sábado, 20 de junho de 2020

JESUS O ÚNICO QUE PODE TRANSFORMAR VIDAS

Texto: Lucas 19:10

10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

INTRODUÇÃO: Na trajetória de Jesus Cristo aqui na terra, muitas pessoas em situações difíceis experimentaram o seu milagre, experimentaram mudança de vida, transformação de vida, experimentaram uma nova vida, foram salvas. Porque aproveitaram bem a oportunidade que tiveram de buscar a Cristo!
     Nestes dias solenes de tantas dúvidas, incertezas, dias  de frustração que o mundo experimenta, são tempos difíceis, dias nos quais satanás tem descarregado sua fúria no mundo para perverter os homens, para destruir valores, para desconstruir a moral e espiritual das pessoas. Os homens tem se corrompido e isso tem afetado a sociedade. E muitos têm pervertido os valores da Palavra de Deus.
    Nesses dias  de incertezas, só em Cristo Jesus nós temos a certeza e garantia de uma vitória final. Nessa hora nossa segurança, convicção e confiança  precisa ser depositadas em Deus.
    Neste momento é importante buscar ao Senhor, se entregar ao Senhor e deixar que tenha o controle da sua vida.
    Agora é tempo de decisões, nesses dias de confinamento é tempo de limpar o coração, tempo de consagrar nossas vidas a Deus, jogar fora aquilo prejudica nossa melhor aproximação do Senhor Jesus. diz: “Tempo de guardar, tempo de jogar fora” (Ecl 3:6)
     Fazer uma faxina e tirar da nossa vida tudo aquilo que não agrada a Deus, tirar tudo aquilo que impede o progresso da nossa espiritualidade.

PRECISAMOS FAZER UMA REFLEXÃO E PENSAR:  
·                  O que tem sido útil em nossas vidas? O que temos colocado como prioridade em nossas vidas? Temos limpado nossos corações e nossas mentes de todos os lixos desse mundo? Ou temos guardados algo que não presta e que Deus abomina?

·                  Temos lançado fora as mágoas, o rancor, as discórdias, o pecado? Como anda nossa saúde espiritual? Você tem o domínio próprio?
Que o Senhor NOS AJUDE a compreender que é tempo de fazer uma faxina em nossa vida espiritual e deixar somente aquilo que agrada a Ele.

Nosso coração pode ser comparada com as gavetas de um armário:

·                  Você já parou para analisar quantas coisas, que guardamos e que às vezes não são úteis e nem percebemos?
·                  Você já tentou arrumar suas gavetas do armário e percebeu coisas inúteis dentro delas? Você já arrumou sua dispensa e viu a quantidade de coisas desnecessária acumuladas nela?
·                  Você já percebeu quantos espaços perdemos com coisas desnecessárias?
Você sabia que em nosso coração é a mesma coisa, às vezes guardamos, guardamos arquivos que nunca deveríamos ter guardado!
·                  Você sabia que muitos desses arquivos entram através dos seus olhos e desce ao seu coração e se instalam ali e corrompe tanto o coração quanto a sua mente?
·                  É preciso limpar, lançar fora essas coisas inúteis.
      Assim como o seu aparelho celular que avisa quando a memória está cheia, e muitas vezes com algo desnecessário, assim também o Espírito Santo nos mostra, nos adverte todos os dias o que há de errado naquilo que estamos guardando....

Pergunta:
O que tem enchido nossa memória nesses dias? O que carregamos em nossos corações; será que já fomos alertados que precisamos jogar fora tudo o que não presta? Deixando apenas em nossos corações o que é útil, descartando toda impureza que nos contamina. Como vamos ser saudáveis espiritualmente se estamos no meio da sujeira e se guardarmos dentro de nós o lixo do mundo, onde estamos, diariamente, sendo contaminados?
    Que possamos realmente ter a responsabilidade de deixar sempre a casa limpa, para o  nosso Deus! Deixar Deus transformar nossa vida completamente!

    Um exemplo clássico é o exemplo de Zaqueu, ele buscou transformar sua vida para experimetar uma vida diferente da que ele vivia. O projeto de Deus é que você experimente uma vida abundante, feliz e a certeza de uma vida eterna.
    À luz do que foi vivido por Zaqueu, hoje todos precisam tomar decisões que o levarão a experimentar uma transformação radical de vida.

Para transformar a vida…

I.           É PRECISO UM ECONTRO COM JESUS – V. 3

“Ele queria ver quem era Jesus…” (v.3)

A) De forma clara e objetiva o texto nos afirma que Zaqueu desejava ver Jesus.

1.   Ao ouvir dos grandes milagres e feitos de Cristo e sabendo que Ele iria passar por Jericó, um grande desejo de vê-lo foi gerado em seu coração e isto se tornou o seu grande alvo: “Eu preciso ver a Cristo”.

2.   Não há encontro com Cristo sem um desejo puro e sincero que brote no coração daquele que precisa do milagre e da sua salvação.

3.   Portanto, se você entende e percebe que o rumo da sua história tem levado a caminhos para longe de Deus, caminho de sofrimentos e angústias, de escravidão, de vícios, de pecado; é preciso que haja em você o deseje ver Aquele que tem todo o poder para mudar por completo a história da sua vida. 

4.   A primeira decisão de Zaqueu para mudar de vida foi ver a Jesus! Foi ir ao encontro de Jesus! Ele demonstrou pressa para encontrar-se com Cristo. Jesus tinha um projeto especial para a vida de Zaqueu naquele dia, como também hoje Ele tem um projeto especial pra sua vida.

Para transformar a vida…

II.        É NECESSÁRIO LUTAR E VENCER OS OBSTÁCULOS DA VIDA – V. 3,4

A) A decisão de se encontrar com Jesus nunca será fácil. 

1.   Após ter desejado ver a Jesus, Zaqueu se empenhou para uma busca diligente contemplar quando Ele passasse em sua cidade.

2.   Ao procurar um lugar para ver o Mestre, ele se deparou com uma grande multidão que seguia e outros que também estava ali apenas para vê-lo passar.

3.   A grande aglomeração de pessoas se tornou um grande obstáculo para Zaqueu, pois ele era de pequena estatura.

B) A multidão sempre foi um obstáculo para as pessoas se aproximarem de Jesus.

1.   Por isso, não deixe que a multidão sufoque o seu grito de socorro e nem que ela te impeça de ter o seu encontro com Cristo. 

2.   Multidão em nosso caso pode ser tudo aquilo que se torna um impedimento para um encontro genuíno com Cristo.

3.   Quantas vezes você se sente constrangido de ir ao Salvador por causa de parentes, amigos, opinião das pessoas. Isso pode representar a “multidão” na sua vida.

C) Zaqueu não se intimidou com nada.

1.   Seu desejo de ver a Jesus foi maior do que o obstáculo que tinha que enfrentar. O que vemos no texto é um homem se empenhando para alcançar o seu objetivo. Por isso, não se engane, os que se empenham para ver a Cristo enfrentam obstáculos.

2.   Quais são os obstáculos que tem impedido você de se encontrar com Jesus?
Esses obstáculos podem ser um vício que precisa ser abandonado, um trauma que você viveu na sua infância, um problema financeiro que se instalou na sua vida, uma tradição religiosa que você segue da sua família, um relacionamento extraconjugal que você mantém escondido....  Tem que tirar esse lixo do seu coração...

3.   No entanto, não importa o obstáculo que se apresente em sua vida tentando impedi-lo de ver Aquele que tem a resposta que o seu coração anseia. Assim como fez Zaqueu, faça você também. Lute contra os obstáculos e vença-os, e no final seus olhos verão a Cristo e os anseios do seu coração serão satisfeitos.

Para transformar a vida…

III.     É NECESSÁRIO ACEITAR O CONVITE DE JESUS – v. 5,6

A)  Ao ouvir o convite de Jesus, imediatamente ele desceu e o resultado foi uma mudança radical em sua vida. 

1.   Nesse exato momento, Jesus está vendo onde você está e lhe convida a descer para desfrutar da vida que Ele oferece. Diante desse grande desafio, você precisa aceitar o convite de Jesus. Ao aceitá-lo, permitir Cristo operar um grande milagre que irá transformar sua vida por completo.

Para transsformar a vida…

IV.       É PRECISO ABANDONAR O PECADO – V. 7,8

A)  Zaqueu desviou muita coisa de gente inocente.

1.   Pisou nos menos favorecidos. Ganhou muita propina por cambalachos que fazia para os ricos. Adulterou muitas notas fiscais. Aceitou muitas notas frias, tudo isso para aumentar a sua própria riqueza. Um dia, porém, sua consciência transbordou e ele não aguentou mais. Ao encontrar-se com Jesus, ele se dispôs a corrigir as faltas (OS ERROS) do seu passado.

2.   Uma pessoa que se encontra com Cristo muda radicalmente sua maneira de viver. Zaqueu queria agora concertar os erros que ele havia cometido.

3.   Ele quer devolver as pessoas aquilo que ele tinha lesado. Ele queria limpar o seu nome. Ele queria vida correta. E isso ele permitiu Jesus fazer. O caráter de Zaqueu foi curado por Cristo.

4.   Ele abandonou a mentira, a esperteza comercial, as vantagens fáceis do enriquecimento ilícito. Ele agora queria andar na luz. 

5.   Uma verdadeira mudança de vida faz uma pessoa maldizente abandonar os palavrões; um mentiroso, a mentira; um adúltero, o adultério; um efeminado abandonar suas práticas; um viciado abandonar as drogas; um ladrão deixar o roubo e devolver o que não é seu; um feiticeiro largar a feitiçaria. Não há verdadeira mudança de vida se não houver abandono do pecado. Zaqueu decidiu não encobrir mais o seu erro e sim confessá-lo a Jesus. A Bíblia diz:

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas aquele que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28:13)

Para transformar a vida…

V.          É PRECISO EXPERIMENTAR A SALVAÇÃO QUE JESUS OFERECE – V. 9,10

A)  Ao receber Jesus em sua vida, Zaqueu experimentou o milagre da Salvação.

1.   A partir daquele momento, ele passou o controle total da sua vida aos cuidados do Senhor Jesus. Ele passou a fazer parte do Reino de Deus. Zaqueu se tornou um representante de Cristo na terra usufruindo da certeza plena da vida eterna.

2.   Esse é o passo final que você precisa dar para ver o milagre completo sendo realizado em sua vida.

3.   Prezado amigo, passe o controle total da sua vida para Jesus, para uma nova história se iniciar em você através da Salvação ofertada por Ele. Esse é o segredo da vitória! Essa vontade de Deus para todos os homens.

CONCLUSÃO: Nesse momento você está tendo a oportunidade de aplicar estas verdades em sua vida. Hoje mesmo, faça como Zaqueu, dê um passo de fé na direção Daquele que pode libertá-lo, salvá-lo. Aceite a Jesus como único Senhor e salvador pleno da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário