sábado, 20 de junho de 2020

DEUS É A NOSSA FORTALEZA CONTRA O MEDO



Texto: Salmos 46:1-3
  
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.  2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

INTRODUÇÃO: Meus irmãos, a humanidade está confusa, diante de um turbilhão de dificuldades, a pandemia é geral o medo tem tomado os corações, diante de tantas coisas ruins apresentadas, como consequência do pecado.
    As pessoas perguntas e tentam entender porque estão acontecendo tantas coisas negativas no mundo? Epidemias, pestes, violência,  matança, assassinato, estupros, etc.
   O mundo está transtornado, o apóstolo Paulo disse que toda a criação está gemendo com dores de parto e que nós também que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, esperando a redenção do nosso corpo (Rm 8:22,23).
  Perseguição, pestes, epidemias, doença, dificuldades financeiras, medo, trauma emocional: tudo isso e muito mais são aflições que enfrentaremos. O diabo usa qualquer uma dessas coisas para atacar nossa fé. Vamos ficar firmes!
   A situação atual é desesperadora! O vírus está assustando e dizimando o mundo inteiro. As pessoas tem abandonado Deus! A deformidade do pecado está instalada em todos os lugares.
    A perversão do pecado campeia de norte a sul....
    E o que se torna mais agravante é que o mundo já tem se acostumado com tudo isso, mas nós os servos de Deus nunca vamos nos acostumar com o avanço do pecado, com a perversão do pecado. Certa frase da internet diz: “Quanto mais as pessoas se afastam de Deus, mais doente ficam!”
    Tem pessoas desistindo de Deus cada vez mais, tem pessoas se cansando de Deus, e esta é a raiz do problema, tem pessoas se cansando da igreja e por isso a abandona, tem pessoas se cansando da Palavra de Deus e por isso abandona, da vida de oração, dos cultos, cansando de ser crentes.
     Diante de uma situação como essa, muitos ainda não conseguem entender porque tantas coisas difíceis estão acontecendo, doenças, pandemia geral, dificuldades no trabalho, dificuldades no relacionamento, conflitos internos e conflitos esternos, com pecados na mente, pecados na vida, dúvidas.

I.           DEUS É O NOSSO SOCORRO, PROTETOR; ELE É NOSSO AUXILIADOR – Sl 46:1.

1.   Mesmo quando nosso mundo parece estar desmoronando ao nosso redor, Deus não perdeu o controle, Ele está presente para cuidar do Seu povo.
2.   Nossa tarefa é confiar que, no meio dos terremotos, dos tsunamis, das epidemias, das tempestades, da violência, do coronavírus, das notícias assustadouras, não estaremos sozinhos, nem fomos abandonados por Deus. “O Deus de Jacó é o nosso refúgio!” (V. 7, 11).
3.   Precisamos confiar nEle de todo coração; e buscar a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hb 4:16). Cheguemos pois como confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

II.        NÃO EXISTE PROBLEMA GRANDE DEMAIS QUE DEUS NÃO POSSA RESOLVER – v. 5,10

A) Não existe problema que Deus não possa resolver.

1.   Precisamos ter confiança e esperança de que existe um Deus acima de nós, agindo por nós, interferindo e cuidado de nós – “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” – v. 10.
2.   Aqui transmite a idéia de evitar lutar sozinho a e falta de confiança em Deus.
3. O Deus que servimos é aquele que tem poder para fazer cessar as pragas, epidemias e doenças, as guerras – Para o Egito Por causa do coração duro de Faraó Deus enviou as pragas que assolou o Egito. Mas a Bíblia diz algo maravilhoso, todas as pragas do Egito cessaram através da oração de Moisés o servo de Deus – (Êx 8:12,13). Vamos continuar orando.

B) Nessa hora difícil de onde vem o nosso socorro? “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (vv.1,2).

C) A Bíblia também fala da mulher do fluxo de sangue. (Mc 5.25-34). 

1.   A mulher tinha uma hemorragia, que desanimava, cada dia a situação era a mesma, e cada dia só piorava (v.26), o problema daquela mulher estava além da ajuda e do conhecimento médico.... Mas, Jesus pôde ajudar. 
2. Deus é o nosso socorro em qualquer situação. (“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Is 41.10).

CONCLUSÃO: Como é bom poder aproximar de Deus e contar com o Deus todo poderoso em todos os momentos em todos os lugares, em todo esse momento de crise. Não importa a situação. “Ele sempre está conosco para nos socorrer.”
    E ainda que sejamos atingido e venhamos a perecer temos um céu de gloria por toda eternidade longe de toda angústia, epidemia, lamento e dor desta vida. Meus irmãos, vale a pena, servir e confiar em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário