segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A INSATISFAÇÃO DO HOMEM

Texto:Isaias 55:1-7

1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.
3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.
4 Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos.
5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.


Introdução: A REALIDADE DA INSATISFAÇÃO DO HOMEM.  O texto diz:“Ah todos vós que tendes sede…” – O ser humano tem sede de muitas coisas na vida.

“Como a corsa anseia pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus.” Sl 42:1
     A palavra “anseia” sugere um anelo profundo por algo que a alma humana deseja muito, comparável em intensidade com o desejo desesperado de um animal por água durante uma seca prolongada. As pessoas anseiam por vida, por uma realidade interior, ricamente satisfatória, que vai muito além da mera sobrevivência. Semelhante aos dias do profeta Isaias vivemos um tempo de profunda carência e insatisfação.
·         Carência material – a pobreza no mundo cresce assustadoramente.
·         Carência sentimental - Relacionamentos pouco afetivos e casais partindo para experiências extra-conjugais estragando o bom relacionamento familiar.
·         Carência espiritual - O número de religiões se multiplicam e as pessoas vão percorrendo todas elas buscando encontrar satisfação para necessidades que não sabem explicar muito bem.
        Diante deste quadro a Palavra de Deus pergunta: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?”.       As pessoas gastam tudo o que tem a procura de algo que satisfaça seu anseio, mas continuam insatisfeitas porque procuram no lugar errado.

I.            UM CONVITE PARA TODOS – V. 1

“Vinde às águas; vinde comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

A)   Jesus convida a todos que sofre de qualquer necessidade: Os religiosos, aos materialistas, aos marginais, aos excluídos da sociedade:
1.    “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” Mt 11:28.
2.    O ser humano vive agitado, muitos estão angustiados, aflitos e perturbados; precisa de descanso, precisa de satisfação, precisa de alegria, precisa de paz, precisa, de esperança, de consolo, de perdão, etc...
3.    Jesus convida a abandonar todos os falsos caminhos que prometem falsa alegria e voltar para Ele a fim de satisfazer todos os anseios do coração.
4.    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…” – Jo 3:16 - E isto inclui eu e você …

II.          O QUE DEUS OFERECE? - V. 1,2

A)   Deus oferece satisfazer a carência da alma de cada pessoa. Declarou-lhes, pois, Jesus:

“Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” Jo 6:35.

“Certamente ele levou sobre si as vossas iniqüidades.” Is. 53

B)   Deus oferece alimentar a alma do ser humano com o que é bom. “Ouvi-me atentamente e comei o que é bom…” - v. 2.
1.    Quantos que gastam a sua vida alimentando a sua alma com as coisas sem valor que há neste mundo. Coisas falsas, perecíveis: Prazeres, vícios...

C)   Deus oferece o verdadeiro prazer, Alegria, Deleite. “Deleitareis com finos manjares.”  - v 2  
1.    Disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia.” – Jo 10:10.
2.    “A minha paz vos dou…” – Jo 14:27  
3.    “Porque o amor é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5:5
4.    Deus oferece a direção segura “Em paz sereis guiados, os vossos montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós…” - v 12.
5.    Isto nos faz pensar na grande segurança e esperança que Deus nos oferece ao meditar no Salmo 23: “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.

III.        DIANTE DO CONVITE, O QUE DEVE FAZER – V. 2

A)   Deus lança o convite e o desafio para uma vida vitoriosa, feliz, contagiante e abençoada.
1.    O que você precisa fazer? Ouvir atentamente e tomar a decisão de ir a Cristo -  “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim…”
2.    Você precisa Buscar ao Senhor. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar invocai-o enquanto está perto.” -  V. 6.
3.    Arrepender-se dos seus pecados e converter-se ao Senhor - V. 7.

Conclusão: Nesta rica oportunidade, você precisa abrir mãos dos seus caminho inseguros, que não tem preenchido a esperança do teu coração, que não tem satisfeito a tua alma, que não tem te proporcionado a verdadeira alegria. Creia na compaixão de Deus. Note as expressões “…se compadecera dele…” “…rico em perdoar.” Aceite a Jesus Cristo como o teu Salvador pessoal.
Deus te ama!!! “Vinde e comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

Um comentário:

  1. Olá meu amado! tudo bem? ...que bela iniciativa sua, gostei muito do blog...igualzinho a você, cheio de conteúdo bom,...um forte abraço

    Att.
    Thiago de Lacerda

    http://thiagodelacerda.blogspot.com

    ResponderExcluir