais que vencedor, conduzindo de vitória em vitória.

C)   O Texto no Verso 1 diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
 
1.    Outra grande  bênção que ganhamos por meio de Cristo está no “verso 2”: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.
2.    Somos por natureza pecadores, mas Cristo nos livrou da morte eterna, da eterna separação de Deus.
Ilustração: Faz algum tempo, os telejornais apresentaram uma notícia sobre o homem mais gordo do mundo. Pesava 495 quilos. Ele sentiu-se mal e chamou um serviço médico. Para conduzi-lo a um hospital, tiveram que rebentar a parede de sua casa porque lhe era impossível passar pela porta. Para colocá-lo em uma ambulância, tiveram que contratar um guincho. Ele tinha compulsão por comer. Simplesmente não conseguia parar de comer.
·        A moral desta história: Também há aqueles que têm compulsão para beber, para roubar, para matar, para comprar coisas, para mentir, enfim, para praticar o mal nas suas mais variadas formas. 
·        Por natureza somos cativos do pecado e temos compulsão para pecar. Todavia, em Cristo Jesus, somos libertos dessa força maligna do pecado e da morte (Rm 8:3-11).
·        Decida agora tornar-se um vencedor recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador!


II.        COM CRISTO VENCEMOS TODA CONDENAÇÃO – V.31-33 

A)  Deus é por nós.
1.   Por tudo que Deus tem realizado, Ele, mostra de fato, que é por nós.
2.   Deu o Seu Filho Jesus para morrer por nós e Jesus deu Seu Espírito Santo para habitar em nós.
3.   Portanto, Aquele que tem todo o poder, toda a sabedoria e todos os recursos está conosco. Como poderemos então fracassar?
B)  Resultados – ESTAS GRANDES REALIDADES CULMINAM EM TREMENDOS RESULTADOS, QUE SÃO APRESENTADOS NO FINAL DO CAPÍTULO.
1.   Não haverá derrota.Somos mais que vencedores”, porque “Deus é por nós” (v. 37 e 31).
2.   Não haverá acusação. “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” (v. 33)
a)   Deus é o único que conhece com perfeição o nosso coração e a nossa vida, e se Ele nos perdoa completamente e nos transforma, se Ele nos torna justos em Cristo Jesus, por causa de nossa fé nEle, então, ninguém poderá nos acusar.
3.   Não haverá condenação. (v. 34)
a)   Ao morrer na cruz, após uma vida de perfeita obediência, Jesus venceu definitivamente o pecado, a tentação e o tentador; ao ressuscitar venceu a morte e, hoje, junto ao trono de Deus, Ele intercede por nós, creditando Sua vitória a nosso favor. Somos livres de toda a condenação.
4.   Não haverá separação do amor de Cristo. Ninguém nos pode separar do amor de Deus. (vs. 35, 38 e 39).
5.   Através dos tempos incontáveis, mártires deram prova desta verdade. Em todo o Universo, a única pessoa que nos pode separar de Deus somos nós mesmos, e nós não queremos.
CONCLUSÃO: Em meio a nossas lutas e tentações, lembremos sempre que Deus é por nós e que não há nada e ninguém que possa nos  separar de Seu amor, que estaremos em Seu eterno reino e que somos mais que vencedores por Ele.

Saiba que Jesus está nos oferecendo o seu amor, a sua compreensão e o seu perdão o tempo todo. Receba agora Jesus em seu coração e fique livre da condenação eterna!

    Agora,  basta permanecermos firmes, pois com Cristo já somos mais do que vencedores.

    Você já tomou a sua decisão de estar com Cristo? Então faça isso agora! E se você um dia tomou essa decisão de seguir a Cristo, mas se desviou, convido-o agora a voltar aos braços de Cristo, pois com Cristo seremos sempre mais do que vencedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário