sábado, 7 de março de 2015

O QUE TENS PREPARADO PARA A TUA ALMA?


Texto: Lucas 12:13-21

13 Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança.
14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?
15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância;
17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens;
19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Introdução: Jesus tinha pregado sobre a importância de não negar o Seu nome diante dos homens, para não ser negado na presença de Deus e dos santos anjos. Jesus tinha pregado sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo, que a rejeição a Ele é um pecado imperdoável. De repente, um homem no meio da multidão abordou Jesus com um problema. Ele pediu: "Mestre, manda meu irmão repartir a sua herança comigo" (v.13).
     Aquele rapaz tinha um problema de relacionamento com o seu irmão, causado pela avareza. Ele tentou envolver Jesus em seu problema, causado por seu pecado, pela sua cobiça. Porém, Jesus não se associa com o pecado, com a avareza, com a cobiça
     Por esse motivo, Jesus respondeu: "Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?” Em outras palavras: “eu não sou juiz deste tipo de causa" (v.14).
     Jesus interfere em nossos problemas materiais, quando nós temos uma motivação santa e justa para clamar por Sua misericórdia. Mas, aquele rapaz era motivado pela avareza e pelo pecado.

     Jesus aproveitou aquele momento para recomendar: "tenham cuidado com a avareza, pois a vida de um homem não consiste na abundância de bens" v.15. A vida vai e as coisas materiais ficam para traz. A vida é mais preciosa, salva em Cristo tem um LAR ETERNO NO CÉU DE GLÓRIAS.

     Ele aproveitou a oportunidade para contar a história de um homem rico que era impulsionado pela avareza e pela cobiça. 
·         A avareza faz uma pessoa desejar mais de que tem recebido de Deus.
·         A avareza produz pessoas que sempre estão preocupadas em ter cada vez mais.
·         Pessoas assim, nunca ficam satisfeitas. E passam a viver em função do ter.

Três fatos importantes na história deste rico insensato:
 

I.           AQUELE HOMEM TINHAM UM CONFLITO INTERNO (V.17-18) 

A)    Ele arrazoava consigo mesmo, (arrazoar significa: argumentar, discutir).

1.   Temos aqui um homem com um conflito de natureza material, um conflito provocado pela sua avareza, pela sua ansiedade de ter cada vez mais.
2.   Ele não se contentava com o que Deus lhe dava. Já tinha uma vida abundantemente farta, mais estava dominado pela avareza, pela cobiça e pelo seu desejo de Ter sempre mais. 
3.   Jesus sempre encontrou pessoas desse tipo, que o trocaram por dinheiro, por negócios, por trabalhos, etc... Temos, por exemplo, em Lucas 18:22-23, um encontro entre Jesus e jovem rico avarento. Ele era apenas um conhecedor das Escrituras, mas não vivia as Escrituras! 

B)    Jesus faz um teste com ele:

"Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo."  

1.    A  Bíblia relata que ele ficou triste ao ouvir estas palavras. A sua avareza era maior que o amor.
2.    Quando a avareza é maior que o amor, a Igreja e a Palavra de Deus são colocamos em segundo plano.
3.    A nossa profissão, os nossos afazeres e planos, não deixam sobrar nenhum tempo para Deus. E bom ter cuidado, pois a avareza pode apagar a presença de Jesus em nossas vidas. 

II.        AQUELE HOMEM TINHA UMA FALSA CONFIANÇA V.19 

A)     Depois de satisfazer a sua avareza, aquele homem insensato declara para sua alma: "descansa, come, bebe, tens muitos bens em depósito". Estas coisas não trazem paz à alma nem felicidade duradoura...

1.   Pobre homem, talvez pensasse que suas riquezas terrenas iriam acompanhar sua alma até a eternidade! 
2.   A Palavra de Deus ensina algo maravilhoso: "Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. (1 Tm 6:7-10).
3.   Atente para o que Deus diz: "Nada iremos levar deste mundo".
4.   No reino de Deus, entrará apenas a alma salva por Cristo Jesus.
5.   Portanto, todo cristão tem que investir no bem estar de sua alma, tem que alimentá-la e nutrí-la com a comunhão com Deus e com a Igreja.
6.   Em Marcos 8:36 Jesus diz: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 

III.     JESUS FAZ UMA ADVERTÊNCIA – V. 20-21 

A)  Aquele homem estava vivendo uma vida indiferente a Deus. Em certo momento Deus interfere.

1.   É assim que Deus o aborda: "louco, o que você está fazendo com a sua alma? Está noite você fará uma prestação de contas comigo?"
2.   Deus aborta aquele homem para provocar uma mudança em sua vida. Jesus diz em Mateus 7:26: "...todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia".
3.   Não adianta apenas ouvir Deus falar. Precisamos mudar, precisamos deixar ela transformar nossas vidas.
4.   Pois haverá um momento em que cada homem fará uma prestação contas com Deus - Rm 14:12; I Pd 4:5; Apc 20:11-15. 

Conclusão: O maior investimento que você deve fazer em sua vida é no reino de Deus. Jesus em Mateus 6:19-21 diz: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário