sexta-feira, 19 de junho de 2020

SUPERANDO DESAFIOS COM A AJUDA DE DEUS

Texto: Isaías 38:3-5

3 E disse: Ah! SENHOR, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 

 4 Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo:  5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. 


INTRODUÇÃO: Diante da situação do  momento em que a estamos confinados em casa. Quero trazer uma Palavra de Deus nesse texto para nossa confiança nEle.
     Ezequias o rei de Judá era um homem temente a Deus, a Bíblia mostra que Ele enfrentou desafios tremendos, lutas, afrontas, ameaças do inimigo, provações, dificuldades, doenças; Senaqueribe rei da Assíria, afrontou não só a ele, mas também o Deus Todo Poderoso em quem a nação de Israel confiava...
   Creio que o maior de todos os desafios de sua vida, foi quando adoeceu e recebeu de Deus, a notícia de que ele estava com uma enfermidade mortal. 
    Deus mesmo mandou o profeta Isaías dizer ao rei Ezequias: "Ponha a tua casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará". 
   Diante da doença e da triste notícia de morte, o rei Ezequias abriu o coração e descortinou a alma diante de Deus.
   Ainda que a nossa luta pareça impossível de ser resolvida, Deus tem a resposta para os nossos desafios. Nunca deixe de confiar no grande poder de Deus.
   Não existe “impossível” para Deus. A nossa esperança está nEle, a nossa confiança está nEle. Ainda que alguém diga: "você não irá se recuperar", a sua luta não vai ter fim, seu problema não tem mais jeito,  pela experiência do rei Ezequias, a Bíblia mostra,  que Deus tem a melhor resposta de vitória pra todos que confiam nEle.
   Lembre-se que, foi o próprio Deus quem disse para Ezequias, através do profeta Isaías: "põe em ordem a tua casa, você vai morrer". O profeta Isaías foi até ele e declarou: "Assim diz o Senhor... você morrerá".
   O segredo para a vitória está em nossa confiança nEle; Ele é Deus misericordioso, é Deus compassivo e fiel. Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem” - Sl 103.13).
   Deus mudou a história do rei Ezequias, pela sua confiança nEle. 
  Todos nós estamos diante de uma grande dificuldade, confinados em casa, as Igrejas do Deus vivo com as portas fechadas, seu trabalho com as portas fechadas e o povo sem liberdade de sair diante desse grande, sem poder trabalhar para trazer o alimento para sua família, pagar suas contas, suprir suas necessidades!

    Temos diante de nós um grande desafio, o maior, até hoje, já surgido em sua vida!
Meus queridos irmãos, nessa hora em que todas as portas se fecharam, nessa hora quando todas as fontes de recursos se fecharam, não deixe a angústia tomar conta do seu coração, confie na providência de Deus.
    No meio de toda essa pandemia, de dificuldade de um mundo transtornado, nós podemos ter esperança.

I.           PARA SUPERAR DESAFIOS É PRECISO ORAR CRENDO QUE ELE PODE TRANSFORNAR DESESPERO EM ESPERANÇA (v.2,3)

A)  O rei Ezequis havia acabado de receber uma notícia desagradável, bastante séria... mas ele teve esta atitude: orar ao Senhor. 

·         No meio das notícias desagradáveis do momento, precisamos tomar cuidado para não ficar ainda mais doente,  com as noticias ficar descontrolado,  O versículo 2 diz que o reio Ezequias virou o rosto para a parede e orou... confiar em Deus, entregar o problema a Ele, pois Ele é Deus e tem o controle da situação.  
1.   O rei esperava no poder de Deus, confiava no poder da oração... acreditava que Deus ouve as orações, meus  queridos Deus ouve nossas orações e pode mudar as coisas
2.   Diante do desafio sério na vida, do problema a ser resolvido, de uma situação desesperadora em casa, precisamos fazer oração!
3.   A oração é um instrumento poderoso; para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra!

II.        PARA SUPERAR DESAFIOS PRECISAMOS SERVIR A DEUS COM FIDELIDADE E SINCERA DEVOÇÃO – v. 3

A)  O mundo está perdido e distante de Deus.
1.   Ao ligar a televisão, você percebe que tudo que funciona nos canais é para afastar as pessoas de Deus, é para desconstruir a fé dos cristão.

O rei Ezequias disse a Deus: "Senhor, eu sempre fui fiel a Ti”.
1.   Tem uma versão da Bíblia que diz assim: "andei diante de ti em verdade e com coração perfeito"... com o coração fiel, inteiro, ele quer dizer.
2.   Isso significa que este homem, o rei Ezequias,  tinha compromisso com Deus e era sincero.
3.   Deus tem prazer em ouvir a oração sincera de coração que confia nEle.  -  “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve” Jo 9:31.
4.   A Bíblia, no Salmo 31:19: "Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem...".

A bondade de Deus, diz o Salmo, está reservada para quem respeita e obedece a Deus.

5.   O profeta Isaías escreveu isto, que foi repetido por Paulo: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Co 2.9)... para aqueles que O obedecem....
6.   O favor de Deus é para aqueles que obedecem, andam na verdade e O ama fidelidade e um coração perfeito.

III.     PARA VENCER NOSSOS DESAFIOS PRECISAMOS TER UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA  – v. 3

A) "...tenho feito o que é reto aos teus olhos”.
1.   Salmos 25:14 diz: - “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança”.
2.   Se fazemos o que o Deus aprova, seremos ajudado... venceremos os desafios... - v. 4,5.
3.   E aqui está a prova de que vou fazer o que prometi [disse o Senhor]. Farei voltar, em dez graus, a sombra do sol... v. 8.
4.   Portanto, para vencer desafios: comece hoje a fazer o que Deus quer.

B) Leia a Bíblia todos os dias... a Bíblia nos revela a vontade de Deus (“Santifica os na verdade...”  Jo 17:17; “A fé vem pelo ouvir...” - Rm 10:17).

1.   Obedecendo a Deus, temos do Senhor a ajuda necessária para venceremos nossos desafios.

C)  O rei buscou a Deus com intensidade – v. 3,5
 1.   O v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
2.   Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas" v. 5.
3.   Uma coisa é chorar, e outra coisa é humilhar-nos diante de Deus...
4.   Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção. 

Conclusão: Como o rei Ezequias nós estamos aqui hoje dependentes do Senhor, nos momentos de necessidades, dependemos do Senhor  nessa situação que parou o Brasil.
    Vamos orar mais e confiar pois o Deus de Ezequias é o nosso Deus hoje também. Só Ele tem a resposta, a solução, a cura para nossas enfermidades, o perdão para nossos pecados, a salvação para quem se entrega confiando unicamente em Cristo para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário